| Queveks Fórmulas Concentradas
26/11/2021

A Norma Brasileira NBR 13529 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) descreve a argamassa como uma mistura homogênea de agregado(s) miúdos, aglomerante(s) inorgânicos e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento.

Basicamente, a função da argamassa é dar aderência entre os materiais, sendo necessária em várias etapas de uma construção. Porém, para que ela seja eficaz é preciso conhecer um pouco mais sobre a sua plasticidade e trabalhabilidade, pois essas características são importantes para uma aplicação adequada.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre este elemento tão importante para a construção, preparamos um texto explicativo, mostrando os tipos e também a real importância das características citadas.

Quais são os tipos mais comuns de argamassa?

Hoje em dia, existem muitos tipos de argamassas que são destinadas a serem utilizadas em diferentes etapas e locais da construção. Dessa forma, é importante que o construtor fique atento aos tipos existentes para que a escolha certa seja feita.

Abaixo estão os tipos mais comuns:

  • Argamassa de assentamento

Direcionadas para o assentamento de pisos e blocos cerâmicos. A sua função principal é fazer com que os elementos de vedação ou estruturais tenham aderência. Além disso, é importante que ela também tenha características impermeáveis e uma resistência estrutural.

Essas características fazem com que a estrutura fique livre de problemas como a infiltração, que podem trazer danos estéticos e também para a estrutura da edificação.

  • Argamassa de revestimento

A argamassa de revestimento apresenta a função de proteção da estrutura, ou seja, ela pode promover o nivelamento e o cobrimento das superfícies. Para a alvenaria, a sua aplicação pode acontecer em três diferentes camadas bastante conhecida pelos construtores.

A primeira é o chapisco, camada que serve como base para o recebimento de todo o revestimento que será utilizado na alvenaria. A segunda é o emboço, que trabalha no preenchimento de vazios e nivelamento. Por último é aplicado o reboco, que é para dar o acabamento e deixar a alvenaria pronta para a pintura ou revestimento cerâmico.

Qual a importância da plasticidade e trabalhabilidade da argamassa?

Como pôde ser visto, os dois principais tipos de argamassas existentes são indispensáveis para que a obra seja finalizada com segurança e com um bom aspecto estético. A trabalhabilidade e a plasticidade da argamassa devem seguir os padrões para que as etapas sejam concluídas sem problemas.

Antes de explicar os pontos positivos de ter o conhecimento sobre essas características, vale ressaltar que a trabalhabilidade da argamassa tem ligação direta com a plasticidade, ou seja, uma argamassa com deficiência plástica, dificilmente, apresentará uma boa trabalhabilidade.

Vamos entender um pouco melhor:

  • Assentamento

As argamassas de assentando, como já citado, tem a necessidade de apresentar uma boa resistência e aderência. Para que isso aconteça, é importante que ela tenha uma boa plasticidade e, consequentemente, uma boa trabalhabilidade.

Quando uma massa voltada para o assentamento consegue ter essa característica em evidência, ela consegue melhorar também a impermeabilidade. Isso a transforma em uma ótima aliada no controle de infiltrações que causam patologias na estrutura.

  • Revestimento

Uma boa plasticidade e trabalhabilidade da argamassa também serão indispensáveis para a massa voltada para os revestimentos. Elas proporcionam um aumento da impermeabilização, como já explicado anteriormente, mas também apresenta um aspecto flexível, o que faz com que a aplicação fique mais fácil.

É muito comum encontrarmos bons acabamentos quando as argamassas são mais plásticas e com boa trabalhabilidade. Por isso, muitas construções de alto padrão apresentam um rigoroso acompanhamento desta etapa da obra, verificando as características da massa e identificando se elas, realmente, estão em condições ideais para o uso.  

Conheça os produtos da Queveks

A Queveks apresenta dois produtos especiais para otimizar essas duas características: trabalhabilidade e plasticidade da argamassa. Eles foram desenvolvidos a partir de estudos, testes, tendo resultados favoráveis para que o construtor consiga atingir a condição ideal de uma boa massa.

Veja:

  • Liquikal

A principal vantagem do Liquikal está no seu custo/benefício. Usando apenas um litro do produto, o construtor será capaz de substituir aproximadamente 200kg de cal, aumentando a plasticidade da massa.

O seu uso é indicado para revestimento de paredes internas e externas, no assentamento de blocos cerâmicos, concreto e tijolo à vista, ou seja, é um produto altamente flexível. Além de aumentar a plasticidade, o Liquikal ajuda a eliminar trincas, fissuras e/ou canais contínuos, o surgimento de ondulações ou deformações no revestimento e aumenta o grau de impermeabilidade.

Conheça mais detalhes sobre o produto.

  • Quimikal

O Quimikal foi o primeiro produto desenvolvido pela Queveks. A sua criação aconteceu em 1987 e até hoje consegue aprimorar os processos construtivos. Ele também foi o primeiro do mercado a promover liga à argamassa, substituindo a cal e o barro.

O plastificante consegue fazer com que a argamassa fique homogênea por um período maior, diminuindo as chances do aparecimento de trincas e fissuras. Assim como o Liquikal, com um 1 litro do produto você consegue substituir aproximadamente 200kg de cal.

Conheça mais detalhes sobre o produto.

 

 

Queveks
26/11/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!