Queveks Fórmulas Concentradas
16/11/2020

O aparecimento de patologias dentro da construção civil, na maioria dos casos, está ligado a três fatores: projeto, execução e uso. Por esse motivo, quando um problema se torna aparente e compromete a segurança da construção, é comum que o caminho para a identificação do problema seja baseado nos fatores bases citados.

As fissuras, trincas ou rachaduras podem ser consideradas uma das manifestações patológicas que mais são encontradas dentro da construção civil, sendo vários os motivos do aparecimento das mesmas.  Para que ocorra a diminuição desse problema tão comum, é importante entender, detalhadamente, os processos que levam o aparecimento e também identificar as principais formas de tratamento.

Veja agora como as trincas e as rachaduras são formadas e conheça as boas práticas para a eliminação seja feita de forma eficiente.

Qual a diferença entre trinca, fissura e rachadura?

Para entender as causas que podem levar o aparecimento dessas manifestações patológicas, deve-se conhecer a diferença entre elas, pois cada uma apresenta as suas próprias características, confira:

  • Fissuras

Pode ser entendida como as aberturas superficiais, estreitas e alongadas. Geralmente elas atingem apenas as camadas que envolvem a pintura ou o reboco, não causando danos estruturais na construção.

Mesmo que elas tenham uma aparência inofensiva, é importante manter o acompanhamento, porque ela pode estar em estágio de evolução, podendo, futuramente, trazer problemas que envolvem a segurança da obra. Elas apresentam aberturas com espessuras de até 1mm.

  • Trincas

Por apresentarem espessuras compreendidas entre 1 a 3 mm, as trincas podem trazer mais riscos para a segurança da construção. Em alguns casos, é comum encontrar trincas que já atingiram camadas mais profundas, ocasionando a ruptura dos elementos construtivos, trazendo perigo para a estrutura.

As trincas também tem a necessidade de um acompanhamento para verificar a sua evolução, iniciando o tratamento o mais rápido possível.

  • Rachaduras

Elas apresentam espessuras maiores do que 3mm e trazem mais riscos do que as duas anteriores. Assim como as trincas, porém de uma forma mais perigosa, as rachaduras são capazes de causar a ruptura dos elementos construtivos, além de causarem um desconforto estético visual.

Quando ela atinge uma estrutura como lajes, vigas e pilares, o problema é um pouco mais sério e precisa ser tratado com mais urgência, pois causam interferência, diretamente, na segurança estrutural da construção.

Como elas são formadas?

O aparecimento das trincas, fissuras ou rachaduras podem ocorrer por muitos motivos, entretanto alguns são mais recorrentes e merecem uma atenção especial, sendo eles:

  • Acomodação estrutural

A acomodação estrutural acontece quando a parte estrutural é finalizada e os elementos construtivos começam o processo de “adaptação”, sendo bastante comum nas fundações. Em alguns casos, as estruturas podem acomodar-se de forma irregular, realizando uma distribuição de cargas de forma não harmoniosa, surgindo então as manifestações patológicas.

  • Infiltração

Não é segredo para quase ninguém que a impermeabilização é muito importante para manter a segurança da construção, então quando ela não é devidamente executada, alguns problemas podem surgir.

A penetração da água na estrutura, fará com que ela percorra os vazios e chegue até a armadura de ferro, iniciando o processo de corrosão, levando ao aparecimento de rachaduras no concreto que protege o ferro.

  • Dilatação térmica

É comum que os elementos que compõe a construção estejam expostos às alterações de temperaturas, sendo a retração acelerada uma das causas mais comum do aparecimento de trincas ou fissuras.

  • Falhas na execução

Assim como é comum a obra apresentar erros de projeto, a forma de executar também pode fazer com que as patologias aconteçam.  Um caso muito recorrente são os problemas de amarração da alvenaria, que quando não são executados da maneira correta, também abrem campo para o aparecimento das trincas ou fissuras.

Como amarrar paredes com rachaduras e trincas?

A alvenaria é uma das partes da construção que mais sofre com o aparecimento dessas manifestações, por isso é importante seguir os padrões normativos durante a elaboração dos projetos e também no momento da execução.

A “amarração” da alvenaria vem sendo, por muito tempo, uma forma de controle e diminuição de trincas e fissuras da parede, porém, ela deve ser feita com muita cautela e, principalmente, atingindo o ponto causador do problema.

É muito comum que um tempo após a execução das etapas de eliminação das trincas, elas apareçam em outros pontos. Por esse motivo, é interessante analisar a causa principal, que pode estar vindo de um lugar um pouco inusitado, como a fundação.

Assim como já falado, as estruturas possuem um tempo de acomodação, porém, em alguns solos, a fundação costuma rebaixar o seu nível de uma forma não harmônica, causando esforços, muitas vezes não previstos  na alvenaria, fazendo com que as trincas surjam. Partindo desse relato, é interessante que o primeiro passo para a eliminação da patologia seja o mapeamento e identificação da causa base, para que a eliminação seja iniciada da maneira correta.

Feito o reparo ou reforço no ponto base, chegou a hora de atacar o local onde o problema é apresentado de forma aparente, ou seja, onde as trincas ou fissuras estão causando desconforto visual. Esta etapa pode ser feita de muitas maneiras, porém, a “amarração da alvenaria” ainda é bastante utilizada, sendo as etapas:

  • Marcar os pontos que irão receber o reforço;
  • Preparar a alvenaria para o recebimento da amarração;
  • Preparo da argamassa;
  • Aplicação do reforço estrutural;
  • Aplicação do acabamento da alvenaria.

Lembrando que já existem muitos produtos que podem ser utilizados para ajudar tanto nesse processo de reparo quanto nas etapas construtivas, diminuindo as chances de aparecimento de trincas e fissuras, como é o caso do Liquifort.

 

Conheça o produto Liquifort

O Liquifort, desenvolvido pela Queveks, é uma resina sintética que apresenta uma grande aderência quando adicionado à argamassa, aumentando o desempenho dos compostos. A sua aplicação é bastante diversa, onde vários locais podem ser beneficiados com a sua utilização, tais como:

  • Revestimento de teto;
  • Argamassa de chapisco para a aplicação em diversas superfícies;
  • Ponte de aderência entre os concretos;
  • Reparo de rebocos.
  • Aditivação da argamassa colante

Uma das principais características quando utilizado na argamassa é a diminuição e controle da retração, diminuindo as chances de aparecimento de trincas e fissuras, bastante explicado no presente artigo. As suas ações não param por aqui, veja outras características que o produto apresenta:

  • Melhora a aderência do chapisco ou argamassa aos diversos locais de aplicação;
  • Melhora a elasticidade da argamassa;
  • Não apresenta características tóxicas ou corrosivas;
  • Melhora a adesividade e também a maciez da argamassa;

Para ter mais informações sobre o produto e conhecer mais sobre as formas de aplicação e benefícios, basta clicar aqui. A Queveks está sempre priorizando a segurança e durabilidade da sua obra.

Queveks
16/11/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!