| Queveks Fórmulas Concentradas
27/09/2021

A cada dia que passa, a construção civil vem apresentando novidades nos materiais utilizados nas etapas construtivas. A argamassa estabilizada, apesar de não ser tão nova, vem ganhando destaque nas obras por estar ligada nas questões de preservação do meio ambiente.

A industrialização das argamassas ocorreu na década de 50 e a partir de 1970 que o seu uso começou a ser disseminado. Desde então, a indústria foi evoluindo e hoje elas estão cada vez mais sustentáveis.

Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre as suas características, benefícios e quando utilizá-la.

O que é argamassa estabilizada?

A argamassa estabilizada recebe esse nome porque ela já vem pronta, úmida e estável para o uso. Ela é composta por cimento, areia água e alguns aditivos que são misturados para que as características do material sejam mantidas.

A sua preparação acontece, de um modo geral, em laboratórios especializados, sendo preciso que todos os componentes passem por um alto controle de qualidade. Além disso, também são feitos ensaios com o objetivo de identificar se as suas propriedades estão aptas a serem aplicadas nas obras.

O que chama bastante a atenção de muitos construtores ambientalmente conscientes é que este tipo de argamassa gera menos resíduos, evitando assim a contaminação do meio ambiente, além de ajudar a reduzir os custos da obra.

Onde utilizar a argamassa estabilizada?

A argamassa estabilizada pode ser utilizada, praticamente, nos mesmos locais da tradicional. Porém, é importante ficar atento às aplicações em que a espessura da camada seja mais grossa e em ambientes onde a temperatura seja mais baixa.

Nesses casos, é preciso que seja programado um tempo maior entre o lançamento, o corte e o desempeno. Assim, os principais locais de aplicação da argamassa estabilizada é:

  • Emboço e reboco de paredes, sejam elas internas ou externas;
  • Assentamento de tijolos ou blocos cerâmicos;
  • Chapiscos;
  • Assentamento e regularização de pisos;
  • Rejuntes de piso e de telhas;
  • Soleiras;
  • Enchimento de tubulões;
  • Impermeabilização de locais inundáveis.

Percebe-se que o seu uso é amplo, fazendo com que as obras possam aproveitar dos benefícios deste tipo de argamassa em diversas etapas.

Quais os benefícios da sua utilização?

O primeiro benefício a ser citado é que essa argamassa faz com que os processos sejam agilizados e promove a limpeza da obra. O fato dela estar pronta faz com que não seja necessário estocar e carregar os demais elementos para prepará-la, como cimento, areia e cal.

Tudo isso faz com que as etapas aconteçam de forma rápida e a obra permanece limpa e sem perda de tempo com a organização do local. Mas é claro que essas não são as únicas vantagens e benefícios da argamassa estabilizada.

Vamos conhecer uma lista que mostra como ela pode ser útil para as construções:

  • Acabamento impecável, pois a sua homogeneidade faz com que a argamassa seja assentada com pouca ou nenhuma imperfeição;
  • Apresenta baixa permeabilidade;
  • Taxa pequena de exsudação. Esse fato faz com que algumas manifestações patológicas sejam evitadas, como é o caso da eflorescência;
  • Agilidade nos processos construtivos, pois não será necessário preparar a argamassa no canteiro de obra;
  • Aumento do rendimento do trabalho;
  • Diminuição dos gastos. Além de diminuir a mão de obra, os materiais utilizados também serão reduzidos;
  • Facilidade no recebimento da argamassa e no armazenamento;

Recomendações importantes para o uso

Para que todos os benefícios sejam aproveitados, é importante que os construtores sigam algumas recomendações e boas práticas que ajudarão a intensificar as vantagens da argamassa estabilizada.

A primeira recomendação é que se tenha a preocupação de verificar se a umidade da alvenaria está pronta para receber a argamassa. Vale frisar mais uma vez que o clima vai influenciar bastante no modo de aplicar.

Em dias quentes, por exemplo, o ideal é que o material seja molhado para que a cura aconteça. Quando ocorrer chuva, o ideal é que seja paralisado a ação, para que nenhum dano aconteça.  Por fim, não se deve misturar tipos de argamassa em um mesmo local, ou utilizar materiais velhos e novos ao mesmo tempo.

Conheça os produtos Queveks

Agora está claro que a argamassa estabilizada pode facilitar bastante os processos construtivos e agilizar a construção. Todos os produtos disponíveis da Queveks seguem o mesmo padrão de funcionalidade.

Eles são direcionados para diversas etapas da obra, otimizando a construção, trazendo economia e ainda aumentando a segurança da obra. Todos eles foram fabricados seguindo rigorosos padrões de qualidade, sendo adequados para todo o tipo de projeto.

Conheça a linha completa da Queveks e entenda como eles podem elevar o padrão da sua obra.

Queveks
27/09/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!