Queveks Fórmulas Concentradas
14/05/2021

A produtividade no canteiro de obras tem relação com o tempo de execução e a qualidade da entrega das etapas construtivas.

Hoje em dia é possível contar com muitos recursos que podem otimizar todos os processos construtivos, fazendo com que os prazos sejam cumpridos sem que a segurança e a qualidade da obra sejam afetadas.

Mas você sabe quais ações podem ser tomadas para que a produtividade no canteiro de obras aumente? Continue a leitura e veja algumas dicas que poderão ser utilizadas na sua construção.

O que é produtividade no canteiro de obras?

Para fazer com que uma construção seja produtiva é primordial entender o que de fato é a produtividade no canteiro de obras.

Durante o planejamento e preparo para o início de uma construção, é muito importante que os prazos, projetos, contratação de mão de obra e materiais utilizados em todas as etapas sejam definidos.

Então, quando a execução consegue seguir os prazos e demais itens do planejamento, pode-se dizer que toda a produção e construção foram produtivas. Mas para que isso aconteça é preciso acompanhar cada detalhe das etapas construtivas, além de ter a preocupação de contratar uma equipe qualificada.

Hoje é possível contar com a tecnologia para que a produtividade no canteiro de obras seja elevada. Mas, apesar desse detalhe, ainda é muito comum encontrar construções que não são harmônicas, onde a qualidade e o tempo de execução não são aliados.

Quais fatores podem impactar negativamente uma produção otimizada?

Muitos fatores podem fazer com que a produtividade seja impactada negativamente. Como falado, para que uma obra seja considerada produtiva, será preciso que dois pontos sejam atendidos: qualidade e cumprimento dos prazos.

Lembrando que as duas questões citadas fazem parte de um conjunto de ações, então para se obter uma boa qualidade e entregas dentro do prazo, será importante investir, de uma forma geral, em bons materiais e em uma equipe preparada para atender a demanda.

Diante disso, é possível listar alguns pontos que podem causar impactos negativos na produtividade das obras, veja alguns exemplos:

  • Trabalhadores não capacitados

A mão de obra é um dos fatores que mais causam problemas na construção. Quando uma equipe não é preparada para executar alguma etapa, é comum que a qualidade diminua e o tempo de execução seja maior do que o esperado.

Vale ressaltar que contar com uma mão de obra não preparada pode fazer com que a edificação passe por muitos processos de retrabalhos, o que pode fazer com que a entrega seja adiada.

  • Atrasos na entrega dos materiais

Contar com fornecedores de materiais de construção responsáveis é fundamental. A obra dependerá quase que exclusivamente da entrega de materiais. Se a entrega é feita com atrasos, todas as fases da obra serão afetadas.  

É importante organizar o canteiro de obra para o perfeito recebimento do material pedido. É muito comum encontrar obras que não apresentam um bom planejamento de espaço e acabam armazenando os materiais em locais de difícil acesso, fazendo com que a produtividade seja afetada.

  • Planejamento inadequado

O planejamento deve ser feito de acordo com a realidade da obra, então é preciso analisar orçamento, questões burocráticas, contratações, compras e também questões físicas e climáticas em que a construção estará exposta.

Quando uma obra não consegue realizar o planejamento seguindo esses fatores, é muito recorrente os casos em que a produtividade diminua, além de reduzir a qualidade final da construção.

Dicas para manter a qualidade e a produtividade no canteiro de obras

A partir de tudo que foi explicado até agora, fica evidente o que deve ser evitado durante a execução das etapas da construção. Mas além de evitar algumas ações, é preciso que outras sejam feitas para a otimização da produção.

Veja agora o que pode e deve ser implementado:

  • Utilize a tecnologia a seu favor

Aproveite todas as ferramentas de gestão e organização que estão disponíveis. Elas serão indispensáveis para que a obra seja controlada, além de trazer uma facilidade no controle orçamentário.

Busque aplicativos para celulares e fique livre para consultar o andamento da execução de qualquer lugar. Então será possível monitorar o andamento da obra, comprar materiais e até comunicar com os demais membros da equipe de forma rápida e eficiente.

  • Faça bons orçamentos

O orçamento será um dos principais combustíveis para que a construção ocorra. O seu controle deve ser feito desde as etapas iniciais, programando todo o andamento da obra.

O construtor deve avaliar os melhores preços e também a relação custo e benefício dos itens e da mão de obra escolhida. Isso fará com que a obra não passe por problemas financeiros que possam abalar a produtividade.

  • Organize o canteiro de obras

A organização do canteiro de obras também será essencial para a produtividade. Quando a construção está sendo executada em ambientes organizados, limpos e com acessibilidade, é comum que a produção aumente e os prazos sejam, facilmente, cumpridos.

Busque técnicas de organização onde é possível facilitar o dia a dia da construção e não hesite em passar treinamentos e realizar reuniões com os demais funcionários.  

  • Conte com materiais de qualidade

A compra de materiais de qualidade e que possa otimizar ainda mais os processos da construção também devem entrar nos quesitos para uma boa produtividade.

Os aditivos são excelentes produtos para compor essa lista de materiais que trazem benefícios para a produção, pois além de aprimorar algumas funções, eles conseguem trazer economia para a obra.

A Queveks possui uma linha completa de resinas que garantem economia, qualidade e segurança para a construção. Pode-se citar como exemplo o Veda Reboco, pois ele tem a capacidade de impermeabilizar massas e rebocos de pega normal, eliminando trincas fissuras ou canais contínuos.

Além disso, utilizar 1 litro de Veda Reboco equivale a 80 kg de cal, gerando uma economia para a obra. Ele também é bem flexível e pode ser utilizado em diversas áreas da construção, tais como:  reservatórios, túneis, piscinas, revestimentos de paredes, etc.

Conheça todos os produtos da Queveks e garanta a produtividade da sua obra.

Queveks
14/05/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!