| Queveks Fórmulas Concentradas
07/03/2022

As rachaduras são problemas que atingem desde construções novas até as mais antigas e elas podem ter origens diversas, sendo quase sempre um sinal de que algo não está muito bem.

Desse modo, é muito importante ficar atento a qualquer sinal de anormalidade em paredes, tetos, vigas e pilares para ser feita uma análise da patologia.

O que acontece com frequência é que muitas pessoas, seja por desconhecimento ou negligência, acabam deixando de lado os primeiros sinais que aparecem, fazendo com que o problema se torne ainda maior e fique mais difícil de aplicar medidas de reparo.

Para ajudar no processo de identificação, o presente artigo traz mais detalhes sobre as rachaduras na parede, mostrando as possíveis causas, os perigos que elas trazem e medidas que podem ser adotadas para a recuperação.

Como identificar o problema?

Na maioria dos casos, a identificação acontece de forma visual, ou seja, o morador percebe que a parede apresenta um elemento diferente na sua superfície. Essas imperfeições, muitas vezes, não apresenta um formato bem definido, podendo ser linear ou então formar um desenho com semelhança a um mapa.  

Mas será que realmente se trata de uma rachadura?

A pergunta foi feita porque ainda existem muitas dúvidas em relação às características das trincas, fissuras e rachaduras. Saber as diferenças será fundamental para analisar e buscar uma solução para a possível patologia.

Para não ocorrer mais dúvidas, abaixo está uma explicação sobre os três tipos citados:

Fissuras:

As fissuras são bastante comuns nas construções e, geralmente, elas são os primeiros sinais de que algo não está bem. Elas são aberturas finas e apresentam até 1 milímetro de abertura. Apesar de sinalizar um possível problema, na maioria dos casos elas são superficiais e não representam perigos para a edificação, mas mesmo assim é importante avaliar.

Trincas:

As trincas, por sua vez, já apresentam uma abertura um pouco maior, chegando a 3 milímetro. A diferença, além do tamanho, está na profundidade, que é um pouco maior do que as fissuras, podendo até dividir a estrutura da parede.  

Rachaduras:

Elas apresentam aberturas superiores a 3 milímetros e uma profundidade ainda maior e mais acentuada do que as trincas. Devido a essas características, as rachaduras merecem uma atenção especial porque através delas é possível a passagem de vento e água e o não tratamento pode agravar o problema.

Quais os perigos que as rachaduras podem trazer?

Uma rachadura na parede pode trazer alguns prejuízos para a construção e eles poderão ser definidos a partir da descoberta da origem do problema.

Esta patologia pode ser originada devido a erros de execução, nos projetos estruturais e alvenaria, além de infiltrações pela ausência ou ineficiência de impermeabilização e uso de materiais inadequados.

Os problemas gerados, como falado, são múltiplos e vão desde abalos estruturais, aumento da umidade e patologias causadas pela presença da água até uma degradação da estética do ambiente.

Os perigos da rachadura da parede podem ser agravados com o tempo e como a patologia pode ter diversas origens, uma simples rachadura pode indicar um problema grave e que tem a necessidade de reparo o mais rápido possível.

Como restaurar as paredes com rachaduras?

Existem muitas maneiras de restaurar as paredes que apresentam rachaduras. O primeiro passo será uma análise técnica com o objetivo de identificar a causa raiz e então iniciar o tratamento.

Lembrando ser imprescindível a presença de um profissional qualificado para realizar essa inspeção, pois ele terá a bagagem técnica para auxiliar na busca e solução do problema.

Vale também, com a análise inicial, verificar se a rachadura está “ativa” ou não. Para isso, pode ser utilizado uma pasta de gesso (áreas internas) ou uma mistura de pasta de cal, cimento e água (áreas internas). Esses elementos serão utilizados para vedar a rachadura, que deve ser monitorada por uma semana.

Caso ela não sofra alterações, é sinal de que ela não está ativa, porém, se surgir alterações ou sinal da rachadura por cima do gesso, ou cal, é preciso continuar com o rastreamento da origem do problema.

Se a patologia estiver surgindo devido a uma infiltração, por exemplo, ela deve ser construída antes do reparo da parede.

Se a causa for um problema estrutural mais grave, como os que ocorrem nas fundações, será necessário que um engenheiro verifique se existe a necessidade de reforços ou então da construção de uma nova estrutura.

Com a origem do problema resolvido, o construtor pode iniciar o processo de restauração da parede.

Como evitar o surgimento?

Para evitar que surjam rachaduras na parede ou em outros locais é importante adotar algumas boas práticas e seguir os padrões de exigência de uma construção. É necessário então que a obra apresente um bom sistema de impermeabilização, siga rigorosamente as especificações dos projetos e mantenha um bom controle de qualidade dos materiais.

Para ajudar, existem muitos produtos que podem ser utilizados para potencializar as funções dos elementos construtivos. A Queveks tem uma linha completa de produtos que proporcionam uma otimização dos processos, além de uma economia sem que a qualidade dos materiais seja prejudicada.

Conheça toda a linha da Queveks e proteja a sua obra.


 

Queveks
07/03/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!