Queveks Fórmulas Concentradas
11/12/2020

Cada etapa da construção civil possui a sua importância e deve ser executada corretamente para que a segurança e a qualidade da obra sejam mantidas. Os revestimentos compõem um dos processos mais importantes da construção, onde os materiais escolhidos servirão, basicamente, para aumentar a proteção, dar acabamento e impermeabilizar da superfície.

Os materiais utilizados para o preparo do revestimento podem variar de acordo com a sua finalidade. As superfícies de utilização podem ser tanto verticais quanto horizontais, podendo ter como exemplo: camadas internas e externas das alvenarias, piso e teto.

Dentro da construção, apesar das variações, pode-se encontrar três tipos básicos de revestimentos, sendo eles: revestimentos de paredes, revestimento de forro ou teto e revestimento de piso.

A importância do revestimento para a obra

Como já falado, o revestimento é importantíssimo para que a obra fique protegida e tenha um bom acabamento, sendo indispensáveis nos seguintes pontos:

  • Acabamento

Apesar das etapas anteriores ao acabamento serem importantes, as fases consideradas finais de uma obra merecem muita atenção no momento da execução. O acabamento pode ser compreendido como o processo de fechamento das etapas bases de uma obra e o revestimento será a peça fundamental para uma boa finalização. Ele irá proporcionar uma boa estética visual, trazendo proteção aos elementos construtivos.

  • Impermeabilização

A impermeabilização dentro da construção civil é uma prioridade, pois será por meio dela que a obra ficará protegida dos problemas que a umidade pode causar. Muitas manifestações patológicas surgem em decorrência da não impermeabilização ou pela execução inadequada de etapas importantes de proteção, como é o caso dos revestimentos.

Eles serão pontos de apoio para que a umidade seja impedida de causar danos na construção. O simples fato de preparar o revestimento e utilizá-lo da maneira correta, já é motivo para que a obra ganhe uma otimização na segurança.

Detalhamento dos principais tipos de revestimento

Cada tipo de revestimento é composto por detalhes que devem ser entendidos durante a sua utilização. Veja os principais tipos de revestimento e entenda um pouco sobre as suas características:

  • Revestimento de parede

Os revestimentos básicos de paredes podem ser considerados a primeira etapa do acabamento. Eles serão capazes de trazer proteção, como já apresentado, e também servirão como elementos de preparação para as próximas etapas, que podem envolver pinturas ou cerâmica. Veja o detalha de cada tipo:

  1. Chapisco

O chapisco é a primeira camada utilizada na composição do revestimento da alvenaria. A argamassa é utilizada para revestir a parede, facilitando a aderência das próximas camadas de revestimento.  Pode ser encontrado alguns tipos de chapisco, então cabe ao construtor realizar uma análise de cada um e definir qual o mais indicado para a sua obra.

  1. Emboço

A segunda camada do revestimento da alvenaria é o emboço. Ele será responsável pelo início do nivelamento da parede, para que a aplicação do reboco, última camada, seja feita de forma suficiente. Ele também apresenta uma função de impermeabilização, ajudando nos processos de impedimento da penetração da água na estrutura.

É comum que exista uma variação de emboço em cada região, porém a sua finalidade permanece a mesma.

  1. Reboco

O reboco é a argamassa final do revestimento. Essa camada será a finalização das etapas bases e a que precede o recebimento de pintura ou das peças cerâmicas. Ele deve dar um aspecto liso e nivelado à alvenaria, fechando ainda mais os poros e completando as funções de impermeabilização.

  • Revestimento de piso

Assim como as paredes, o piso também recebe camadas de revestimentos. Elas devem ser aplicadas para que o nivelamento e a impermeabilização sejam efetivos. As etapas podem ser compreendidas entre o preparo da região, aplicação do contrapiso e assentamento das peças cerâmicas.

  • Revestimento de forro ou teto

Como as etapas anteriores, o teto também terá a sua fase de preparação para receber o revestimento final. Ele irá seguir quase o mesmo processo da aplicação vertical, porém, com algumas modificações durante a aplicação. É muito importante que todos os cuidados durante a execução sejam seguidos, pois a região é bastante propícia ao aparecimento de infiltrações que podem até danificar a estrutura da laje.

Todas as argamassas utilizadas nas etapas citadas, podem receber produtos ou resinas que intensificam as suas funções. A Queveks possui uma linha de produtos que são ideais para cada tipo de revestimento.  

Produtos da Queveks

A Queveks realizou o desenvolvimento das resinas que podem ser utilizadas na mistura da argamassa, com o cuidado para que elas tragam muitos benefícios para o construtor.

Veja dois exemplos de produtos da Queveks que podem ser utilizado nos tipos de revestimento:

  • Veda Reboco

A resina é ideal para quem deseja uma obra mais segura e longe das infiltrações. O produto fará com que a argamassa de reboco intensifique o seu poder de impermeabilização, além de proporcionar maior resistência e plasticidade.

Um ponto que chama bastante a atenção é o fato da resina, quando a superfície apresenta boas condições de aderência, isentar a utilização de chapisco. Tudo isso faz com que a obra seja executada com mais agilidade e também com economia.

  • Quimikal Plus

O Quimikal Plus é o produto ideal para ser utilizado em revestimentos internos e externos. A sua grande capacidade de gerar economia pode ser entendida através do seu poder de substituição da Cal. Ou seja, 1 litro do produto substitui aproximadamente 400kg de cal.

A sua utilização também faz com que a aplicação seja mais leve e fácil, além de proporcionar uma massa mais homogênea.

Para conhecer todos os produtos da linha Queveks e entender como eles são úteis para as etapas construtivas, basta clicar aqui. A escolha certa dos materiais serão fundamentais para manter os dois aspectos mais importantes dentro de uma obra: segurança e qualidade.

Queveks
11/12/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!