Queveks Fórmulas Concentradas
21/05/2021

Impermeabilização em muro de arrimo: como fazer?

Toda a construção tem elementos estruturais que são essenciais para manter a edificação. A segurança dessas estruturas depende de alguns fatores, sendo a realização de uma boa impermeabilização um deles.

Uma obra que apresenta estruturas com ineficiência de técnicas que impeçam a ação da água tem grandes chances de serem impactados pelo surgimento de patologias que podem trazer danos que diminuem a vida útil da construção.

O muro de arrimo é um exemplo de elemento estrutural que tem a necessidade de receber todo o cuidado e proteção contra os agentes que podem diminuir a sua eficiência. Diante disso, é muito importante entender como funciona a impermeabilização em muro de arrimo para que nenhum problema aconteça.

O que é muro de arrimo?

O muro de arrimo é uma estrutura que tem como finalidade estabilizar encostas e servem, principalmente, para realizar a contenção de terras e água. Ele será fundamental para evitar deslizes e é utilizado, basicamente, em terrenos em declive.

 Ele deve ser dimensionado de acordo com as características do local, onde o seu cálculo será feito de acordo com as cargas que ele terá que suportar. Ele é feito verticalmente e é apoiado em fundações que também darão suporte para a composição da estrutura.

O material utilizado para a sua construção pode variar, podendo ser utilizado concreto armado, alvenaria ou outros elementos especiais como madeira. Tudo dependerá do tipo de construção e também do local em que ele será construído.

Ele é muito importante para a segurança da obra, por isso é imprescindível que o seu cálculo seja feito por um profissional habilitado. Sem esquecer-se de seguir as recomendações normativas, onde é incluída a impermeabilização.

Quais são os tipos?

Existem dois tipos principais de muros de arrimo e a escolha pela utilização, como já explicado, dependerá das condições gerais da construção.

Veja mais detalhes sobre os dois tipos:

  • Muro de arrimo por gravidade

O seu formato tem semelhança a um triângulo retângulo e ele se apresenta de forma contínua no solo e sobre a fundação. Como o próprio nome já diz a sua ação de contenção ocorrerá a partir do seu próprio peso, que terá uma força de atrito com o solo.

O seu formato é ideal para conter os esforços horizontais e é muito utilizado em desníveis pequenos ou médios.  Ele pode ser feito de concreto simples ou armado, além de blocos de pedra, alvenaria de tijolo, gabiões e até pneus usados.

Muro de arrimo por flexão

O muro de arrimo por flexão é mais esbelto e o seu formato é em “L”, o que faz com que os empuxos sejam resistidos por flexão. O seu equilíbrio ocorre devido ao seu peso apoiado sobre a sua base.

Eles conseguem atingir alturas maiores do que 5 metros e, quando necessário, eles são ancorados com tirantes que são alocados em sua base.  Essas características fazem com que ele seja um pouco mais caro e é amplamente utilizado em obras de drenagem.

Por que a impermeabilização em muro de arrimo é importante?

Como falado, o muro de arrimo é um elemento estrutural que faz com que as obras fiquem seguras contra deslizamentos e desmoronamentos. Diante disso, é muito importante que a sua proteção contra a ação da água seja feita.

Quando a água entra em contato com a superfície de um muro não impermeabilizado, é comum que ela penetre nos vazios e entre com contato com a armadura. Isso pode causar um enfraquecimento das peças e, consequentemente, diminuir a sua função estrutural.

Essa diminuição pode comprometer a segurança de toda a obra, podendo causar acidentes ou danos que pesarão bastante no orçamento.

Como é feita a impermeabilização?

Por se tratar de uma estrutura bastante importante, será preciso seguir corretamente os passos para que a proteção não seja ineficiente.

O primeiro passo será a escolha do material que será utilizado. Existem muitos produtos que otimizam a proteção e eles podem ser utilizados para deixar o muro ainda mais protegido. Após a escolha do impermeabilizante, deve-se preparar a superfície para receber a proteção.

Feito todo o preparo, inicia-se então o processo de imprimação. Ele será ideal para dar aderência ao produto que será aplicado. Por fim, aplica-se o impermeabilizante.

Lembrando sempre que a fundação também deve ser impermeabilizada. Outro ponto que também deve ser levado em consideração é se a impermeabilização ocorrerá onde há pressão positiva ou negativa, também entendido como lado interno e externo da estrutura.

Independentemente da escolha, o processo será basicamente o mesmo, podendo exigir uma proteção mecânica, caso o impermeabilizante seja aplicado onde há pressão positiva.

A escolha do produto será fundamental para a garantia de proteção da estrutura. A Queveks tem uma linha completa de resinas que são direcionadas para o aumento da proteção durante a impermeabilização.  

O construtor também terá uma economia de material, pois além de priorizar a segurança, os produtos da Queveks também proporcionam uma redução no orçamento das construções.

Queveks
21/05/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!