Queveks Fórmulas Concentradas
16/04/2021

A impermeabilização é uma das etapas mais importantes da construção civil. Será por meio dela que a construção ficará protegida contra os problemas causados pela infiltração de água.

Para se ter uma ideia, quando uma obra apresenta ineficiência ou inexistência de impermeabilização, a sua vida útil diminui e as chances de aparecem problemas aumentam.

Proteger a construção é uma necessidade, mas será que todos estão cientes dos benefícios que essa proteção pode trazer para a saúde dos moradores? Continue a leitura e descubra mais detalhes.

Quais são os principais tipos de impermeabilização?

Apesar da grande quantidade de produtos e métodos de aplicação, ainda é possível identificar dois tipos de impermeabilização. O seu uso dependerá do tipo de obra e também do local de aplicação.

É muito importante que o construtor tenha em mente a diferença entre eles, pois o uso inadequado pode trazer prejuízos para a edificação. Veja agora os dois principais tipos existentes no mercado:

  • Impermeabilização rígida

A impermeabilização rígida, como o próprio nome já diz, é utilizada em locais onde a movimentação é mínima ou inexistente. As suas características também fazem com que elas não sejam capazes de suportar grandes esforços mecânicos, como vibrações e impactos.

Geralmente, a sua utilização se dá pelo uso de aditivos químicos e agregados, onde a união desses elementos causam uma reação que proporciona uma camada protetora.

Por não suportar as movimentações, a sua utilização é indicada para ambientes e estruturas que não estão expostas ao sol, podendo ser usada em reservatórios, piscinas enterradas e até poços de elevadores.

  • Impermeabilização flexível

Diferentemente da rígida, a impermeabilização flexível é destinada para suportar as movimentações causadas pelas variações térmicas e também para os esforços mecânicos.

Ela é super indicada para ambientes externos e que estejam propícios a sofrerem as ações do ambiente, como a movimentação devido à mudança de temperatura. O material utilizado, em sua maioria, são mantas e membranas asfálticas, além das resinas acrílicas.

Ela é muito usada em jardins, varandas, piscinas suspensas e até calhas que apresentam grandes dimensões.

Lembrando que é comum que obras utilizem os dois tipos de impermeabilização, tudo dependerá do local da aplicação e também das características ambientais em que a edificação está sendo construída.

A importância da escolha correta

A escolha do tipo de impermeabilização deve ser feita em projeto, pelo engenheiro projetista. Ele irá avaliar todas as características dos locais em que ela será aplicada e então a definição ocorrerá com base nessas informações.

Quando a escolha é feita da maneira incorreta é muito comum que após um tempo de uso os problemas comecem a surgir. Dependendo do caso, uma infiltração pode colocar toda a estrutura em risco, além de trazer prejuízos financeiros e também para a saúde dos moradores.

Quais os benefícios que a impermeabilização pode trazer para a saúde dos moradores?

Uma das regras principais de uma obra é que ela precisa estar em perfeito estado para que os futuros moradores não corram nenhum risco. Os pontos de atenção são muitos e a impermeabilização correta é um dos principais.

Uma construção bem executada e impermeabilizada, fará com que a água seja impedida de percolar entre os vazios da estrutura, eliminando a chance de aparecimento de algumas manifestações patológicas que causam danos à saúde, como o aparecimento de mofo nas paredes.

O mofo é formado em ambientes úmidos e com pouca ventilação e esses microrganismos são capazes de intensificar e até causar algumas doenças respiratórias.

O principal problema é que eles não aparecem de forma rápida e visível, então os moradores podem estar convivendo com esse perigo por um bom tempo sem ter a noção da sua existência.

Ainda que não seja uma questão de saúde física, o desconforto visual pode afetar a saúde mental. Conviver em ambientes que estão esteticamente danificados, pode fazer com que a insatisfação aumente, agravando quadros de ansiedade e até de depressão.

É fato que é possível realizar a recuperação do ambiente e transformá-lo em um lugar habitável e sem riscos, porém, existirá gastos financeiros, o que pode não ser viável para algumas famílias. O ideal é contar com um apoio técnico durante a construção para que esse problema seja evitado.

Produtos da Queveks que otimizam a impermeabilização

A Queveks atua no mercado de resinas há anos e apresenta uma linha completa para que as construções sejam executadas com segurança. Quando se fala em impermeabilização, os produtos da Queveks estão entre os mais eficazes do mercado.

Grande parte deles possuem múltiplas funções, garantindo muito mais do que a proteção da construção contra os malefícios das infiltrações. Eles não são tóxicos e o seu manuseio é super simples, tendo o passo a passo na embalagem dos produtos.

Conheça um pouco mais sobre as resinas da Queveks e entenda porque elas devem ser utilizadas na sua obra. Faça uma boa escolha e garanta a qualidade e segurança da sua construção.

Queveks
16/04/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!