| Queveks Fórmulas Concentradas
03/03/2022

A construção é composta por diversas etapas essenciais para que a obra seja finalizada com segurança e de acordo com o projeto. O uso de impermeabilizantes faz parte deste grupo de etapas indispensáveis e merecem toda a atenção na hora da aplicação.

Apesar da importância, muitas construções ainda negligenciam a utilização destes produtos e acabam fazendo com que a construção e os futuros moradores tenham prejuízos. Por isso, o ideal é que se faça um estudo sobre o uso, importância e formas de aplicação para que o construtor passe a ver o impermeabilizante como uma prioridade.

Pensando na necessidade da disseminação dessas informações, o presente artigo mostrará mais detalhes sobre os impermeabilizantes, dicas de uso e também as vantagens da sua utilização.

O que são impermeabilizantes e quais as suas utilidades?

Os impermeabilizantes podem ser definidos como produtos aplicados, geralmente, nas superfícies, criando uma camada protetora que faz a proteção dos elementos construtivos.

O isolamento causado pelo produto aplicado faz com que a construção fique protegida contra agentes nocivos que podem danificá-la. A água, apesar de ser muito útil para o preparo de misturas utilizadas na obra, é um elemento que pode danificar bastante as estruturas.

Este líquido, ao entrar em contato com superfícies que apresentam vazios, acaba penetrando no interior da estrutura, causando reações danosas. Como exemplo, pode-se citar a estrutura de uma edificação feita em concreto armado. Quando a água penetra os vazios e entra em contato com a armadura, a reação que ocorre pode fazer com que ela perca suas funções estruturais, trazendo riscos para a sua estabilidade.

Além disso, áreas não impermeabilizadas estão propensas ao aparecimento de trincas, fissuras e mofos, sendo este último bastante prejudicial para a saúde dos moradores. Desse modo, fica evidente a necessidade de toda construção contar com um sistema de impermeabilização eficiente.

Sistemas de impermeabilização

Por mais que existam diversos tipos de materiais e produtos no mercado, é possível dizer que existem dois sistemas de impermeabilização que podem ser utilizados nas construções. Eles apresentam características e funções distintas e a escolha da aplicação depende das condições do local em que ele será utilizado.

Veja mais detalhes sobre os dois sistemas:

Impermeabilização rígida

Este tipo de impermeabilização é indicado para locais que apresentam uma baixa propensão à movimentação. Por serem menos flexíveis, as argamassas poliméricas e impermeáveis são os produtos escolhidos para impermeabilizar estes locais.

Impermeabilização flexível

Os sistemas de impermeabilização flexíveis são indicados para locais que apresentam maiores chances de movimentação. É muito comum a aplicação em áreas externas por elas estarem expostas à chuva, umidade e variação de temperatura que faz com que a estrutura sofra uma movimentação térmica.

Os materiais utilizados, como esperado, são aqueles que proporcionam uma maior flexibilidade à superfície, como elastômeros e polímeros.

Será possível encontrar outros sistemas ou variação dos citados, mas a lógica da escolha segue a explicação apresentada.

Quais são as vantagens do impermeabilizante?

A principal vantagem da aplicação de um impermeabilizante é a proteção da construção contra os agentes nocivos. Além disso, uma área bem impermeabilizada também impede que fungos e mofos se proliferem, preservando a saúde dos moradores e evitando incômodos estéticos.

Esta proteção também proporciona um aumento da vida útil da construção e, consequentemente, uma economia para os usuários. Uma obra bem impermeabilizada faz com que reparos futuros devido à penetração da água sejam eliminados.

Esta última constatação serve de alerta para muitas pessoas que desejam construir de forma econômica e acabam deixando a impermeabilização de lado. Saiba que os reparos podem sair mais caro do que arcar com os custos de um sistema impermeabilizante.

Dicas e métodos de aplicação

Sabendo que existem inúmeros produtos que podem ajudar a obra a ficar protegida, é fato que os métodos de aplicação são variados e a escolha dependerá do local e também do sistema escolhido.

O recomendado é que o responsável técnico defina o método, o sistema e também as áreas que serão protegidas. Dessa forma, evita-se um retrabalho e problemas futuros decorrentes de falha de impermeabilização.

Mas, de modo geral, existe uma boa prática que deve sempre  ser executada: a limpeza da superfície antes de aplicar o produto. É importante que toda a área esteja limpa e sem resíduos para que o sistema consiga ter uma boa aderência à superfície.

Por fim, é necessário que a escolha dos produtos seja feita de forma criteriosa a fim de garantir ainda mais a eficiência da proteção. Lembre-se que sistemas flexíveis e rígidos diferem e é de extrema importância que seja feita esta diferenciação na hora da escolha do produto ou método de aplicação.

A Queveks tem uma linha completa de produtos que além de impermeabilizar, otimiza algumas funções dos materiais. Todos eles seguem os padrões normativos de qualidade e estão prontos para atender a qualquer tipo de obra.

Proteja a sua obra! Veja agora todos os produtos Queveks disponíveis e eleve a qualidade da sua construção.

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!