| Queveks Fórmulas Concentradas
13/07/2022

Os problemas relacionados à infiltração são os que aparecem com mais frequência nas construções. Eles podem aparecer devido a inúmeros problemas, incluindo uso inadequado da edificação por parte dos usuários, escolha errada de material, erros de projeto e execução e a falta ou ineficiência de uma impermeabilização.

Basicamente, existem dois tipos de impermeabilização, a rígida e a flexível. Cada uma delas apresenta características únicas e são direcionadas para situações específicas. Para este artigo, vamos concentrar nas funções da impermeabilização flexível, mostrando o que é, suas individualidades, tipos e as diferenças que ela tem quando comparada com a rígida.

O que é impermeabilização flexível?

A impermeabilização flexível nada mais é do que a aplicação de um produto específico que é capaz de proteger a obra contra as infiltrações, porém, com a vantagem de acompanhar a movimentação da estrutura.

Essa característica faz com que ela seja indicada para locais em que as contrações e dilatações térmicas são frequentes, como terraços, varandas, lajes, piscinas e outros. De modo geral, os produtos que são usados para formar o impermeabilizante são a base de polímeros e elastômeros. Eles são os responsáveis pela formação de uma lâmina protetora que irá impedir que a água penetre nos vazios.

Em razão das funções que ela possui, este modelo de impermeabilização é um dos mais utilizados nas construções brasileiras, protegendo e impedindo que possíveis manifestações patológicas apareçam.

Sistemas de impermeabilização flexível

Sabe-se agora que a impermeabilização flexível tem a vantagem de carregar em suas funções a elasticidade e isso faz com que ela seja bastante utilizada no Brasil. A alta frequência de uso fez também com que fosse desenvolvido diferentes sistemas flexíveis, usando materiais distintos e com indicações específicas.

Veja a seguir os mais comuns:

  • Manta asfáltica

A manta asfáltica é um dos materiais mais conhecidos quando se fala em impermeabilização. Ele é composto por asfalto modificado, juntamente a outros materiais, como polietileno, fibras de vidro, borracha e poliéster.

Ela é vendida em rolos e a aplicação acontece por meio de aquecimento durante o desenrolar do rolo sobre a área. É bastante indicado para locais em que a movimentação é frequente, como piscinas, lajes e terraços.

Outra recomendação é que ela seja aplicada por profissionais qualificados, além de ter a necessidade de um contrapiso para ajudar na fixação e proteção.

  • Poliureia

Este elemento é o resultado de uma reação química que ocorre entre o isocianato e poliamina. Ele garante uma elevada resistência e também uma alta flexibilidade. A aplicação também requer alguns cuidados, como o preparo do local e ter um cuidado sobre o controle da umidade e da temperatura do ambiente.

A vantagem é que a cura é bastante rápida, durando cerca de 10 segundo. Isso faz com que ela seja útil para superfícies que precisam de liberação rápida para o tráfego.

  • Emulsão acrílica ou sistemas acrílicos

Este sistema flexível acontece a partir de uma reação, em meio aquoso, de polímeros acrílicos e termoplástico. A sua aplicação é bem fácil e é feita com um rolo, que irá espalhar produto sobre a superfície.

Por ter uma resistência menor à abrasão, quando comparado aos demais, este tipo de impermeabilização não é muito indicado para locais de tráfego intenso. Por isso, ele é a melhor solução para locais que apresentam dificuldade de acesso e também para aqueles não receberão outro tipo de revestimento após a proteção.

Qual a diferença entre impermeabilização flexível e rígida?

A principal diferença entre os dois tipos de impermeabilização, obviamente, é o suporte às movimentações da estrutura. Enquanto a flexível consegue se comportar bem e não perder as suas funções perante as dilatações térmicas ou contrações, a rígida não tem essa característica e o uso em locais inadequados pode fazer com que a camada protetora seja danificada.

Tudo isso faz com que os sistemas redigidos sejam indicados para locais submersos e com baixa mobilidade, como as fundações. O ideal é que a escolha seja feita com o apoio de um profissional qualificado, pois ele irá definir qual é o melhor tipo a ser usado em cada ambiente da obra.

Conheça o Top Lastic da Queveks

Você já conhece os produtos da Queveks? Saiba que temos uma linha completa de resinas que conseguem agilizar, proteger e ainda trazer economia para a sua construção. Seguindo o tópico de impermeabilização, temos o Top Lastic.

Ele é uma argamassa bi-componente cimentícia e flexível, com aplicação fácil e rápida. A grande vantagem deste produto é que ele é o único do mercado capaz de substituir a manta asfáltica, ou seja, você poderá economizar com materiais e ainda conseguirá aplicar sem a necessidade de contratação de uma equipe especializada.

Ele também garante uma alta resistência, elasticidade e aderência, sendo indicado para vigas baldrames, lajes, caixa d’água e outros. Aproveite então para saber mais sobre esse e outros produtos que disponibilizamos em nossa linha.

Quero conhecer o Top Lastic.

Queveks
13/07/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!