Queveks Fórmulas Concentradas
19/07/2021

Como impermeabilizar piscinas? Conheça os principais tipos de impermeabilização

A impermeabilização é uma etapa muito importante para que a construção seja executada em segurança. Ela irá proteger toda a estrutura de possíveis danos causados pelo acúmulo e infiltração de água. Algumas áreas precisam de uma atenção especial, como é o caso das piscinas.

Por isso, é muito importante que os construtores entendam que é necessário impermeabilizar piscinas, sem esquecer de seguir as especificações técnicas do projeto. Existem alguns métodos e tipos de impermeabilizantes que são específicos para cada área de aplicação.

Assim, o presente artigo irá explicar um pouco mais sobre a importância da impermeabilização e também irá apresentar os principais tipos existentes.

Por que é importante impermeabilizar piscinas?

Como falado, as piscinas são áreas que estão sempre em contato com a água e é preciso que toda a estrutura seja protegida. Quando a água entra em contato com uma superfície não impermeabilizada, os demais elementos construtivos podem ser afetados pelo surgimento de manifestações patológicas.

Em piscinas, por exemplo, é comum que ocorra reações que façam com que as suas funções estruturais sejam perdidas. Tudo isso pode ocasionar uma ruptura estrutural, aumentando os riscos de acidentes graves.

Além disso, a não impermeabilização pode trazer outros problemas, como o aumento do desperdício e também a contaminação da água, inviabilizando assim o seu uso. Diante disso, é imprescindível que os construtores sigam os projetos de impermeabilização para que toda a piscina e todo o resto da construção fiquem segura.

Como funciona a impermeabilização de piscinas?

Não existe um padrão único para que a impermeabilização aconteça. De acordo com o Instituto Brasileiro de Impermeabilização, será necessário avaliar muitos aspectos construtivos para que o tipo de impermeabilizante e o método de aplicação sejam definidos, sendo alguns deles:

  • Dimensão da estrutura;
  • Volume de água previsto em projeto;
  • Variação térmica da piscina assim como a sua forma;
  • Tipos de apoio. Vale ressaltar que este aspecto é muito importante, pois existe uma grande diversidade de projetos, onde as piscinas podem ser elevadas, enterradas e semienterradas.;
  • A inclinação do solo.

Além disso, é importante ter em mente que a impermeabilização deve acontecer durante a construção, seguindo todos os procedimentos de preparo, eliminando qualquer tipo de sujeira ou resíduo que atrapalhe os procedimentos posteriores.

Tipos de impermeabilização para piscina

Como já especificado, existem inúmero tipos de impermeabilização para piscinas. Porém, alguns métodos e matérias são bastante utilizados devido a sua eficiência e também por e adequarem a diversos projetos.

Porém, antes da escolha, é imprescindível entender quais são os dois tipos de sistemas de impermeabilização existentes. Cada um deles apresenta grupos de impermeabilizantes com aplicações específicas.

Vamos conhecer um pouco mais:

  • Sistema flexível

O próprio nome já demonstra quais são as suas características. O sistema flexível é indicado para locais que estão sujeitos à movimentação e fissuração. Ele apresenta a capacidade de suportar esses pequenos deslocamentos, sem que a impermeabilização seja danificada.

Essa característica faz com que ele tenha indicação de uso em piscinas suspensas. Mas é claro que as enterradas também podem receber os impermeabilizantes e métodos que fazem parte deste sistema, pois tudo dependerá das características estruturais e físicas do local.

  • Sistema rígido

Diferentemente do primeiro sistema, o rígido não apresenta a alta capacidade de suportar as movimentações estruturais. Desse modo, ele é indicado para estruturas estáveis, como é o caso de grande parte das piscinas enterradas.

O tipo de impermeabilizante escolhido dentro desse sistema seguirá o que já foi explicado e será escolhido a partir das características do projeto estrutural e também do local em que a piscina será construída.

Cuidados importantes ao impermeabilizar a piscina

Para que o processo de impermeabilização da piscina seja eficiente, será importante seguir algumas práticas que ajudam a proteção.

A primeira delas é a identificação de todos os aspectos citados anteriormente. É preciso então conhecer bem as características da piscina. A partir disso, um especialista irá fazer uma análise para então definir qual será o melhor método e tipo de impermeabilizante a ser aplicado.

O ideal é que a construção apresente um projeto de impermeabilização, pois assim a segurança e a eficiência serão ainda maiores. Em alguns casos, será preciso a contratação de uma equipe especializada para realizar todas as etapas deste processo, pois os procedimentos devem ser executados seguindo os padrões normativos.

Os usuários também devem manter sempre a piscina limpa e bem tratada, alguns elementos podem fazer com que a impermeabilização seja danificada, como é o caso do cálcio. Por fim, deve-se fazer a escolha correta de produtos que realmente tragam a proteção adequada para a piscina.

Conheça o Top Lastic da Queveks

A Queveks apresenta uma linha completa de resinas que são ideais para otimizar diversos processos construtivos. Grande parte deles são flexíveis e podem ser utilizados em diversos tipos de projetos, como é o caso do Top Lastic

Ele é uma argamassa bi-componente cimentícia e flexível, sendo o único do mercado capaz de substituir a manta asfáltica. Esse fato faz com que a impermeabilização das piscinas seja mais rápida e fácil de ser realizada, além de proporcionar uma alta resistência.

Conheça um pouco mais sobre o Top Lastic e descubra suas principais características que fazem dele a resina ideal para a sua construção.

Queveks
19/07/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!