| Queveks Fórmulas Concentradas
10/12/2021

Toda etapa da construção apresenta alguns materiais que são essenciais para que a execução aconteça. Em algumas fases, o trabalhador precisará de um suporte a mais para que ele consiga atingir a altura ideal para a execução dos serviços. Nesses casos, os andaimes são indicados para auxiliar nos procedimentos.

Talvez poucas pessoas saibam, mas existem diferentes tipos de andaimes e cada um deles apresenta características individuais que fazem com que eles sejam indicados para trabalhos diferentes. Para que não haja dúvidas, falaremos um pouco mais sobre esta estrutura, mostrando os tipos e também onde eles podem ser utilizados.

O que é um andaime e para o que ele serve?

Pode-se dizer que um andaime é uma estrutura temporária instalada nas obras para facilitar o acesso à patamares mais elevados da construção. Eles podem ser empregados em ambientes internos e externos e são fabricados a partir de materiais distintos, como aço, madeira, alumínio e outros.

Durante a execução das obras, muitas etapas necessitam que os trabalhadores atinjam uma altura que, muitas vezes, são inviáveis devido à altura humana ou a incapacidade de mobilização quando a escada é utilizada.

Nesses casos, essa estrutura temporária é usada como o principal apoio para que a execução aconteça. As principais normas que apresentam as exigências para uso e instalação são: ABNT 6494 e a NR 18. Entre as especificações das normas está a exigência de uso apenas por profissionais habilitados e com treinamentos específicos.

O dimensionamento do andaime e das estruturas de sustentação seguem a mesma linha, podendo apenas serem projetadas por profissionais que apresentem habilitação para a realização dos cálculos, fazendo com que toda a estrutura seja capaz de suportar as cargas de trabalho.

Quais são os principais tipos de andaimes existentes e quando utilizá-los?

Pelo fato dessa estrutura ser utilizada em diversas etapas da obra, é evidente que exista diferentes tipos de andaimes. Abaixo estão os principais, assim como as suas funções e locais de utilização:

  • Andaime fachadeiro

Ele apresenta partes modulares compostas por quadros horizontais e verticais, além de placa de base, guarda-corpo, sapata, telas e escadas. A vantagem é que ele apresenta a possibilidade de ser montado em vários níveis diferentes e independentes, sendo indicado para locais estreitos e para serviços que envolvem manutenção, reforma, pintura de fachada e revestimentos em geral.

  • Andaime móvel

Apresentam a estrutura muito semelhante aos andaimes fachadeiros, porém, como o próprio nome diz, eles são móveis. Eles são apoiados sobre rodinhas, o que facilita bastante a realização de trabalhos em diversas áreas semelhantes, não tendo a necessidade de desmontá-lo para ser montado em um novo local.

  • Andaime em balanço

Os andaimes em balanço são aqueles em que parte da sua estrutura é projetada para fora do prédio, podendo ser instalado por meio de vigamentos ou estruturas em balanço. A indicação de uso deste tipo é para quando não é possível a instalação de nenhum outro modelo.

  • Andaimes suspensos

Também conhecidos como “balancim” estes andaimes são suspensos por vigas, sendo suportados por meio do uso de cabos de aço, que realizam a subida e a descida da estrutura. Existem muitos modelos e diferentes tamanhos no mercado, dando a flexibilidade do construtor utilizá-lo para serviços distintos, como reparo, limpeza, revestimento externo, pintura e outros.

  • Andaimes suspensos elétricos

Este modelo é uma otimização do anterior. A sua estrutura segue o mesmo padrão, porém, ele a sua movimentação é feito a partir da energia elétrica. O ponto positivo é que diminui o esforço para subir e descer a estrutura, além de dar a possibilidade de parar o andaime na altura ideal para o trabalho.  

  • Cadeira suspensa

Basicamente, é uma cadeira suspensa por cabos de aço que fazem com que o trabalhador seja elevado a partir do comando de uma manivela ou guincho. A indicação de uso é para o local que seja de difícil acesso ou que não tenha a possibilidade de utilizar outro tipo de andaime.   

Um ponto interessante é que além de ser utilizado em fachadas, a cadeira suspensa também pode ser útil em poços, silos e reservatórios. O trabalhador poderá realizar o trabalho nesses lugares com a segurança de estar preso sobre uma estrutura segura e que ele tem o total controle.

A importância da inspeção diária dos andaimes

Foi possível perceber que essas estruturais, muitas vezes móveis, são essenciais para o andamento da obra. Porém, é fato que elas precisam estar bem seguras para o uso, pois o trabalho em altura é um dos que mais causam acidentes no trabalho.

Por isso, o indicado é que seja feita uma inspeção diária para que a segurança do trabalhador seja mantida. Quando for encontrado qualquer possível problema, o trabalho deve ser paralisado até que um responsável técnico possa avaliar os riscos e a possibilidade de uso.

 

Queveks
10/12/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!