Queveks Fórmulas Concentradas
29/09/2020


Cada etapa de uma obra é caracterizada por ramificações, divididas em fases, servindo como norte para que cada passo da execução do projeto seja feito da maneira correta. O acabamento da alvenaria irá envolver alguns passos distintos que merecem uma atenção especial, visando sempre a diminuição das chances de aparecimento das patologias. 
As etapas que envolvem esse processo são duas, sendo elas: chapisco, e reboco, onde cada uma apresenta uma função distinta dentro do desenvolvimento como um todo. Visando um melhor entendimento, veja uma breve explicação sobre as etapas citadas e logo depois, detalhadamente, entenda o que é reboco e quais são os tipos existentes:

  • Chapisco 


Após a finalização de toda a alvenaria, inicia-se então a fase de acabamento. O chapisco, primeira etapa a ser executada, pode ser caracterizado como a primeira argamassa que entrará em contado direto com os tijolos ou blocos da parede. Após a sua aplicação, a parede apresentará, propositalmente, um aspecto mais áspero e poroso, servindo como base para que as próximas camadas ganhem aderência, aumentando a segurança e consistência dos elementos. 
É comum encontrar quatro tipos de chapiscos, sendo eles: convencional, industrializado, chapisco rolado e chapisco com brita. Cada um poderá ter um desempenho, então o construtor deverá avaliar qual a sua real necessidade antes da escolha.

O que é reboco e quais são os tipos existentes? 


A partir do entendimento da etapa anterior, pode-se chegar ao óbvio e entender que o reboco seja a etapa final do acabamento da alvenaria com a utilização de argamassa. 
O reboco, por ser a camada final do revestimento, terá a função de deixar a superfície lisa e plana, para que os serviços de pinturas possam ser executados com qualidade. Por mais que possa existir variações entre as regiões do país e também nas formas de execução.
A NBR 13749, apresenta valores mínimos aceitáveis para as espessuras finais do revestimento, englobando chapisco, e reboco, confira:

  • Parede interna: 5 mm ≤ e ≤ 20 mm
  • Parede externa: 20 mm ≤ e ≤ 30 mm
  • Tetos internos e externos: e ≤ 20 mm.

 

A norma ainda informa que ao surgir a necessidade de aplicar revestimentos com espessuras superiores às indicadas, será necessário cuidados especiais para que a aderência seja garantida.  

Reboco e sua composição

Durante muito tempo, os construtores utilizavam a composição de cimento, areia e cal, porém com o avanço dos estudos e também com a descoberta de novos produtos capazes de intensificarem diversos aspectos de sua funcionalidade, muitas práticas ficaram inviáveis. 
A cal, componente utilizado no passado, pode ser um bom exemplo de elemento que caiu em desuso após o surgimento de aditivos e suplementos que são capazes de trazer muito mais benefícios para a argamassa de reboco.
Para o melhor entendimento, conheça um pouco mais sobre os aditivos utilizados atualmente e conheça o Veda Reboco, produto que acumula diversos pontos positivos tanto para a trabalhabilidade técnica do reboco quanto para o aspecto visual final. 


Reboco com aditivos e suplementos

Os aditivos e suplementos deverão ser adicionados aos demais elementos essenciais para a mistura da argamassa. A dosagem deverá ser feita de acordo com as indicações do fabricante, para que eles possam agir da maneira correta, intensificando, dentro da normalidade, as propriedades comuns do reboco.
A escolha dos aditivos deve sempre ser feita através de fabricantes que apresentem um bom histórico de qualidade, como é o caso da Queveks.
A empresa possui mais de 30 anos de atuação no mercado, sendo pioneira na produção de produtos líquidos que podem agir como substitutos da cal, mostrando assim a sua seriedade e inovação. Os diversos produtos oferecidos pela empresa são voltados para as melhorias dentro da construção civil, podendo ter como exemplo, o Veda Reboco. 


Veda Reboco


O Veda reboco é conhecido pela sua função 3 em 1, pois além de trazer um reforço indispensável nas questões de impermeabilização do reboco, ele possui o poder de ativar propriedades plastificantes e também faz o trabalho de intensificar a liga entre os componentes. 
Devido a esses três pontos principais citados, o produto também será capaz de diminuir as chances de aparecimento de trincas e fissuras, evitar imperfeições indesejadas no acabamento e ainda ajudar nas questões de economia de insumos. 
Para entender mais sobre as suas funções e benefícios, basta clicar aqui.
Considerações finais
Ter o conhecimento e o entendimento sobre as etapas do revestimento de alvenaria e mais especificamente, o que é o reboco, fará com que o planejamento e a execução da sua obra sejam feitos de uma forma mais clara.

Quer conhecer melhor a linha completa de produtos da Queveks? Clique aqui e descubra como podemos facilitar o seu trabalho!

Queveks
29/09/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!