Queveks Fórmulas Concentradas
08/03/2021

Toda construção apresenta alguns parâmetros que devem ser seguidos. Eles são baseados em normas que ajudam a garantir a segurança da obra. O traço do concreto é um exemplo de padrão normativo que merece atenção.

Quando o concreto é dosado de forma correta, todas as etapas construtivas que envolvem o elemento tendem ao sucesso de execução. Por mais que a dosagem da mistura seja bastante conhecida, muitos construtores acabam a deixando de lado na hora do preparo.

Para que não haja dúvidas, o presente artigo irá mostrar um pouco mais sobre o conceito de traço do concreto, mostrar suas variações, apresentar a sua importância e ainda mostrar como defini-lo. Leia até o final e acabe com todos os seus questionamentos.

O que é o traço do concreto?

Não é segredo para ninguém que o concreto é um dos elementos mais utilizados na construção civil. A sua mistura é composta por cimento, areia ou agregado miúdo, pedra ou agregado graúdo e água.

A partir dessas informações iniciais será possível definir o conceito de traço do concreto. Ele é, basicamente, a representação da proporcionalidade da quantidade de materiais que serão adicionados à mistura.

Essa proporção deve ser feita de acordo com os padrões normativos. Eles já definem a quantidade exata de cada material que será adicionado, respeitando as necessidades da construção e também o local onde o concreto será aplicado.

Qual a importância de definir o traço do concreto?

Como falado, as características e funcionalidades do concreto podem mudar de acordo com o local em que ele será utilizado e também seguirá as questões ambientais. Então, devido a essas possibilidades é que o traço do concreto demonstra sua importância.

Ele fará com que a mistura seja feita para que o concreto consiga atender aos requisitos da construção. Os principais pontos que podem alterar o traço têm relação com a trabalhabilidade e resistência do concreto.

A quantidade de material utilizado fará com que os níveis corretos das características do concreto sejam atingidos. Dessa forma, a construção consegue ser executada com segurança, mantendo sempre um padrão de qualidade.

Quando a dosagem é feita de forma errada, as chances do aparecimento de manifestações patológicas aumentam, trazendo muitos danos tanto para a construção quanto para os futuros moradores.

Como realizar essa definição?

Hoje em dia é muito comum que os construtores utilizem o concreto usinado, onde a mistura já vem com a dosagem correta. Porém, a construtora deve ter em mente de que o traço escolhido seja o ideal para a etapa construtiva.

Alguns pontos podem ser analisados na hora da definição, veja os três principais:

  • Local de utilização

O local em que o concreto seja utilizado é um dos primeiros passos na hora de definir o traço da mistura. Cada ambiente tem um padrão normativo e eles devem ser seguidos, pois o concreto utilizado na fundação não terá a mesma função daqueles utilizados em pisos.

Por mais que as características básicas sejam as mesmas, a resistência e a trabalhabilidade podem exigir diferentes níveis de funcionalidade.

  • Classe de agressividade

A classe de agressividade ambiental são as características climáticas em que o concreto será inserido. Elas terão ligação direta com a durabilidade das estruturas, sendo esse mais um motivo para exemplificar a importância do traço do concreto.

A dosagem será definida para que a mistura seja resistente a todos os imprevistos ambientais que podem danificar os elementos. Os ambientes que possuem uma classe de agressividade maior, por exemplo, terão traços diferentes daqueles em que serão utilizados em locais com pouca agressividade ambiental.

As classes de agressividades podem ser divididas em: Classe I (Fraca), Classe II (Moderada), Classe III (Forte), Classe IV (Muito forte).

  • FCK definido pelo projetista

O projetista será o profissional que irá analisar todos os pontos citados, incluindo a agressividade do ambiente. Então, dotado de todas as informações, ele irá definir o FCK do concreto.

De uma forma básica, quanto maior o FCK mais cimento a mistura terá. Um dos motivos, por exemplo, para esse aumento é a necessidade de uma proteção maior das armaduras. A alcalinidade causada pelo aumento do cimento consegue trazer essa proteção.

Esse exemplo deixa claro que a definição vai de acordo com fatores externos e internos do projeto. Lembrando que esses servem apenas de exemplo para entender o caminho para a definição do traço do concreto.

Por que a dosagem da água é muito importante?

A água é um dos elementos que mais causam confusão na hora de definir o traço do concreto. É comum que cada construtor apresente uma medida base e isso faz com que ocorra muita confusão.

O ideal, como sempre, é utilizar os padrões normativos para seguir o caminho correto, eliminando a chance de trazer problemas para obra devido ao seu excesso ou a falta. O parâmetro que pode ser medido nesses casos é o fator água/cimento.

Quando a mistura apresenta uma quantidade de água que excede os valores mínimos, é comum que a resistência da peça de concreto seja diminuída no momento da cura. A água causará uma mudança do traço inicial, aumentando as chances de trincas e fissuras.

Quando a mistura é composta por pouca água, é fato que a trabalhabilidade do concreto seja afetada, com isso seu adensamento e lançamento não sejam adequados. Tudo isso também pode trazer problemas estruturais.

Considerações finais

O construtor deve ter em mente que todos os processos e etapas de uma obra tem padrões que devem ser seguidos. Quando alguma ação é feita fora desse padrão, a segurança de toda a construção é diminuída.

O ideal é contar com profissionais qualificados e que possuem ampla experiência na hora de planejar e executar todas as fases. Além disso, um bom conjunto de materiais também será essencial para uma obra padronizada.

Aproveite então para conhecer toda a linha da Queveks e entenda o motivo deles serem ótimos aliados no controle da qualidade e segurança das construções.

Queveks
08/03/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!