| Queveks Fórmulas Concentradas
07/01/2022

Toda construção está sujeita ao aparecimento de patologias que podem ser causadas devido a erros de projeto, execução e também do uso inadequado por parte dos usuários. A falta ou ineficiência de impermeabilização é um bom exemplo. Ela pode trazer inúmeros problemas que fazem com que a vida útil do edifício diminua ou a estética seja abalada, como é o caso do aparecimento de mofo na parede.

Mas o que é o mofo? Será que existe alguma forma de evitar ou eliminar este problema? Continua a leitura e descubra um pouco mais sobre a prevenção e eliminação desta patologia que pode trazer grandes prejuízos para a construção.

O que é mofo?

Basicamente, o mofo é a formação e junção de microrganismos vivos que tem um alto poder de proliferação em ambientes úmidos e sem muita ventilação. Além disso, o mofo é visto como um estágio avançado dessa proliferação, que passa também pela fase conhecida como bolor.

A fase inicial ou antes de virar mofo é vista como o momento em que problema pode ser detectado e resolvido antes que a situação piore. O bolor acontece quando a região afetada começa a ter uma coloração mais clara e perto do cinza, não apresentando muita dificuldade em ser eliminado.

O problema é que muitas pessoas demoram a detectar o bolor ou não acreditam que ele possa evoluir e vir a se tornar mofo. Porém, o não tratamento pode trazer danos para a construção, que passa ter uma queda estética e, dependendo do caso, perder algumas funções estruturais.

Além disso, esses microrganismos também são prejudiciais à saúde de quem frequenta o ambiente, pois eles favorecem a transmissão de bactérias causadoras de algumas infecções e também podem agravar problemas respiratórios.  

Por que aparece mofo na parede?

Geralmente, o mofo surge na parede em períodos chuvosos e úmidos. A água é um elemento que, quando em contato com a superfície, passa a buscar vazios para penetrar e percorrer. Desse modo, quando a chuva encontra uma parede que não apresenta um sistema de impermeabilização adequado, a água passa a penetrar os vazios, causando umidade na região.

Como falado anteriormente, locais úmidos e com pouca ventilação são perfeitos para que esses microrganismos se proliferem. Diante disso, a constante entrada de água na alvenaria e a umidificação da região fazem com que o ambiente fique perfeito para o aparecimento de bolor e, consequentemente, do mofo.

Principais problemas que o mofo na parede pode causar

Quando o mofo na parede não é tratado e eliminado, alguns problemas podem surgir como é o caso do comprometimento da estrutura. É preciso entender que se o problema apareceu é que algo está errado em relação à proteção da estrutura da construção.

A água, ao entrar em contato com os elementos estruturais, podem corroer as armaduras e fazer com que as suas funções sejam perdidas. Com o tempo, este problema faz com que a estrutura passe a não suportar as cargas, fazendo com que surja trincas, fissuras e até um abalo estrutural mais sério.

Além desses problemas, como explicado, o mofo pode agravar doenças respiratórias e até causar alergia nos moradores.

O que pode ser feito para acabar com o mofo na parede?

Ao realizar uma pesquisa na internet é possível encontrar muitas formas e métodos para acabar com o mofo na parede. Alguns estudos mostram que o uso de água sanitária e limpador de superfície com cloro resolvem o problema. Porém, é importante entender que estes procedimentos podem até ser eficientes para casos superficiais.

O ideal é que seja feita uma avaliação no local para verificar a gravidade do problema, identificando os pontos de entrada da água e então resolver a situação de uma vez por todas. Contar com uma ajuda profissional será indispensável neste momento. Os profissionais irão avaliar a construção e então buscar a melhor solução para o problema, evitando que ele se agrave ou volte a acontecer no futuro.

Como evitar?

A melhor forma de evitar o aparecimento de mofo na parede é a prevenção. Mas como isso acontece?

Durante a construção, é imprescindível que se tenha um projeto de impermeabilização realizado por um profissional técnico, tendo como objetivo a proteção dos principais pontos de risco da edificação. Outra forma de evitar é fazer com que os ambientes tenham uma boa circulação de ar, assim como uma ótima iluminação natural.

O ar e o sol evitam com que os microrganismos sobrevivam no ambiente, evitando o surgimento desta patologia.

O uso de produtos específicos no revestimento que intensificam a impermeabilização também é uma boa prática que pode ser aplicada na prevenção. A Queveks tem uma linha completa de produtos que ajudam a evitar o surgimento desta e de outras patologias referentes à presença de umidade na estrutura.

Aproveite para conhecer todo o catálogo de produtos e mantenha a sua obra protegida.

Queveks
07/01/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!