Queveks Fórmulas Concentradas
09/12/2020

As patologias na construção civil aparecem como um dos principais obstáculos para que a qualidade de uma obra seja mantida. O mofo na parede é apresentado como uma das manifestações mais recorrentes durante o uso e manutenção das construções.

O seu surgimento pode estar ligado a diversos fatores, incluindo ineficiências construtivas que envolvem a criação ou inexistência de projetos, falhas na execução e até negligência durante a manutenção.

Para entender as possíveis formas de evitar o seu aparecimento, o ideal é compreender a fundo como essa manifestação acontece. Continue a leitura e aprimore o seu conhecimento em relação a esse vilão das construções e ainda aprenda a forma correta para que o mofo na parede não aconteça.

O que é o mofo?

O mofo pode ser caracterizado como uma espécie de fungo que circula pelo ambiente e tende a ser instaurado em locais propícios para a sua proliferação. Os ambientes úmidos e com baixa ventilação, apresentam-se como os pontos ideais para que eles se instalem, causando desconforto visual e problemas construtivos.

Eles possuem o poder de cobrimento superficial podendo estar presentes em calçados, livros, roupas e nas paredes, sendo o último o objeto de estudo do presente artigo. Outro ponto que merece ser destacado, é o fato de que a sua presença pode causar riscos à saúde dos indivíduos que frequentam os ambientes que contenham mofo, podendo agravar casos de asma, causar alergias e até algumas infecções mais graves.

Por esse motivo, o tratamento e a prevenção do aparecimento de mofo na parede devem ser levados a sério, para que futuros danos possam ser prevenidos.

Quais as principais causas do aparecimento de mofo na parede?

Como já falado no início, as causas do aparecimento de mofo na parede podem ser diversas e ter como fonte principal, algumas fases da construção civil. Quando a elaboração de um projeto começa a ser feita, muitos detalhes devem ser pensados pelo profissional para que futuros problemas não aconteçam.

O mofo tem uma grande facilidade de surgimento em ambientes com baixa ventilação e úmidos, então quando se tem um projeto isento dessas preocupações, é bem provável que as chances do problema aparecer, aumente. Partindo da afirmação anterior, fica evidente que uma obra que não apresenta um projeto de impermeabilização ou que não o executa, também estará mais propícia ao surgimento dessa manifestação patológica.

O último ponto que também deve ser levado em consideração, são os possíveis danos que podem acontecer no decorrer da vida útil da construção, como problemas hidráulicos e reformas sem acompanhamento técnico e, consequentemente, sem a realização de uma impermeabilização da área nova, trazendo graves problemas de infiltração.

Maneiras de evitar o mofo na parede

Existem algumas boas práticas que podem ser feitas para que o mofo e a umidade possam ser evitados. O ideal é que essas ações sejam feitas durante a construção, pois além de ser o momento certo para a prevenção, existirá uma certa facilidade na hora de executar as ações.

Quando a umidade na parede acontece após a execução de todas as etapas da construção, algumas medidas podem ser tomadas, como por exemplo: drenagem do solo, reparos na rede hidráulica, eliminação de fissuras e rachaduras e até modificações no projeto atual, para que uma boa ventilação e luminosidade possa acontecer.

Quando a obra se encontra nas fases iniciais, o principal ponto é o seguimento correto do projeto de impermeabilização, mapeando os pontos exatos onde haverá mais umidade, realizando todos os padrões normativos da aplicação do material necessário.

Hoje em dia já é possível encontrar muitos materiais e resinas que são capazes de intensificar ainda mais os processos de impermeabilização de uma obra. Eles proporcionarão uma segurança maior para a obra, além de trazer outros benefícios para as demais questões que envolvem uma construção.

Chega-se então à conclusão, que a escolha do material também é um fator importantíssimo para que a causa raiz do aparecimento do mofo, que são os problemas de impermeabilização, deve ser levada em consideração, evitando o aparecimento dessa manifestação patológica.

Produtos que podem auxiliar na prevenção

Como apresentado, as resinas vêm sendo uma ótima aliada na prevenção da causa principal do aparecimento do mofo. A Queveks apresenta uma linha de produtos que são essenciais tanto para a intensificação da impermeabilização quanto nos demais critérios necessários para uma boa execução das etapas construtivas.

O Top Lastic é um produto desenvolvido pela Queveks, de fácil aplicação e ideal para evitar que possíveis manifestações patológicas que envolvam a umidade possam aparecer.

A resina, além de otimizar os materiais nas questões que envolvem a impermeabilização, também consegue proporcionar os seguintes benefícios:

  • Aumento da elasticidade;
  • Melhora a trabalhabilidade;
  • Consegue aprimorar a aderência, além de intensificar a resistência;
  • Proporciona uma economia de material;
  • Não apresenta características tóxicas;
  • Reduz o tempo de processo.

Os seus benefícios e funções intensificadoras impermeabilizantes podem proporcionar uma segurança maior para as superfícies em geral, podendo englobar: vigas baldrame, lajes, caixas d’água, sistemas e etc.

Para ter mais detalhes sobre o Top Lastic e entender melhor como ele será útil para a obra, basta clicar aqui e você será direcionado para a página do produto.

Queveks
09/12/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!