Blog | Queveks Fórmulas Concentradas
26/04/2021

6 mitos e verdades sobre a impermeabilização

A impermeabilização é uma etapa essencial para toda obra. Ela será a responsável por proteger os elementos construtivos contra os problemas causados pela infiltração da água, preservando as funções estéticas e estruturais da construção.

Por mais que a sua importância já seja bastante conhecida entre os construtores, ainda é possível encontrar alguns mitos sobre ela. Para que não exista mais dúvida, você descobrirá agora os 6 principais mitos e verdades sobre a impermeabilização.

Qual a real importância da impermeabilização?

A impermeabilização é utilizada para que uma camada protetora possa realizar a função de barreira contra o excesso de água que é capaz de trazer muitos danos para a construção.

Quando uma obra não apresenta a proteção adequada, é muito comum que a sua vida útil seja diminuída, fazendo com que alguns problemas causados pela infiltração da água aconteçam. Os danos podem apresentar desde um simples problema estético até danos estruturais que coloquem a construção em risco de desabar.

O aparecimento de mofo, por exemplo, é um problema muito recorrente em ambientes em que não foram impermeabilizados ou que os métodos utilizados não sejam eficazes. Quando eles não são tratados, é possível que o local fique com um aspecto sujo, além de trazer riscos de doenças para os moradores.

Outra manifestação patológica recorrente e um pouco mais séria e acontece quando a água penetra as peças estruturais. O contato da água com o aço da estrutura, causará reações que ocasionarão a perda das suas funções estruturais.

Os exemplos citados representam apenas uma parcela diante de tantos problemas que a falta de uma impermeabilização eficiente pode causar. Por isso é muito importante que ela seja realizada da maneira correta, respeitando sempre os padrões normativos.

Conheça os 6 principais mitos e verdades sobre a impermeabilização

Os mitos são recorrentes dentro da construção civil. Isso ocorre devido a um choque de informações entre os técnicos e os construtores que realizam certas atividades por um longo período e são resistentes quanto ao que é estudado na teoria.

Para que você elimine as possíveis dúvidas que possam surgir, conheça agora os 6 mitos e verdades sobre a impermeabilização:

  1. O projeto de impermeabilização não é importante para a execução. MITO.

Apesar de ele ser mais utilizado em grandes obras, é preciso dizer que ter um projeto de impermeabilização será essencial para que as áreas sejam protegidas. O responsável técnico irá realizar todo o estudo das áreas, definindo os locais em que a impermeabilização deva ocorrer.

É comum que construções pequenas sigam um padrão de proteção das áreas contra a umidade, mas ter um projeto em mãos irá facilitar muito mais a execução e ainda aumentar as chances de a obra ter uma proteção eficaz. O projeto deverá ser feito seguindo as exigências da ABNT NBR 9575:Impermeabilização - Seleção e Projeto, onde será possível encontrar as recomendações adequadas para cada situação e ambiente.

  1. É possível utilizar o mesmo produto em todos os ambientes. MITO.

Esse é um erro muito comum em obras que não possuem um acompanhamento adequado. Muitos construtores ainda acreditam que é possível utilizar os mesmos produtos em todos os ambientes da edificação.

É preciso ter em mente que cada local pode exigir proteções diferentes e, consequentemente, produtos que sejam destinados para proteger a área. Hoje em dia, existem diversos produtos com capacidades de atender as diversas características existentes na construção.

  1. Nos banheiros a impermeabilização acontece apenas na área no box. Mito.

As áreas molhadas possuem a necessidade de receber uma impermeabilização. O contato direto com a água faz com que os elementos desse local da construção estejam mais propensos a sofrer com os danos causados pela infiltração.

No caso dos banheiros, a impermeabilização do box é uma exigência, porém, as paredes também precisam de uma proteção. A água busca vazios para que a penetração ocorra e se a impermeabilização for feita de forma ineficiente, é possível que os problemas decorrentes da permeabilidade de partes do ambiente afetem todo o local.

  1. A impermeabilização rígida não é adequada para as movimentações das estruturas. VERDADE.

A impermeabilização rígida é indicada para locais em que a movimentação das estruturas não aconteça, ou seja leve. Esses locais são aqueles expostos aos agentes naturais que podem causar uma movimentação estrutural, como é o caso da dilatação ocorrida pelas altas temperaturas.

Em ambientes expostos a esse tipo de situação, o ideal é utilizar impermeabilizantes flexíveis, que além de suportar as movimentações, também serão resistentes aos choques mecânicos.

  1. Apesar da baixa porosidade do porcelanato, ainda é preciso criar uma camada protetores antes da utilização do revestimento. VERDADE.

Os porcelanatos são revestimentos que, em sua maioria, apresentam uma baixa porosidade. Porém, apesar desse fato, ainda é preciso que uma camada protetora seja feita antes da colocação do revestimento. Isso acontece porque o porcelanato, com o passar do tempo, acaba perdendo algumas de suas características, o que pode fazer com que a água passe a penetrar com uma maior facilidade.

  1. Os aditivos impermeabilizantes são essenciais para uma boa impermeabilização. VERDADE.

Os aditivos impermeabilizantes são indispensáveis em qualquer obra. A sua utilização fará com que os elementos já sejam construídos seguindo os padrões de segurança para que a obra apresente baixo risco de sofrer com manifestações patológicas causadas pela presença da água.

A Queveks apresenta uma linha completa de resinas que são capazes de trazer essa segurança para as construções. Os produtos foram produzidos seguindo os padrões normativos e garantem uma otimização da impermeabilização, além de proporcionar uma redução nos custos da construção.

Conheça toda a linha da Queveks e entenda melhor como os produtos podem garantir a qualidade das obras.

Queveks
26/04/2021 Escrito por Queveks
Compartilhe:

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!