Queveks Fórmulas Concentradas
05/02/2021

A impermeabilização de telhas é muito importante para que a segurança da construção seja mantida. Elas compõem o grupo de elementos construtivos que estão em constante exposição aos agentes externos.

Diante disso, a proteção deve ser uma prioridade para que a sua vida útil seja prolongada e a sua função continue sendo exercida. Um tipo de telha muito utilizada é a de concreto.

Os construtores a utilizam bastante devido às suas características físicas, então, o presente artigo, além de tratar os casos gerais, mostrando os benefícios da impermeabilização, também apresentará um produto ideal para as telhas de concreto.

Por que a impermeabilização de telhas é importante?

A impermeabilização de telhas, como já citado, é uma ação muito importante para a proteção das peças, da estrutura e também para o aumento da vida útil.

A estrutura do telhado, de um modo geral, ela é feita para que a construção possa ser protegida dos agentes externos, como a chuva, vento, sujeiras e outros. Dessa forma, quando essa proteção não está funcionando de uma maneira eficaz, toda a edificação pode sofrer danos.

Em resumo, a importância da impermeabilização está em manter a segurança de toda a construção, pois dessa maneira não ocorrerá infiltrações que podem causar até danos estruturais.

Quais problemas podem surgir devido a um telhado não impermeabilizado?

Já é possível entender que a impermeabilização das telhas é um procedimento importante. Porém, para deixar ainda mais claro os riscos que a não impermeabilização pode trazer, veja uma pequena lista com alguns possíveis problemas que podem surgir:

  • Infiltrações que podem causar problemas nas lajes

Quando uma telha não possui impermeabilização, as chances de a água chegar até o telhado, infiltrar e ir em direção as lajes são grandes.  

A água em contato com a laje, também apresentando uma ineficiência de impermeabilização, pode fazer com que a estrutura da mesma comece a ser danificada. Tudo isso fará com que a segurança estrutural da construção seja reduzida.

  • Telhado com tempo de vida útil reduzido

A água tem um poder muito grande de danificar as estruturas. As telhas, tendo como exemplo as de concreto, não agem de forma diferente. Quando elas estão, diretamente, em contato com a água, com o passar do tempo a sua estrutura vai sendo danificada.

Essa ação faz com que os elementos que compõe a telha, percam, aos poucos, as suas utilidades, diminuindo a vida útil da peça.

  • Telhas com baixa aparência estética e aspecto sujo

A água também é capaz de mudar, esteticamente, o visual do telhado. É muito comum encontrar telhas que com o passar do tempo ficaram escuras. Este fato está ligado ao contato da água com a superfície não impermeabilizada.

  • Gastos financeiros inesperados

Quando se tem um telhado em que a impermeabilização não foi feita e a água já esteja infiltrando para outros locais, é provável que o morador tenha gastos financeiros inesperados.

A água infiltrada será um gatilho para o surgimento de novas patologias que demandarão a contratação de empresas para realizar os reparos, trazendo gastos que poderiam ser evitados se o telhado fosse impermeabilizado.

Os danos citados podem vir com o tempo, porém, mesmo que alguns possam demorar a acontecer, o ideal é que a prevenção seja feita, garantindo que gastos desnecessários ocorram.

Como é feita a impermeabilização?

A impermeabilização de telhas pode ser feita de algumas maneiras e também vai depender do tipo escolhido. Existem algumas telhas em que o processo de impermeabilização acontece durante a sua fabricação e outras que são feitas após a instalação das peças.

No primeiro caso, é importante que o fabricante conheça o produto e garanta que ele deixará o resultado com condições eficientes de proteger a construção. O segundo caso, onde as telhas já estão instaladas, a impermeabilização deverá seguir alguns passos.

O primeiro é realizar toda a limpeza das telhas. É possível que esse trabalho aumente caso o telhado seja antigo. Feito isso, deve-se escolher a resina ideal para a impermeabilização e então, após 48 horas da limpeza, iniciar a aplicação.

Para que o processo seja mais rápido, recomenda-se a utilização de um compressor para a aplicação. Lembrando que nos dois casos citados, uma manutenção regular deverá ser feita.

Conheça o Veda Telha da Queveks

A Queveks possui uma linha de resinas que realizam muito bem o trabalho de impermeabilização. No caso das telhas de concreto, ela possui o Veda Telha, que foi desenvolvido para ser utilizado durante a fabricação.

O produto proporciona uma grande impermeabilidade, fazendo com que a água seja impedida de penetrar no material e, consequentemente, causar danos aos demais elementos.

O diferencial é que a resina é capaz de reduzir a espessura da telha, sem fazer com que ela perca as suas funções, garantindo um aumento na produtividade, lucratividade e ainda melhora o acabamento.

Para entender mais sobre o produto, basta entrar na página oficial: Veda Telha. Você verá os demais benefícios que ele oferece, entendendo como ele será útil para a proteção da sua construção.

Queveks
05/02/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!