Queveks Fórmulas Concentradas
26/05/2021

É muito comum o aparecimento de patologias em construções antigas. O motivo pode estar ligado a diversos fatores, porém, é preciso corrigir o problema antes que a estrutura apresente sinais em que a recuperação se torne inviável.

A laje é um dos elementos mais afetados com o tempo e a infiltração é um dos fatores que mais impulsiona a sua deterioração. Diante disso, é imprescindível que seja realizada algumas ações de reparo e de proteção.

Então o presente artigo irá falar um pouco mais sobre como impermeabilizar laje antiga, trazendo também os possíveis problemas que podem surgir quando a proteção adequada não é feita. Continue a leitura e comece hoje mesmo a planejar uma impermeabilização eficiente.

Por que é necessário impermeabilizar laje?

A impermeabilização é uma etapa da construção fundamental para manter a segurança da obra, além de prolongar a sua vida útil. Ela terá o papel de criar uma camada protetora, onde a estrutura passará a não sofrer danos causados pela infiltração de água.

O concreto, apesar da sua grande eficiência estrutural, não é um elemento impermeável. Ele é composto de vazios e será através dele que a água irá penetrar e causar problemas estruturais  que podem colocar toda a edificação em risco.

Apesar de a segurança ser um dos motivos principais em relação à importância de impermeabilizar uma laje, ainda é possível destacar as questões estéticas. A água em excesso e percorrendo os vazios de uma laje pode fazer com que a aparência da estrutura fique visualmente imprópria.

Por isso é muito comum encontrar lajes antigas que apresentem um aspecto velho e, em alguns casos, com presença de mofo, podendo até trazer doenças para os usuários. Diante disso, fica evidente a necessidade de incluir a impermeabilização nas etapas construtivas.

Principais problemas que uma laje não impermeabilizada pode trazer

Como já apresentado, os problemas da ausência de impermeabilização ou a ineficiência da mesma podem trazer muitos problemas para a edificação.

As lajes são elementos fundamentais da construção, pois elas apresentam a função de transmitir as ações de peso e pressão para as vigas, além de servir como proteção. Baseado na sua funcionalidade já é possível prever os possíveis problemas que uma laje não protegida pode trazer.

Veja alguns exemplos:

  • Infiltração de água;
  • Problemas com corrosão das armaduras e diminuição da sua função estrutural;
  • Desprendimento de placas de concreto, revestimentos e descolamento da pintura;
  • Danos nas instalações elétricas embutidas na laje, podendo comprometer  toda a rede.

Os problemas citados são apenas exemplos do que pode ocorrer caso a construção não apresente uma boa impermeabilização, ou que seja antiga e já esteja com a proteção ineficiente.

Por que as lajes antigas apresentam mais problemas?

A manta asfáltica é o sistema mais utilizado para realizar a impermeabilização de lajes. Ela tem um tempo de vida útil que varia de 5 até 10 anos, então, a partir desse prazo é possível que a sua eficiência comece a diminuir.

Por isso é muito comum que edificações antigas ou que tenham sido construídas por mais de 10 anos apresentem alguns problemas, sendo que eles podem ser estruturais e estéticos. A infiltração, por exemplo, não apresenta sinais logo de início, o que pode fazer com que os usuários não notem a necessidade de reparos e proteção.

O ideal é que seja feito uma manutenção periódica para acompanhar como a impermeabilização está reagindo aos agentes externos e também às ações dos usuários. Mas é evidente que grande parte das edificações não faz esse tipo de manutenção, aumentando então as chances do surgimento de patologias.

É claro que outros fatores também podem agravar a situação, como é o caso de reformas sem o devido acompanhamento técnico. Nesses casos, o que pode ocorrer é que as reformas podem acabar prejudicando o sistema de impermeabilização, tornando-o incapaz de realizar a sua função protetora.

Como é feita a impermeabilização de uma laje antiga?

O primeiro passo para realizar a impermeabilização em uma laje antiga será a busca por um profissional habilitado para avaliar a situação da estrutura. Dependendo do tempo que a laje permaneceu com uma proteção inadequada, pode existir a possibilidade de a estrutura estar danificada e então, em alguns casos, será preciso um reforço ou um reparto estrutural.

Feito isso, deve-se iniciar então os processos para a realização da impermeabilização. Confira os passos:

  • Primeiramente, deve-se retirar todo o revestimento que cobre a impermeabilização;
  • Quando todo o revestimento tiver sido retirado, inicia-se então a retirada da manta que não está cumprindo a sua função protetora;
  • Agora, com a laje exposta, é feito uma limpeza geral na estrutura. Essa etapa é muito importante para verificar problemas estruturais;
  • Após toda a limpeza que fez com que a superfície ficasse livre, será o momento para aplicar o novo impermeabilizante.

É preciso ter um cuidado redobrado em relação a juntas e emendas, pois uma ação errada nessas partes pode fazer com que todo o processo seja inviabilizado. A norma recomendada para seguir é a NBR 9757 – Impermeabilização – Seleção e Projeto.

Conheça o Top Lastic da Queveks

Foi possível perceber durante a leitura que a manta asfáltica foi citada com um dos sistemas mais utilizados do Brasil. Mas o que poucos construtores sabem é que a Queveks tem um produto que é capaz de substituí-la

O Top Lastic é uma argamassa bi-componente cimentícia e flexível e proporciona uma alta resistência, além de reduzir o tempo durante a aplicação. O produto pode ser utilizado em várias superfícies, o que demonstra a sua flexibilidade.

Conheça mais sobre o Top Lastic e aumente ainda mais a segurança da sua obra.

Queveks
26/05/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!