Queveks Fórmulas Concentradas
08/01/2021

O concreto é um dos materiais mais utilizados dentro da construção civil brasileira. As suas características físicas são fundamentais para que as etapas, principalmente as que envolvem a composição da estrutura, sejam realizadas com segurança.

Ele é formado pela mistura de cimento, areia, pedra britada ou pedregulho e água. O seu traço será determinado de acordo com as características finais de utilização, lembrando sempre que os padrões normativos deverão ser seguidos.

O concreto, formado pela mistura citada, apresenta uma elevada resistência à compressão, porém, quando o material está sujeito a forças opostas, conhecida como tração, ele não possui uma boa resistência. Por esse motivo, a utilização de armaduras de ferro em conjunto com o concreto é vista como a melhor solução, formando o material mais resistente que existe.

A construção civil apresenta dois tipos de concreto bastante utilizado, o concreto armado e protendido, mas que apresentam características físicas e de utilização diferentes. Continue a leitura e entenda melhor sobre eles.

Qual a diferença entre concreto armado e protendido?

 

A principal diferença está relacionada às condições em que a armadura é empregada, no interior das peças, e também na forma de execução e utilização, como já falado. Entenda um pouco mais sobre as diferenças conhecendo as características de cada tipo:

  • Concreto armado

O concreto armado leva este nome devido ao recobrimento das armaduras. Elas são colocadas em posições onde os esforços de tração são maiores, para que ao receberem as cargas, possam resistir tanto as forças de tração quanto de compressão.

Este tipo de concreto é mais barato, quando comparado com o segundo tipo, protendido, e a sua aplicação acontece, em maior escala, em obras onde a aplicabilidade se apresenta de forma menos complexa. Porém, ele também não é descartado para construções de grande porte, podendo ter uma associação com demais modelos estruturais.

  • Concreto protendido

Este tipo também apresenta a armadura como parte da composição, entretanto, no seu interior, também são empregados fios e cabos que irão ter a função de armadura ativa. Este conjunto de armaduras ativas serão tracionadas, sendo que essa ação poderá ser feita antes ou até mesmo após a concretagem.

Todo esse esforço fará com que a peça estrutural consiga suportar os esforços causados por grandes vãos, além de ter a possibilidade de utilização de seções mais reduzidas, possibilitando uma maior compatibilização com o projeto arquitetônico.

O concreto protendido é bastante utilizado em obras mais complexas, como pontes e viadutos, onde a estrutura tem a necessidade de vencer vãos grandes, como já apresentado. Lembrando que a execução do concreto protendido terá uma necessidade de uma equipe especializada para realizar os processos de protensão, onde a utilização de equipamentos será necessária. Os custos são mais elevados, porém a estrutura será mais resistente.

Quais as vantagens de cada tipo?

Foi possível perceber, através da apresentação das características individuais de cada tipo, que tanto o concreto armado quanto o protendido, apresenta funções específicas e que podem trazer vantagens para as construções.  Mas é claro que cada tipo também irá apresentar pontos positivos únicos e que podem ser estudados na hora da elaboração do projeto estrutural.

O concreto armado apresenta como principal vantagem a sua facilidade de preparação, quando comparado ao protendido. Ele não possui a necessidade de ser feito por intermédio de uma mão de obra qualificada e também atende uma grande diversidade de obras.

Outro ponto, que também já foi citado, é em relação aos valores, onde a utilização do concreto armado, envolvendo mão de obra e material, na maioria dos casos, apresenta uma demanda financeira menor.

A principal vantagem do concreto protendido é em relação a sua execução, pois a tração da armadura ativa faz com que a estrutura apresente uma maior resistência, trazendo uma grande segurança para a obra.

Essa característica faz com que a estrutura apresente menores chances de fissuração e deformação, além de proporcionar uma maior liberdade nos projetos arquitetônicos, onde o arquiteto terá a possibilidade de criar projetos mais ousados.

Como os produtos da Queveks pode auxiliar a preparação do concreto?

Como foi falado, os dois tipos possuem características individuais que envolvem a preparação e também a execução, porém, a utilização de produtos ou resinas no preparo pode trazer vantagens para os dois tipos.

A Queveks possui uma linha de produtos que são fabricados pensando sempre na economia que eles podem gerar para a obra e também nas questões que envolvem o aumento da segurança.

Veja alguns exemplos de resinas da Queveks e entenda, através das suas características, como elas podem ser úteis:

  • Veda Concreto

O Veda concreto é uma ótima resina para quem busca um concreto com maior resistência e um aumento na impermeabilização. Ele irá fazer com que o fator água/cimento seja diminuído, ponto importante para que a resistência seja aumentada, sendo indicado para obras como lajes, alicerces, piscinas, reservatórios e outros.

Outro ponto positivo é a possibilidade de economia de material, pois apenas 1 litro do produto pode substituir 20 litros dos impermeabilizantes convencionais, precisando utilizar somente 100ml pra cada 50kg de cimento.

Para saber mais sobre o produto, basta clicar aqui.

  • Seca Rápido

O Seca rápido é uma resina direcionada para aquelas obras que necessitam de agilidade durante a execução das etapas que envolvem o concreto. Ele foi feito para que o tempo de pega e endurecimento de argamassas e concreto seja reduzido. O Seca Rápido irá realizar a função citada sem interferir na resistência final da mistura, proporcionando uma ótima economia de tempo.

Ele é ideal para locais que não possuem a possibilidade de isolamento e também para aqueles que necessitam de uma rápida liberação para que as próximas etapas não sejam prejudicadas.

Para saber mais sobre o produto, basta clicar aqui.

A Queveks é uma empresa que está sempre em busca de fabricar produtos que tragam utilidade para a obras, sem a necessidade de prejudicar a segurança da construção.

 

Queveks
08/01/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!