Queveks Fórmulas Concentradas
23/10/2020

Muito se fala em impermeabilização, porém alguns pontos específicos dentro da construção civil, muitas vezes, são deixados de lado. O reboco, parte fundamental dentro das etapas de acabamento do revestimento, também pode entrar dentro dos elementos construtivos que devem ser impermeabilizados.

Partindo do ponto que uma de suas principais funções seja a proteção da alvenaria, o reboco poderá também servir como inibidor de patologias, onde a causa base são as infiltrações.

Mas será que é possível intensificar a sua ação impermeabilizante? Descubra agora um pouco mais sobre impermeabilização e também veja alguns produtos capazes de tornar o reboco um ótimo aliado na proteção contra os malefícios que uma infiltração pode trazer.

O que é impermeabilização e qual a sua finalidade?

De uma forma mais clara e suscinta, a impermeabilização pode ser entendida como a aplicação de técnicas e produtos que visam a proteção das superfícies de uma construção contra os agentes nocivos, como a água, que possam causar deterioração e diminuir a vida útil de um imóvel.

Os produtos que são utilizados para que a impermeabilização seja feita de forma eficiente, possuem uma formulação química capaz de causar uma reação com os elementos da construção, construindo assim uma eficiente camada física protetora. Uma estrutura que apresenta a ausência das etapas da impermeabilização estará sujeita a diversos problemas, como o aparecimento de mofo, descolamentos de revestimentos e até uma possível corrosão da armadura, podendo levar a uma ruptura estrutural.

Diante dessas informações já é possível concluir a sua real finalidade, que é a proteção dos elementos que compõe a obra como um todo e também a segurança, que abrange tanto os aspectos físicos, que são responsáveis por manter a estrutura forte e segura, além de outras questões de insalubridade que irão envolver os futuros moradores.

Como impermeabilizar reboco: modo de aplicação

Com já foi citado, o reboco além de trabalhar as imperfeições da parede também poderá servir como um elemento inibidor das infiltrações, porém, é possível que essa ação impermeabilizante seja ainda mais intensificada.

A construção civil sempre se apresentou de forma variada, então é bastante comum que algumas soluções não sirvam para todos os casos. Quando se fala em argamassa de reboco, a utilização de aditivos apresenta-se como uma ótima medida quando se trata de uma área com grande presença de umidade e também para aquelas construções conscientes, onde a prioridade é a segurança e a qualidade da obra.

No caso em questão, o aditivo escolhido será adicionado diretamente na argamassa do reboco, seguindo todas as orientações e dosagens apresentadas pelo fabricante. É importantíssimo seguir os padrões orientados em cada produto, porque quando eles são utilizados da maneira incorreta, toda a sua função de modificação das propriedades da argamassa, pode ficar comprometida.

Após a adição do aditivo, a mistura final será aplicada na alvenaria, respeitando todos as condições estabelecidas pelo fabricante do produto e também das normas técnicas.

Por mais que a função principal nesse estudo seja a impermeabilização, é importante saber que esses aditivos podem fazer com que a argamassa, sistema impermeabilizante citado, ganhe plasticidade, estabilidade, expansão e redução do tempo de cura conforme estabelecido pela norma. Tudo irá depender da necessidade do construtor e também da escolha do produto que será adicionado.

Os aditivos também são capazes de proporcionar outros benefícios além dos citados, como podemos ver:

  • Aumento da trabalhabilidade;
  • Redução de exsudação (migração da água existente na composição do elemento construtivo para a superfície);
  • Aumenta a flexibilidade da argamassa, facilidade o seu manuseio e também o controle das imperfeições;
  • Melhora o aspecto visual e físico do acabamento do reboco;
  • Pode apresentar propriedades fungicidas e bactericidas.

 

Produtos Queveks e os benefícios de sua utilização

O primeiro passo para que a sua impermeabilização apresente eficiência será a escolha certa do fabricante. A Queveks é uma empresa especializada na fabricação de produtos que realmente dão resultados e aumentam a produtividade nas diversas etapas da construção.

Visando a garantia da qualidade dos produtos da empresa, será apresentado um dos que apresentam a capacidade de aprimoramento das propriedades da argamassa do reboco, mostrando como ele pode ser útil para a obra:

Veda reboco

O Veda Reboco é apresentado como 3 em 1, pois ele é capaz de ativar propriedades impermeabilizantes, plastificantes e também ajuda na liga dos componentes. A escolha pela sua utilização fará com que o construtor fique isento da utilização da cal, já em desuso pela construção civil, ou qualquer outro aditivo.

  • Principais características

As características do Veda Reboco vão além da sua função principal que é a impermeabilização. Confira as principais:

  • Tem o poder de eliminar trincas e fissuras;
  • As características finais da argamassa farão com que as ondulações e imperfeições sejam evitadas;
  • Economia nos insumos de pintura;
  • Pode fazer com que a utilização de chapisco seja eliminada (locais onde a base do revestimento apresente uma boa aderência).

 

  • Aplicação

Alguns cuidados prévios devem ser feitos para que a aplicação seja feita da forma adequada, sendo eles:

  • Todas as imperfeições devem ser corrigidas antes da aplicação, como é o caso das trincas e fissuras;
  • A superfície também deve estar totalmente limpa e livre de qualquer impureza que possa dificultar a aplicação;
  • Como já citado, não haverá necessidade da utilização de chapisco, porém, em locais com pouca aderência, recomenda-se a ação com o uso de Liquifort;
  • Quando utilizada em massas impermeabilizantes a NBR 9574/2008 e NBR 9575/2010 devem ser seguidas

Após toda essa exposição e esclarecimento, ficou bastante óbvio que a preocupação com a utilização de produtos que apresentem um bom histórico de qualidade, como o apresentado, será essencial. A sua obra e os futuros moradores merecem a segurança e a isenção de problemas no futuro.

Faça mais com menos! Clique aqui e conheça todos os produtos Queveks.

Queveks
23/10/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!