| Queveks Fórmulas Concentradas
19/11/2021

A impermeabilização é uma etapa de extrema importância para a construção. Ela protege a estrutura e ainda evita que algumas manifestações patológicas apareçam. Por isso, ter um projeto e um acompanhamento rigoroso dessa fase da obra fará toda a diferença para a qualidade e segurança da edificação.

As caixas d´água, por exemplo, são elementos que estão em contato direto com água. Nesse caso, a impermeabilização não pode ser uma escolha, mas uma exigência. Diante disso, o presente artigo vai aprofundar um pouco mais sobre essa proteção, mostrando os problemas causados pela infiltração e também a importância de investir na impermeabilização.

Por que ocorrem problemas de infiltração nas caixas d’água?

A caixa d´água é um elemento essencial de uma construção, pois ela armazena a água e também apresenta as tubulações que fazem a distribuição de água para a edificação.

Os problemas de infiltração na caixa d’água ocorrem, de um modo geral, pela falta de manutenção. É preciso que pelo menos uma vez ao ano seja feita uma inspeção para verificar se não existe nenhum problema aparente. Além disso, a limpeza também é fundamental para evitar tanto problemas de infiltração quanto para prevenir o surgimento de doenças, como a dengue.

Mas, apesar da manutenção e limpeza serem importantes, a ineficiência de impermeabilização também é vista com uma das principais causas do aparecimento de patologias decorrentes da não vedação correta da estrutura.

Quais são os problemas mais comuns causados pela infiltração na caixa d’água?

Quando a impermeabilização não acontece ou é ineficiente, alguns problemas podem surgir, fazendo com que a caixa d’água traga perigos para a construção. Abaixo estão duas das principais patologias que podem ocorrer quando a água consegue entrar nos vazios da estrutura:

  • Carbonatação

Sabendo que os problemas de infiltração ocorrem quando a água encontra vazios na estrutura, é evidente que a passagem da água por esses vazios fará com que esses espaços aumentem. Além disso, a umidade também agiliza esse processo. O aumento dessas passagens na estrutura do reservatório é uma porta de entrada para o gás carbônico, formando carbonatos a partir de uma reação que ocorre com os hidróxidos presentes no concreto.

A carbonatação diminui o PH do concreto, fazendo com que a armadura perca sua proteção, ocasionando a corrosão das armaduras, que é o segundo problema que será explicado a seguir.

  • Corrosão das armaduras

O aço é um material que, quando em contato com a água, oxida e acaba corroendo toda ou parte da armadura. Essa reação faz com que elas acabem perdendo suas funções estruturais, colocando a construção em risco.

O problema maior acontece quando a laje está apoiada diretamente na laje, o que é considerado um erro de acordo com as exigências normativas. Caso a laje também não esteja protegida, é comum que o problema seja expandido.

Por que investir na impermeabilização? Qual a importância e os benefícios?

Toda construção deve contar com um bom projeto de impermeabilização e incluir, obviamente, a caixa d’água. A impermeabilização desta área é importante porque as caixas são elementos que estão em constante contato com água.

Dessa forma, é preciso proteger a estrutura para que esses reservatórios continuem funcionando de forma adequada e sem trazer risco para a construção e também para os moradores.

Assim, é de extrema importância que os construtores invistam na impermeabilização das caixas d’águas e façam a manutenção, pelo menos uma vez ao ano, como falado anteriormente.

Incluir essa proteção nas etapas construtivas pode trazer muitos benefícios, como a entrega de uma obra segura e a diminuição das chances de ocorrerem retrabalhos que podem trazer muitos prejuízos financeiros.  

O indicado é que um responsável técnico possa identificar as características da estrutura, o local em que ela será instalada e então definir qual o tipo de impermeabilização será indicado para realizar a proteção.

Conheça o Top Lastic Queveks

A Queveks apresenta uma linha completa de produtos que otimizam os processos construtivos. Entre os produtos está o Top Lastic. Ele é uma argamassa bi-componente cimentícia e flexível.

O ponto positivo da sua utilização é que ele é o único produto do mercado que é capaz de substituir a manta asfáltica por um custo mais reduzido. O construtor que optar pelo seu uso também contará com uma facilidade de aplicação quando comparado à manta.

O Top Lastic também aumenta a resistência, reduz o tempo de processo e é indicado para superfícies em geral, tais como: vigas baldrames, lajes, caixas d’água, sistemas e outros.

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o produto e faça com que a sua obra seja entregue com qualidade e segurança.

Queveks
19/11/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!