| Queveks Fórmulas Concentradas
17/09/2021

Todas as etapas são importantes e precisam ser executadas com eficiência para que a obra mantenha a qualidade. Porém, a impermeabilização da laje é vista com uma das fases fundamentais para que a segurança de toda a edificação seja preservada.

Mas você sabe por que este procedimento é tão importante para a vida útil e também para a segurança da construção?

Continue a leitura e descubra mais sobre a impermeabilização das lajes, os benefícios e também quais são os problemas futuros que podem aparecer em caso de ineficiência ou inexistência dessa fase de proteção.

Por que impermeabilizar a laje?

A laje, estruturalmente falando, apresenta como principal função o recebimento das cargas que serão transferidas para os pilares e as vigas, além de ajudar na proteção e controle térmico dos ambientes.

De um modo geral, as lajes, principalmente as externas, são propensas a sofrerem com as intempéries e também com o uso inadequado da edificação. Diante dessas informações, é evidente que ela precisa ser protegida para que todas as suas funções sejam mantidas e nenhum problema estrutural grave aconteça.

Saiba que muitas obras entregues apresentam problemas na laje devido à infiltração, que fazem com que a habitação fique inviável. Assim, é de extrema importância que esta etapa da construção seja feita seguindo todos os padrões normativos e um projeto de impermeabilização.

Tipos de impermeabilização da laje

Hoje em dia, com o avanço dos produtos e das técnicas construtivas, é possível encontrar múltiplas formas de realizar a proteção da estrutura. Porém, é possível definir os tipos existentes em dois sistemas que serão explicados a seguir:

  • Impermeabilização rígida

A impermeabilização rígida é utilizada, geralmente, em locais que não estão expostos e que não apresentam muita movimentação da estrutura. É muito usada em fundações, porém, em alguns tipos de lajes também podem servir como proteção.

O ideal é que a estrutura em que ela será utilizada não esteja exposta a intempéries como chuva, sol ou o calor do ambiente. Assim, a estrutura da laje não movimentará e o impermeabilizante rígido escolhido fará efeito.

  • Impermeabilização flexível

Os impermeabilizantes que fazem parte do sistema flexível são aqueles destinados a serem utilizados em estruturas que apresentam uma movimentação estrutural. Grande parte das construções utilizam este tipo em lajes, sejam elas internas ou externas.

O fato se dá porque as estruturas das lajes, ao receberem as cargas e também os agentes externos como chuva e sol, acabam se movimentando. Em resumo, este tipo de impermeabilizante vai proteger a estrutura mesmo que ela se movimente.

Quais os benefícios?

Impermeabilizar a laje pode trazer inúmeros benefícios para os moradores e também para os construtores. O primeiro deles é a proteção que a construção terá após a execução desta etapa.

As camadas protetoras impedirão que a água entre em contato com os elementos internos da estrutura, eliminando ou diminuindo as suas funções estruturais. Essa proteção garantirá que a vida útil da obra seja prolongada e também dará uma segurança maior para os moradores.

Outra vantagem é em relação aos custos com reparos e manutenção. Quando uma laje não é impermeabilizada ou apresenta ineficiência na proteção, é comum que os moradores tenham que realizar reparos para que a estrutura seja mantida. Essas pequenas obras podem trazer grandes prejuízos financeiros, evidenciando mais uma vez a importância da impermeabilização.

Por fim, uma laje impermeabilizada também pode assumir a função de terraço. A sua proteção fará com que ela possa ficar exposta ao ambiente, dando a oportunidade dos moradores a utilizarem como uma área de lazer externa.

Mas é claro que para que isso aconteça é preciso, além da impermeabilização, que a estrutura esteja preparada para este tipo de uso.

Conheça os problemas que podem ser evitados com a impermeabilização da laje

A não impermeabilização da laje pode trazer muitos problemas para a estrutura da construção. A água, quando entra em contato com os elementos estruturais, pode causar danos graves e, algumas vezes, irreversíveis.

Uma das reações que acontece quando a água entra em contato com os elementos internos da estrutura é a corrosão das armaduras. Este problema faz com que o aço se expanda, ocorrendo um descolamento das camadas protetoras.

Essa exposição faz com que a estrutura perca cada vez mais as suas funções, deixando a laje inviável para o uso. Além disso, a não criação de uma barreira para a umidade faz com que aumente as chances do aparecimento de fungos e mofos que podem trazer danos também para a saúde dos moradores.

A Queveks apresenta o Top Lastic

A Queveks tem uma linha completa de produtos que ajudam a otimizar os processos construtivos, incluindo a impermeabilização.

O Top Lastic é uma argamassa bi-componente cimentícia e flexível. O seu diferencial é que ele é o único produto do mercado que é capaz de substituir a manta asfáltica, ou seja, o construtor irá ter um gasto menor sem perder a proteção eficiente.

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o produto e entenda melhor como ele pode ser útil para impermeabilizar a sua obra.  Saiba mais

Queveks
17/09/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!