Queveks Fórmulas Concentradas
12/12/2020

Umas das principais etapas de uma obra é o planejamento. Nessa fase serão mapeados e especificados todos os processos construtivos, levantamento dos materiais que serão utilizados e também o orçamento total da obra.

O último ponto citado, o orçamento, será um dos pilares para o andamento da construção, pois ele será a definição dos limites financeiros de toda a obra. Por esse motivo, é muito importante que esse controle financeiro seja feito de forma consciente e por profissionais que já carreguem uma experiencia sólida na construção civil.

Mas será que é possível economizar materiais de construção civil e ainda manter a qualidade da obra? Continue a leitura e veja algumas dicas de economia e ainda conheça alguns produtos que são essenciais para que as duas bases (qualidade e economia) sejam mantidas.

Etapas da obra e previsões de gastos

Para falar de economia de materiais de construção civil, é importante mapear todas as etapas de uma obra e verificar a porcentagem de gastos em cada uma. Por mais que o foco principal seja a economia de material, as etapas anteriores a construção sólida também devem ser orçadas.

Dessa maneira, alguns gastos desnecessários podem ser evitados, trazendo uma folga econômica, onde um remanejamento para outras fases da obra ou para sanar algumas eventuais situações de urgência, possa ser feito.

Veja as etapas da obra e uma média da porcentagem de gastos em relação ao valor total da construção:

  • Projetos e etapas burocráticas de aprovação: de 3% até 6%
  • Serviços preliminares: até 3%
  • Fundação: de 3% até 8%
  • Estrutura: de 10% até 20%
  • Etapas de fechamento: de 12% até 20%
  • Cobertura: de 3% até 5%
  • Instalação elétrica: 9% (média)
  • Instalação hidráulica: de 9% até 12%
  • Acabamentos em geral (Parte interna e externa): de 20% até 40%
  • Limpeza e arremates finais: de 2% até 4%

É importante salientar que as porcentagens mostradas são apenas a representação dos gastos de uma obra, pois por mais que uma média exista, cada construção será executada e orçada de forma única e individual.

O primeiro item (projetos e etapas burocráticas de aprovação) atua de forma indireta no controle de gastos com materiais, como já falado, porém não anula a sua importância dentro do orçamento geral. Já o restante pode ser feito um planejamento direto dentro da escolha ou racionamento de materiais.

Dicas para economizar materiais de construção civil

Engana-se o construtor que pensa que a economia de material esteja apenas na redução da compra, pois as etapas de uma obra possuem uma quantidade estipulada de materiais que serão utilizados, de acordo com o projeto, então muitas vezes essa redução não será possível.

Para ajudar nesse processo, reservamos algumas dicas que podem ser úteis para que a obra possa ter uma boa economia de materiais:

  • Contratação de um especialista

Quando uma obra é feita com a presença de um profissional técnico, engenheiro ou arquiteto, as etapas costumam ser executadas com economia. O profissional possui capacidade técnica para realizar a economia de materiais de forma adequada, não interferindo na qualidade e segurança da obra.

  • Pesquisa de preços

Por mais que os materiais possam ter uma base de preço de acordo com a região, ainda é possível encontrar algumas variações. A pesquisa de preços pode ir além, pois o construtor pode procurar materiais de marcas diferentes, porém que também mantenham um histórico positivo de utilização.

  • Evite o desperdício

Uma boa obra deve ter um bom gerenciamento, por isso cada etapa da construção deve ser acompanhada para que o material destinado para a fase, seja utilizado da maneira correta e sem desperdícios.

  • Não hesite na utilização de aditivos

Os aditivos são elementos fundamentais para serem utilizados na mistura da argamassa e de outros elementos. A sua utilização faz com que algumas qualidades sejam intensificadas, além de proporcionar a isenção ou diminuição do uso de outros componentes, como é o caso da Cal, que já se encontra em desuso.

Para ajudar ainda mais essa questão, a Queveks desenvolveu uma linha de aditivos que são capazes de realizar uma otimização nos elementos construtivos.

Conheça os produtos da Queveks

Os produtos da linha Queveks foram desenvolvidos pensando na garantida de qualidade das etapas construtivas das obras. Veja os principais benefícios que os produtos podem trazer:

  • Eliminação do aparecimento de trincas e fissuras;
  • Otimização da impermeabilização;
  • Promove a agilidade durante a execução das etapas da obra;
  • Faz com que as superfícies, tendo o reboco como exemplo, fique mais uniforme e longe de ondulações;
  • Os produtos não apresentam características tóxicas, corrosivas ou inflamáveis.

Além de todos esses benefícios, as aditivos da Queveks proporcionam uma grande economia de material, foco principal do presente artigo. Para entender um pouco mais sobre essa economia, clique aqui e veja toda a linha de produtos e as descrições explicando como essa eliminação ou redução de insumos será feita.

Queveks
12/12/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!