Queveks Fórmulas Concentradas
09/07/2021

Existem diversos tipos de blocos de construção, onde cada tipo apresenta funções diferentes. Diante dessa diversidade, é muito comum que surjam dúvidas em relação à escolha na hora de construir.

Desse modo, é preciso estudar a fundo as principais características de cada tipo, para que se possa identificar o momento e local exato para utilizá-lo. Para te ajudar a entender mais sobre estes elementos construtivos, o presente artigo vai apresentar os principais tipos de blocos, suas funções e também algumas particularidades.   

O que é bloco de concreto e como ele é feito?

É sempre importante compreender a composição do elemento antes de conhecer os tipos existentes. Basicamente, estes blocos são feitos de concreto, como o próprio nome já diz, e os elementos para a sua formação vai depender do tipo, porém, pode-se citar os básicos: cimento, agregados, água e aditivos.

O preparo acontece com a dosagem da mistura dos componentes citados, de forma controlada, pois é preciso que ele atinja a resistência estipulada. Feito a homogeneização da mistura, a massa formada passa por um processo de vibração, sendo posteriormente prensada dentro do molde que apresenta o formato do bloco.

Antes da cura do concreto, é feito o desmolde. Então, os blocos são levados para uma câmara quente, para que a cura ocorra totalmente. Por fim, é realizado os testes finais para verificar se os blocos formados estão prontos para o uso na construção. Analisa-se então as medidas e também a resistências das peças de concreto.

Quais são os principais tipos de bloco de concreto?

Seguindo as normas brasileiras, existem apenas dois tipos de blocos de concreto, sendo eles: bloco vazado de concreto simples e que não apresenta função estrutural e o bloco vazado de concreto com uma resistência suficiente para ser utilizado como estrutura.

Dentro dessas duas categorias, é possível listar os principais tipos de blocos de concreto que são utilizados nas obras. Cada um deles apresenta a sua função dentro da obra. Veja abaixo a descrição de cada um deles:

  • Bloco de concreto de vedação

Este tipo de bloco apresenta uma resistência baixa, por isso carrega o nome de vedação. Ele é direcionado para ser utilizado em paredes e muros que não são utilizados como elementos estruturais principais, mas como divisórias e também pontos de amarração entre vigas e pilares.

  • Bloco de concreto estrutural

É o principal componente do método construtivo de alvenaria estrutural. Os blocos apresentam uma resistência própria para suportar e distribuir as cargas da edificação. Quando se utiliza este tipo de bloco, os pilares e as vigas de concreto são dispensados ou utilizados em menor quantidade. Tudo vai depender do projeto.

  • Canaleta

Elas apresentam o formato de “U” e podem tanto ser utilizadas com blocos de vedação quanto estrutural. Elas podem ser utilizadas para aumentar ainda mais a resistência dos blocos, utilizando barras de aço, mas também servem para realizar a perfeita amarração da estrutura.

A sua utilização faz com que diminua o aparecimento de trincas e fissuras, podendo também assumir posições de verga e contra verga.

  • Meio bloco e blocos compensadores

A alvenaria estrutural é feita a partir de uma modulação. Os construtores devem seguir corretamente as especificações dos projetos. Por mais que as paredes sejam erguidas com blocos inteiros, durante a amarração é preciso intercalar os blocos, fazendo com que o bloco inteiro não se encaixe.

Nesse caso, será preciso utilizar meio bloco ou blocos compensadores para evitar a quebra da peça. De um modo geral, eles são utilizados para atingir as medidas necessárias para fazer o fechamento e amarração das paredes.

  • Bloco hidráulico e elétrico

Os blocos hidráulicos e elétricos apresentam um formato específico para receber a rede elétrica e hidráulica. Eles foram desenvolvidos para que a quebra dos blocos fosse evitada, eliminando o retrabalho e também a diminuição das funções estruturais dos elementos.

Eles são indispensáveis e úteis em todas as obras que optam pela alvenaria estrutural como método construtivo.

Produtos da Queveks que otimizam os processos da obra

A Queveks apresenta uma linha completa de produtos que otimizam os processos e os elementos da construção. Todas as resinas foram fabricadas a partir de padrões normativos, trazendo apenas benefícios para a obra.

Quem trabalha com obra sabe da importância da impermeabilização. Independentemente do método construtivo, é importante que a proteção aconteça de forma integral. O Veda Reboco, por exemplo, pode ser utilizado na mistura do reboco que será utilizado na alvenaria estrutural.

Ele aumenta aderência da massa ao bloco, criando uma camada de proteção altamente eficaz. E tem mais, além de impermeabilizar, 1l do Veda Reboco equivale a 80kg de cal. Então ele vai proteger a estrutura e também proporcionar uma economia para a obra.

Aproveite para conhecer todos os produtos da Queveks e construa com qualidade.

Queveks
09/07/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!