Queveks Fórmulas Concentradas
14/07/2021

Assim como os elementos construtivos, as ferramentas utilizadas na construção também precisam de cuidados especiais para que a vida útil delas seja prolongada e não necessite de troca ou reparos durante a execução da obra.

​Dessa forma, é preciso que os construtores criem boas práticas de conservação e armazenamento das ferramentas de construção. Mas será que existem alguns padrões a serem seguidos? A resposta é sim e é sobre isso que o presente artigo irá tratar. 

Qual a importância de conservar as ferramentas de construção?

Todo material e ferramenta da construção apresentam uma vida útil que determina um prazo sobre a utilização até que elas possam começar a apresentar problemas. Por mais que seja evidente que nada dure para sempre, ainda é possível encontrar caminhos para prolongar o tempo de uso e assim trazer muitos benefícios para o usuário.

Entre os benefícios, pode-se citar a economia financeira. Quem trabalha com construção sabe que muitas dessas ferramentas apresentam um valor elevado para a compra e que quase toda obra apresenta um orçamento específico para a compra. Dessa forma, todas as ações que visam a conservação desses elementos farão com que o construtor economize com reparos ou compras para a reposição. 

Além disso, preservar o bom funcionamento dessas ferramentas fará com que a obra mantenha a qualidade da execução. Assim, a edificação também não sofrerá com possíveis paralizações devido a ineficiência destes elementos essenciais para o andamento das etapas construtivas.  

Como conservar as máquinas e ferramentas de construção?

Para fazer a perfeita conservação das máquinas e ferramentas de construção será preciso separá-las por categorias. Assim, ficará claro quais medidas podem ser tomadas para cada tipo de peça ou máquina. 

Veja abaixo as boas práticas que podem ser aplicadas em cada modelo:

Ferramentas de metal

Nesta categoria estão inclusos os materiais que apresentam o metal em sua composição, tais como: chave de fenda, parafusos, colheres de pedreiro, talhadeira, martelos e outros. 

O primeiro passo então é ter uma rotina de limpeza após o uso dessas ferramentas. De um modo geral, elas entram em contato com elementos e materiais da obra que acabam ficando impregnados nas peças. 

Após o uso, deve-se fazer uma limpeza completa, retirando qualquer resíduo que esteja preso na ferramenta. Feito isso, basta secá-las e armazená-las em locais arejados para que elas possam ser utilizadas novamente. 

Lembrando que esse tipo de ferramenta acaba se deteriorando caso não seja utilizada, então, aconselha-se o uso de óleos anticorrosivos a cada seis meses caso a ferramenta ficar parada por um longo período. 

Equipamentos elétricos

Aqui entram as ferramentas elétricas como furadeiras, serras, marteletes e outros. O ideal então é que após o uso elas sejam armazenadas na própria caixa em que elas estavam no momento da compra. 

Essas caixas são preparadas para realizar uma perfeita proteção das peças, preservando as suas funções. Mas é sempre importante lembrar de realizar uma limpeza antes de guardá-las, sendo que pode ser utilizado pincéis de cerdas e até um compressor removedor de resíduos. 

Ferramentas de pintura

Os pincéis, rolos, broxas e outros materiais utilizados nas etapas de pinturas são bastante afetados com o uso, pois eles estão em constante contato com a tinta. Diante disso, é imprescindível que seja feito uma limpeza imediatamente após o uso, utilizando papel ou pano para retirar o excesso. É preciso ficar atento na hora de tirar o excesso, pois o líquido utilizado vai de acordo com os componentes do material utilizado, como por exemplo:

Quando se utiliza ferramentas com tintas à base de solventes, a limpeza deve ser feita com solvente mineral. Agora, as tintas à base de água, pode-se lavar normalmente com água e também com sabão. Por fim, elas devem passar pelo processo de secagem que pode ser feito com a utilização de panos macios. O armazenamento precisa ser em locais arejados.

A betoneira tem algum cuidado especial?

Por mais que a betoneira possa entrar na parte elétrica, ela apresenta cuidados especiais após o uso. Conheça o passo a passo para realizar a limpeza e também o seu armazenamento:

Primeiramente, ela deve ser desconectada da energia;

Agora, será preciso retirar todos os resíduos que estejam grudados no seu interior;

Deve-se então colocar um balde de água e de brita limpa, ligando a betoneira por aproximadamente três minutos;

As pedras irão fazer uma limpeza mais profunda na betoneira;

Por fim, basta retirar os elementos de dentro da betoneira e armazená-la em algum local coberto, sem esquecer de deixar a sua boca virada para baixo.

Esse cuidado final serve para que a água termine de escorrer e também para que nenhum animal entre dentro do equipamento. Vale lembrar que a cada três meses é preciso engraxar todos os seus componentes para que o bom funcionamento continue. 

Todos os cuidados citados farão com que a sua construção seja executada com mais qualidade, além de diminuir os gastos com troca ou reparo das ferramentas de construção. 

Queveks
14/07/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!