Queveks Fórmulas Concentradas
10/12/2020

A construção sustentável já está sendo uma realidade no Brasil. Muitas construtoras estão começando a pensar nas questões ambientais sem deixar a segurança e a qualidade da obra de lado.

Toda essa preocupação pode ter começado devido ao aumento da informação sobre os danos ambientais que uma gestão inadequada de uma obra pode trazer e também por conta das novas leis e resoluções ambientais.

Para ter uma ideia, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em 2012, fez uma nova resolução, a 448/2012, sobre a gestão de resíduos na construção civil, modificando alguns critérios que estavam estabelecidos desde 2002.

O que é construção sustentável?

Pode-se entender como construção sustentável a execução de todas as etapas que compõe uma determinada construção, seguindo os critérios estabelecidos pelas leis ambientais, onde o respeito ao meio ambiente é sempre preservado.

Existem muitas boas práticas que podem ser adotadas, como é o caso da gestão de resíduos, que ganhou uma nova resolução, como já citado, mostrando os principais caminhos para que o depósito e a separação sejam feitos de forma consciente.

Outro ponto que também pode entrar dentro do critério da construção sustentável é a escolha dos materiais, que quando feita de forma harmônica com as questões ambientais, elevam o valor que uma construção tem perante a sociedade.

Hoje já é possível ver construções que realmente pautam o seu planejamento de uma forma sustentável, onde o clima é respeitado e os recursos naturais possuem regras de utilização, evitando assim grandes desperdícios.

10 motivos para uma construtora optar por uma construção sustentável

Por mais que a ideia da sustentabilidade e o esclarecimento sobre o que é construção sustentável esteja bastante difundida, ainda é comum encontrar resistência dentro das obras.

Para ajudar ainda mais a demonstração dos benefícios que uma construção sustentável pode trazer, separamos dez motivos que servirão como ideais de afirmação para que mais construtores possam adotar as medidas de proteção ao meio ambiente. Confira:

  1. Diminuição na produção de resíduos: como já comentado, as novas técnicas de aproveitamento e descarte de resíduos farão com que a construção produza cada vez menos resíduos sólidos descartáveis.
     
  2. Melhora o ambiente de trabalho: o local de trabalho tem influência direta nos resultados. Quando se tem uma construção sustentável, é comum que todas as etapas da obra sejam executadas seguindo os padrões ambientais, então os ambientes serão mais limpos e organizados.
     
  3. Perda de peso estrutural: a utilização de materiais que foram reaproveitados fará com que as cargas que a estrutura terá que suportar, sejam menores. Também é comum encontrar um ganho na resistência estrutural.
     
  4. Economia de energia: todo o planejamento de uma construção sustentável será pensado na economia de recursos. A redução do uso de energia elétrica será uma das principais questões, podendo ser substituídas por alternativas que façam esse racionamento.
     
  5. Ações de reaproveitamento de materiais: materiais de outras obras ou da própria construção, poderão ser reaproveitados para que o desperdício seja evitado.
     
  6. Maior valorização no mercado: é notável o crescimento do interesse por questões que envolvam a preservação ambiental. Diante disso, será bastante comum que a procura por imóveis que sigam esse padrão aconteça, fazendo com que os valores aumentem devido à grande procura.
     
  7. Redução dos danos ambientais na região: todas as técnicas que são utilizadas nas etapas da construção sustentável fazem com que toda a região seja preservada.
     
  8. Custo com manutenção reduzida: a resistência encontrada nos materiais utilizados, faz com que a manutenção das obras seja reduzida.
     
  9. Gastos com mão de obra serão reduzidos: as conhecidas “construções limpas” estão surgindo juntamente com as novas tecnologias. Todo esse avanço está fazendo com que as obras sejam realizadas de formas mais rápidas, reduzindo o custo com mão de obra.
     
  10. Garante uma maior segurança em relação à saúde dos moradores: a utilização de materiais recicláveis e preservação e criação de áreas verdes, irá proporcionar aos moradores uma redução no aparecimento de algumas doenças, principalmente as que estão relacionadas ao sistema respiratório.

É importante frisar que os dez itens citados podem compor as obras sustentáveis de forma individual, ou seja, cada construção pode dar uma importância maior a algumas questões específicas. Mas essa individualidade não tira o mérito da escolha pela sustentabilidade na hora de construir.

Produtos da Queveks como aliados na busca de uma construção sustentável

A Queveks possui uma linha de resinas que são ideais tanto para realizar otimizações nos processos construtivos quanto para ajudar nessas questões ambientais. Uma das principais vantagens dos seus produtos é a possibilidade de redução do desperdício de materiais, insumos e também o fato deles não serem tóxicos.

Um dos passos principais para que uma construção possa iniciar as etapas construtivas seguindo os critérios de sustentabilidade, será a escolha dos produtos e materiais que serão utilizados. Para que você não corra o risco de errar durante essa fase, clique aqui e conheça toda a linha da Queveks, onde todos os benefícios estarão explícitos mostrando como eles serão úteis para a sua construção.

Queveks
10/12/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!