Queveks Fórmulas Concentradas

Toda construção possui etapas essenciais para que a sua finalização seja feita com qualidade e segurança. Dentro dessas fases, quase sempre aprecem desafios que o profissional da construção tem que resolver.

Um dos problemas que podem aparecer é o fato de o terreno escolhido para a construção, apresentar medidas irregulares. Nem todo lote forma quadrados ou retângulos perfeitos, por esse motivo, o esquadrejamento deve ser feito com bastante cautela.

Para aumentar ainda mais o conhecimento sobre o assunto, o presente artigo irá tratar sobre este problema recorrente e também apresentar as principais consequências que esta situação pode trazer para a construção.

O que é esquadrejar?

O esquadrejamento é o ato de colocar a construção no esquadro, ou então, criar a representação da planta seguindo ângulos retos ou de 90 graus. Dessa forma, o projeto será devidamente demarcado e a construção irá acontecer da maneira correta.

Quando se vai esquadrejar uma construção em que será inserida em um terreno com medidas regulares, tudo ocorre de forma fácil e tranquila. O problema acontecerá em terrenos irregulares. Diante da complexidade, o ideal é a contratação de um profissional de topografia para que as dimensões exatas do lote sejam adquiridas.

Tendo essas medidas, o engenheiro ou o arquiteto poderá elaborar um projeto de acordo com essas dimensões, facilitando assim, o trabalho dos pedreiros ao iniciar o esquadrejamento.

Como tirar o esquadro de uma casa?

Para entender quais são os passos principais para esquadrejar uma casa, será preciso explicar todo o processo de locação de uma obra. Então, como já falado, um topógrafo irá realizar toda a demarcação do terreno.

O arquiteto ou engenheiro possuindo essas informações, poderão adequar o projeto dentro dessas limitações levantadas. Diante disso, veja agora a explicação da locação de uma obra, onde o ato de “tirar o esquadro” da construção, também fará parte do detalhamento.

  • O primeiro passo será a preparação do terreno, onde irá englobar a limpeza e também o nivelamento do mesmo;
  • Deve-se verificar se o lote está devidamente demarcado. Trabalho realizado por um topógrafo;
  • Com base no projeto arquitetônico, será fixado o primeiro pontalete, que será colocado na frente do terreno com base no recuo frontal especificado. Deve-se então continuar a marcação nos quatro cantos do terreno;
  • Agora o pedreiro deverá definir e marcar o nível da construção;
  • Tendo o nível todo demarcado, inicia a colocação das tabeiras na altura certa;
  • Feito toda estrutura do gabarito, chegou a hora de tirar o esquadro da construção. A primeira marcação será das paredes externas;
  • Seguindo o projeto, o pedreiro irá passar uma linha demarcado toda a alvenaria externa, onde cada canto do gabarito terá dois pregos com duas linhas;
  • Em cada canto terá um encontro entre essas duas linhas. Esse encontro deve formar um ângulo de 90 graus;
  • Também é possível marcar o esquadro através da medida das diagonais, onde elas devem possuir as mesmas medidas;
  • As próximas etapas serão para marcar os eixos das paredes e fundações;
  • Após marcar e conferir, o pedreiro irá jogar cal nas posições demarcadas, deixando a representação exata da planta baixa da construção.

Todas os passos citados devem ser feitos com muito cuidado, pois, qualquer deslize pode ocasionar na construção de uma casa totalmente fora de esquadro, podendo gerar danos que vão além das questões estéticas.

Principais consequências de uma construção fora de esquadro

Ter uma casa fora do esquadro, como já falado, pode trazer muitos problemas para a construção. Além dos fatores visuais, que são extremamente importantes, existem questões de acabamento e até estruturais.

Veja algumas:

  • Aspecto visual danificado;
  • Problemas na hora de realizar o projeto de interior que engloba a disposição dos móveis;
  • Problemas em portas e janelas que irão encontrar dificuldades de realizar as tarefas de abrir e fechar;
  • Cortes irregulares de peças de pisos e azulejos para acompanhar as irregularidades;
  • Dependendo do caso, aparecimento de trincas e fissuras devido aos esforços extras não calculados e que foram causados pelos desvios.

Em alguns casos, quando a construção apresenta desvios leves, é possível utilizar alguns materiais para que as imperfeições possam ser corrigidas, pelo menos, visualmente.

Conheça o Autonivelante SS3

A Queveks possui uma grande diversidade em sua linha de produtos. É possível encontrar resinas que otimizam os mais variados processos dentro da construção civil. No caso estudado no presente artigo, o ideal seria a utilização do Autonivelante SS3, pois, como já falado, em alguns casos é possível regularizar pontos que estejam fora de esquadro.

O Autonivelante SS3 foi desenvolvido para a criação de argamassas autonivelantes. A resina faz com que a mistura fique mais fluida, facilitando a aplicação. Além dessa fluidez, o produto irá proporcionar uma redução do fator água/cimento, aumentando assim a sua resistência.

Para descobrir mais detalhas da resina, basta clicar no link a seguir: Autonivelante SS3. Lembre-se sempre de seguir todos os padrões normativos na hora de construir e nunca dispense o uso de resinas para otimizar os processos.

Queveks
Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!