Queveks Fórmulas Concentradas
22/02/2021

O concreto é o material mais utilizado na construção civil. As suas características e funções podem ser utilizadas em diversas etapas da construção, tendo como destaque os elementos estruturais.

As estruturas de concreto são bastante resistentes e possuem a capacidade de suportar grandes cargas. Porém, como todo material, elas possuem uma vida útil e por fazerem parte da composição estrutural, os cuidados devem ser redobrados.

Existem muitas práticas que podem ser adotadas para que a sua durabilidade e resistência aumentem. Diante disso, o presente artigo irá aprofundar ainda mais nestas questões, mostrando os caminhos adequados para que a vida útil do concreto seja prolongada.

O que é vida útil do concreto?

De uma forma geral, a vida útil do concreto pode ser entendida como o tempo máximo em que as estruturas ou demais elementos compostos por este material, conseguem exercer as suas principais funções.

Ela será determinada a partir de muitos fatores, por esse motivo é comum que este tempo apresente uma variação. A norma de desempenho ABNT NBR 15575 apresenta que a vida útil dos projetos de estrutura de concreto, deve ser igual ou superior a 50 anos.

Porém, como já falado e também com o avanço dos estudos, está bem claro que muitas questões possuem influência direta neste período, tais como:

  • Tipo de projeto estrutural: obras de arte, por exemplo, possuem uma vida útil maior do que as obras convencionais;
  • Execução da estrutura: as etapas da construção das estruturas devem ser feitas seguindo o projeto e os padrões normativos. Quaisquer modificações que fogem do padrão podem atrapalhar o desempenho estrutural;
  • Frequência nas manutenções: por mais que exista uma norma de desempenho estabelecendo o período mínimo da vida útil, é imprescindível que ocorra manutenções frequentes. A estrutura pode sofrer ações externas ou internas capazes de impulsionar o aparecimento de manifestações patológicas que a deteriore.
  • Ambiente em que a estrutura está inserida: o ambiente também tem relação direta com a deterioração do concreto. Quando a obra está em locais que possuem muitos agentes que podem danificar as peças, é comum que a vida útil diminua. Nesses casos, a manutenção deve ser ainda mais frequente.

Quando se fala em vida útil de uma estrutura de concreto, é importante ficar muito atento, pois ela é a responsável por sustentar a construção, evitando que ela venha a ruir.

Como uma boa impermeabilização ajuda no aumento da vida útil?

Além dos pontos apresentados, existe outro fator que pode fazer com que a vida útil do concreto seja diminuída. A infiltração é um perigo para as estruturas de concreto armado, por exemplo.

A água, ao entrar em contato com uma estrutura que não esteja devidamente impermeabilizada, pode diminuir drasticamente o seu desempenho. Este fato irá acontecer devido ao contato da água com a estrutura de aço, onde ocasionará a corrosão do aço.

Essa corrosão é muito perigosa e tem o poder de abalar toda a estrutura do edifício, colocando em risco a integridade dos usuários. Por esse motivo, para que ocorra um aumento a vida útil, a impermeabilização deve entrar na lista de prioridades a serem executadas.

Além disso, outras superfícies impermeabilizadas também serão protegidas, evitando a degradação da pintura e até o aparecimento de trincas e fissuras decorrentes de uma infiltração.

Qual a influência dos materiais?

Os materiais utilizados tanto na preparação do concreto quanto nos demais elementos da obra, terão influência na vida útil da estrutura. A dosagem inadequada ou a utilização de insumos inferiores podem degradar as funções estruturais.

Existe uma questão que envolve a escolha dos materiais que também merece uma atenção. A estrutura será projetada para suportar todas as cargas existentes na edificação, então, a utilização de materiais não previstos no projeto pode exercer cargas não calculadas e trazer alguns danos.

Comprovando então a importância de bom planejamento durante a concepção do projeto.

Como a Queveks pode ajudar com materiais de qualidade?

A Queveks possui uma linha de produtos que são ideais para os construtores que desejam aumentar a qualidade e segurança da obra. Eles são diversos e podem ser utilizados em muitas etapas da obra, incluindo a proteção do concreto.

O Veda Concreto é uma resina capaz de trazer muitos benefícios ao concreto. Ele é um produto 2 em 1, onde a sua composição é capaz de impermeabilizar e ainda reduzir o fator água/cimento, o que proporciona um aumento na resistência do concreto.

A sua utilização é indicada para lajes, alicerces, piscinas, reservatórios e outros. Além disso, ele ainda é capaz de proporcionar uma grande economia para a obra, pois 1 litro do produto é capaz de substituir cerca de 20 litros de impermeabilizantes convencionais.

O Veda Concreto é apenas um exemplo dos benefícios que os produtos da Queveks podem trazer para as obras. Conheça toda a linha e não deixe de agir com responsabilidade para que a qualidade da sua obra seja garantida.

Queveks
22/02/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!