| Queveks Fórmulas Concentradas
08/07/2022

A infiltração ascendente é um problema que pode acometer obras novas e também antigas, trazendo inúmeras consequências que vão desde problemas de saúde aos moradores até danos estruturais à edificação.

Por esse motivo, é muito importante compreender o que de fato é este tipo de infiltração, como ocorre, os possíveis problemas gerados a partir dele e também quais os caminhos para evitar que o problema apareça.

Continue a leitura e saiba tudo sobre as infiltrações ascendentes.

O que é infiltração ascendente?

A infiltração ascendente, como o próprio nome já diz, acontece quando a umidade presente no solo consegue penetrar os vazios da construção, de baixo para cima, chegando até as superfícies dos pisos, paredes e estruturas.

Os solos apresentam umidade e grande parte deles são ótimos em absorver a água da chuva por meio dos seus vazios. Isso faz com que as construções não protegidas passem a apresentar riscos com a subida da água que está presente nas camadas do solo.

De modo geral, os primeiros sinais do problema são ignorados pelos moradores, sendo que o comum é o aparecimento de pequenas bolhas na parede, próximas ao rodapé. Essas manchas e bolhas, normalmente, ficam a uma altura de 0,75 cm até 1 m em relação ao piso.

Caso não seja identificado e tratado a tempo, o problema tende a se agravar, podendo danificar toda a parede e, em alguns casos, a estrutura da construção.

Problemas gerados pela infiltração ascendente

Mesmo que a água seja um elemento fundamental para a execução de diversas etapas da obra, ela ainda pode trazer problemas quando entra em contato com peças estruturais ou superfícies não impermeabilizadas.

No caso da infiltração ascendente, os problemas vão desde irregularidades simples e estéticas até a danos na estrutura que podem colocar os moradores e a edificação em risco.

Veja abaixo uma lista do que pode acontecer na construção:

  • Aparecimento de manchas e bolhas na parede que podem estourar e retirar a tinta;
  • A umidade faz com que as alvenarias sejam o ambiente perfeito para o aparecimento de fungos e ácaros que podem causar problemas respiratórios;
  • Pisos e azulejos tendem a se soltar na presença de umidade;
  • A água em contato com o concreto armado sem proteção pode diminuir as funções estruturais da peça por meio do deslocamento das camadas protetoras de concreto e corrosão das armaduras.

Como evitá-la?

Existem métodos que podem ser aplicados para reparar os problemas causados pela infiltração ascendente, porém eles podem demandar tempo e dinheiro. Por isso, a melhor forma é criar meios de proteger a estrutura para que a umidade não consiga penetrar e fazer com que surja manifestações patológicas.

É preciso então ter um projeto de impermeabilização bem definido, indicando todas as partes da obra que necessitam de uma proteção especial contra umidade.

O ideal para esse caso específico de infiltração, é que que as fundações, paredes e pilares que estiverem em contato com o solo recebam uma camada protetora.

É claro que é preciso escolher o método e o material impermeabilizante de acordo com as características do projeto e também do local em que a obra estiver sendo executada. O processo muda caso seja uma edificação já executada, pois nesses casos é necessário um estudo sobre a construção para definir qual é o melhor método para impermeabilizar.

Dicas extras para quem vai construir

Além da escolha correta e aplicação de um impermeabilizante em áreas de contato direto com o solo, ainda é possível adotar outras medidas que ajudam ainda mais na proteção.

A primeira delas é priorizar projetos que ofereça uma boa ventilação para os ambientes, além de uma boa iluminação. Isso fará com que a umidade não tenha tanta força de permanecer nos ambientes internos, caso ela chegue até eles.

O segundo ponto é em relação à escolha dos materiais. É bom ter um cuidado especial, principalmente, em projetos que serão executados em áreas úmidas. O certo então é utilizar materiais de alta qualidade e com menos porosidade. Essa escolha, aliada à impermeabilização, aumenta ainda mais a proteção das áreas.

Por fim, é interessante também utilizar tintas antimofo, manter o ambiente arejado e realizar manutenções frequentes.

Conheça os produtos Queveks

A Queveks tem uma lista de produtos ideais para ajudar nesse processo de impermeabilização e proteção da construção. Todos eles apresentam a garantia de eficiência e seguem os padrões normativos para que possam ser utilizados em diversas etapas da construção.

Para se ter uma ideia, os produtos da Queveks, além de otimizar as funções e proporcionar a proteção da estrutura, também são capazes de diminuir os gastos em algumas etapas construtivas. Isso acontece porque a composição dos produtos faz com que seja necessário o uso de menos materiais nas misturas.

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre a linha de produtos e veja detalhes sobre como eles podem proteger, otimizar e trazer economia para a sua obra.

Queveks
08/07/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!