| Queveks Fórmulas Concentradas
03/12/2021

Os problemas de infiltração estão entre os que mais trazem prejuízos para uma construção. As patologias oriundas da passagem da água pelos vazios da estrutura podem danificá-la, além de prejudicar a estética do ambiente. Por isso, impermeabilizar deve ser uma etapa importante em toda construção.

Mas será que a impermeabilização na construção tem prazo de validade? Quais são os fatores que podem contribuir para que a vida útil dos elementos que compõem o sistema de impermeabilização diminua?

Continue a leitura e tire todas as dúvidas em relação a esse assunto.

Por que a impermeabilização é importante?

É certo que uma construção estará em contato com a água em algum momento, seja pela chuva, limpeza e até por ser um elemento construtivo que tenha que reservar a água para distribuir para toda a edificação.

Desse modo, é evidente que vedar os vazios da estrutura é uma necessidade, pois quando a água entra em contato com os componentes da estrutura, ela pode causar reações que fazem com que algumas funções sejam reduzidas.

Para exemplificar, vamos imaginar que uma casa tenha sido feita sem a preocupação de ter um sistema de impermeabilização aplicado em pontos específicos da construção. A água, ao encontrar os vazios, penetrará e entrará em contato com a armadura. Esse contato pode fazer com que os ferros percam as suas funções estruturais, colocando toda a construção em risco.

Além disso, uma infiltração também pode ocasionar o surgimento de mofos e fungos que podem trazer doenças respiratórias para os usuários e afetar a estética da residência.

Quanto tempo dura a impermeabilização?

É muito difícil estipular o tempo exato que uma impermeabilização irá durar, porque existem muitos sistemas que podem ser aplicados e também o modo como a construção é usada também tem influência.

Para que você possa ter uma noção, alguns estudos mostram que uma impermeabilização simples pode durar cerca de 7 anos. Os processos que apresentam uma tecnologia maior ou materiais mais resistentes podem durar até 10 anos. Porém, como explicado, tudo dependerá das condições em que esse sistema está inserido e também em como ele foi aplicado.

É importante entender que uma construção necessita de manutenções para que a sua vida útil aumente.

Quais fatores diminuem a vida útil de uma impermeabilização?

Já se sabe que a manutenção e inspeção constantes da construção e, especialmente, da impermeabilização é uma forma de protegê-la contra os possíveis problemas causados pelas infiltrações. Mas saiba que existem algumas práticas que fazem com que a vida útil desses sistemas de proteção diminua e é bom ficar atento para que esses erros não sejam cometidos.

Veja os principais fatores que contribuem para diminuição da vida útil da impermeabilização:

  • Escolha errada do sistema de impermeabilização

As múltiplas opções existentes no mercado podem fazer com que o construtor fique confuso na hora da escolha e acabe por definir o sistema errado. É preciso entender que os tipos diferentes de impermeabilização são direcionados para locais diferentes.

Muitas vezes, a impermeabilização escolhida para proteger a laje não será a mesma para a piscina. Tudo dependerá do projeto, das condições em que o espaço estará sujeito e também das características do local.

A maioria dos produtos e materiais impermeabilizantes disponíveis vêm com especificações de uso e é de extrema importância segui-las.

  • Não tratamento das juntas de dilatação

As juntas de dilatações precisam existir para que a estrutura possa aliviar as tensões, possibilitando que elas se movimentem sem comprometer as suas funções. Sabendo disso, é preciso ficar atento na hora de tratar essas juntas e protegê-las contra a ação da água.

Escolher uma impermeabilização rígida, por exemplo, não será o adequado para essa região, pois os movimentos podem romper a camada protetora, abrindo espaço para que a água penetre na estrutura.

  • Falhas na execução

Assim como existem muitos sistemas, também há diversas formas e padrões de impermeabilizar uma obra. Quando uma construção não apresenta uma equipe preparada para realizar esta função, é comum que o trabalho fique ineficaz, aumentando as chances de a impermeabilização não ser suficiente.

A parte positiva é que muitos produtos do mercado não necessitam de uma mão de obra qualificada, como é o caso da linha Queveks. Eles são fáceis de serem aplicados e garantem a perfeita proteção da obra.

Produtos Queveks

A Queveks tem uma lista de produtos que otimizam a impermeabilização das obras. Como destaque, pode-se citar o Top Lastic. Ele é uma argamassa bi-componente cimentícia e flexível, sendo o único do mercado capaz de substituir a manta asfáltica.

Você terá a oportunidade de ter um produto que otimizará a impermeabilização da sua obra e ainda não terá tanto gasto como quando se utiliza a manta. Além disso, ele aumenta a resistência, reduz o tempo de aplicação e é indicado para várias superfícies, tais como: vigas baldrames, lajes, caixas d’água e outros.

Aproveite para conhecer mais detalhes sobre o produto e diminua as chances de aparecer problemas de infiltração na sua obra.

Queveks
03/12/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!