Queveks Fórmulas Concentradas
07/01/2021

As questões que envolvem a preservação do meio ambiente devem estar presentes em todos os setores. A construção, principalmente, deve desempenhar um papel importante na luta contra a degradação da natureza.

Diante disso, muitas construtoras já estão adotando medidas e ações que visam diminuir os impactos ambientais que as etapas construtivas podem trazer, aderindo ao modelo de construção sustentável.

Por mais que ainda exista bastante resistência dentro do setor, por diversos motivos, um certo controle já é possível através das multas ambientais. Mas é importante que todo construtor tenha consciência de que a preservação do ambiente trará benefícios tanto para a obra quanto para a sociedade.

O que é construção sustentável?

Muito se fala em construção sustentável, mas como já falado, a aplicação das medidas de preservação ainda tem um longo caminho a percorrer. O primeiro passo para que mais construções façam as adaptações necessárias, será por meio da informação, mostrando que é possível manter a produtividade e ainda cuidar do meio ambiente.

Para que uma obra seja considerada sustentável, ela deverá seguir alguns critérios básicos. Lembrando sempre que existem uma diversidade muito grande de construções e projetos, podendo ter variações durante a aplicação das ações.

De uma forma clara, a construção sustentável é o conjunto de medidas e ações, como já falado, que visam a diminuição dos impactos ambientais durante o andamento das etapas construtivas. Quando se fala em “todas as etapas da construção”, quer dizer que a preservação ambiental irá começar desde a elaboração do projeto até o acabamento. Sendo que essas ações também serão estendidas aos futuros moradores, que devem continuar o trabalho sustentável feito durante a construção.

Veja as principais mudanças adaptativas que podem ser feitas:

  • Realizar práticas de integração entre a construção e o seu entorno;
  • Elaboração de um planejamento que reserve atividades voltadas para ações sustentáveis, como a separação de resíduos;
  • Utilizar a ventilação e iluminação natural sempre que for possível;
  • Racionamento de água e energia, onde o último pode ser feito conforme citado no item anterior;
  • Preocupação com a saúde e bem-estar dos funcionários;
  • Realizar estudos, antes e durante a execução, de boas práticas de preservação ambiental que podem substituir alguns métodos construtivos sem prejudicar a segurança e estabilidade da obra;
  • Realização de palestras e reuniões para orientar os funcionários sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente;

Devido aos avanços dos estudos nessas questões, hoje já é possível encontrar muitas alternativas viáveis que possibilitam algumas mudanças construtivas, seja a substituição de materiais ou a forma como as fases são executadas.

Qual a importância da construção sustentável?

 

A partir do momento em que o entendimento sobre o que é construção sustentável acontece, a sua importância começa a ser percebida de forma intuitiva, mas é sempre bom frisar para que mais construtores tomem consciência da sua importância.

A globalização e o crescimento da população, fez com que mais recursos naturais fossem utilizados para que todas as demandas fossem atendidas. Diante desse cenário, os órgãos ambientais começaram a perceber, através de algumas projeções, que se nenhuma ação fosse tomada, esses recursos poderiam acabar, sendo esse um dos principais motivos do surgimento das campanhas de preservação.

Quando ocorre a aplicação das ações de preservação ambiental dentro da construção civil, é possível perceber uma diminuição de resíduos, racionamento de água e energia, além do aumento da aplicação das políticas de reciclagem.

Todo o conjunto de informações apresentadas podem ser entendidas como uma exemplificação da importância da construção sustentável.

Quais os passos para uma construção sustentável acontecer?

 

O primeiro passo para que uma construção sustentável aconteça será a conscientização do construtor. A partir desse ponto, todas as etapas serão norteadas para que a obra aplique as ações de preservação do meio ambiente.

Veja alguns passos que são utilizados em uma construção sustentável:

  • Estudo prévio sobre a área onde a obra será realizada, para que áreas verdes possam ser mapeadas e preservadas;
  • Realização de um projeto arquitetônico que priorize a utilização, mesmo depois da obra acabada, de ventilação e iluminação natural;
  • Seleção de materiais de forma criteriosa. Dessa maneira, será possível levantar quais os tipos de materiais sustentáveis existentes e também como será feito a separação dos resíduos gerados;
  • Utilização de mecanismos que garantam uma economia de água;
  • Criação de um canteiro de obra sustentável, podendo englobar reutilização de material, economia energética até a separação correta dos materiais;

Como já foi falado no início do texto, as características de uma construção sustentável podem mudar conforme a obra e também os métodos construtivos utilizados. Mas, o ponto base será sempre a preservação ambiental.

Como a Queveks pode auxiliar neste processo

Assim como você, após a leitura do texto, a Queveks também entende a importância que uma construção sustentável tem para o meio ambiente. Por isso, todas as suas linhas de produtos seguem um padrão de fabricação sustentável.

As matérias-primas utilizadas para a fabricação das resinas são feitas no próprio laboratório da empresa, onde eles possuem total controle dos processos, utilizando sempre elementos naturais.

 Toda essa conscientização durante a fabricação das resinas, faz com que os seus produtos sejam biodegradáveis, não inflamáveis, não corrosivos e não tóxicos, além da não geração de resíduos ou dejetos.

Utilizar os produtos da Queveks é ter a garantia de que o meio ambiente está sendo preservado.

Queveks
07/01/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!