| Queveks Fórmulas Concentradas
15/08/2022

O concreto e a argamassa, apesar da textura e aparência parecidas, apresentam diferenças em sua composição e também na forma de aplicação. Fazer a distinção desses dois materiais é de extrema importância para que o uso seja eficiente, pois eles exercem funções fundamentais em diversas etapas da obra.

Para ajudar no entendimento, o presente artigo irá aprofundar um pouco mais no conceito de cada um, mostrando as funções e também os locais em que eles podem ser utilizados. Aproveite também para conhecer os benefícios proporcionados à obra a partir da inclusão de impermeabilizantes na mistura.

O que é concreto? Qual a sua função?

Pode-se dizer que o concreto é o material mais utilizado no mundo, quando o assunto é construção civil. Basicamente, ele é o resultado da mistura de água, cimento, pedra, areia e se necessário, aditivos.

Existem diversos tipos de concreto e cada um deles pode apresentar funções diferentes. O concreto magro ou simples, por exemplo, geralmente não apresenta funções estruturais, sendo utilizado para regularização de bases e também para impedir que as armações entre em contato com o solo.

Este tipo tem um baixo consumo de cimento e agregados miúdos e graúdos, diferentemente do concreto armado, que tem funções estruturais e é usado juntamente a armaduras de aço, sendo altamente resistente aos esforços de compressão.

Locais de aplicação do concreto

Como falado anteriormente, existem alguns tipos de concreto e a determinação de uso está ligada ao modo de preparo e também na dosagem da mistura. Por ser um material com inúmeras variações, é possível dizer que ele pode ser aplicado em diversos lugares e etapas da obra.

Veja abaixo três tipos de concreto e os locais em que o uso é indicado:

  • Concreto bombeável

Este concreto apresenta uma alta fluidez devido à quantidade de água utilizada na mistura, o que faz com que a granulometria diminua. Ele é bombeado por meio de tubulações e é altamente recomendado para obras verticais.

  • Concreto armado

O concreto armado é um velho conhecido das construções brasileiras, pois é bastante usado em grandes obras, onde a estrutura necessita ser resistente. O concreto, nesse caso, tem a função de cobrir o aço, proporcionando uma combinação perfeita que dá à estrutura uma alta resistência à tração e compressão.

  • Concreto protendido

Nesse caso, cabos de aço são colocados no interior da estrutura de concreto, onde são tracionados e ancorados antes ou depois da concretagem, tudo dependerá do método escolhido.

Isso fará com que a resistência à tração do concreto seja aumentada, sendo muito útil para que a estrutura suporte grandes vãos.  

O que é argamassa, quais as suas funções e locais de aplicação?

A argamassa é tão variada quanto o concreto, sendo que elas são uma mistura de areia, cimento e aditivos químicos. Ela pode ter diversas funções dentro de uma construção e tudo vai depender das características assumidas após a mistura e também dos aditivos utilizados.

Vamos entender um pouco melhor sobre os tipos existentes, conhecendo três deles, assim como seus locais de aplicação:

  • Argamassa colante

A argamassa colante é composta por 4 subcategorias, sendo elas: AC-I, AC-II, AC-III e AC-III E. É evidente que cada uma delas tem características únicas e isso faz com que elas sejam destinadas para aplicações diferentes.

Em resumo, a AC-I é o tipo que é muito resistente aos esforços, umidade e temperatura e isso faz com que ela seja ideal para cozinhas e banheiros. A AC-II apresenta uma excelente adesividade e uma alta resistência à umidade. O recomendado é que o seu uso seja destinado para piscinas e fachadas, ou seja, área exposta ao sol e a chuva.

A AC-III é conhecida por te ruma boa aderência, sendo usada em saunas e piscinas. Por último, temos a AC-III E, que tem um tempo de cura maior, podendo ser útil para alguns tipos de obras.

  • Argamassa de assentamento

A argamassa de assentamento é aquela que irá promover a aderência necessária para que os elementos de vedação sejam eficientes. Diante disso, elas são utilizadas entre os blocos e tijolos, garantindo também a impermeabilidade.

  • Argamassa de revestimento

Como o próprio nome já diz, esta argamassa é utilizada nos revestimentos, realizando a proteção e o nivelamento das superfícies. De modo geral elas são utilizadas em alvenarias e podem assumir três camadas, o chapisco, o emboço e o reboco. A junção dessas camadas faz com que a parede fique preparada para receber o acabamento.

Uso de produtos impermeabilizantes e benefícios para a obra

A leitura deste artigo fez com que a importância da argamassa e do concreto fosse ainda mais ressaltada. De fato, são materiais importantes e estão presentes em praticamente todas as obras do Brasil.

Porém, o uso de impermeabilizantes na mistura é uma forma de fazer com que esses materiais fiquem ainda mais resistentes e contribuam para a segurança da obra.

A Queveks apresenta uma linha completa de produtos que são direcionados para várias fases da construção, podendo ser usado junto ao concreto e também à argamassa.

Conheça a lista completa de produtos da Queveks.

Queveks
15/08/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!