Queveks Fórmulas Concentradas
07/05/2021

A impermeabilização é uma das etapas mais importantes da construção. Será por meio dela que a obra ficará protegida contra os problemas causados pelas infiltrações e umidades excessivas.

Por mais que a sua importância seja bastante difundida entre os construtores, ainda é possível encontrar dúvidas em relação aos dois principais tipos: impermeabilização rígida e flexível.

Então se você tem alguma dúvida sobre os modelos de impermeabilização citados, continue a leitura e veja mais detalhes sobre eles.

O que é impermeabilização rígida?

A impermeabilização rígida é composta de materiais que apresentam baixa porosidade e grande estanqueidade, porém, são menos flexíveis. Essa falta de flexibilidade faz com que eles não suportem as movimentações térmicas e também as cargas mecânicas.

Tem-se como exemplos as argamassas impermeáveis e polimérica. Elas possuem um alto poder de criação de barreiras contra a água, entretanto, não são adequadas para áreas expostas e sujeitas à movimentação.

Quais os benefícios da impermeabilização rígida?

Obviamente, o principal benefício da impermeabilização rígida é a capacidade de proteção que ela promove, garantindo que a construção tenha menos chances de sofrer com o aparecimento de manifestações patológicas.

Mas além dessa capacidade protetora, os impermeabilizantes rígidos também são fáceis de aplicar e não necessitam, na maioria dos casos, de mão de obra especializada. O valor para a aplicação e aquisição dos materiais também são mais baixos, o que é uma vantagem para o orçamento da obra.

Onde aplicar?

Devido à sua baixa capacidade de suportar as movimentações e também as cargas, é indicado que esse tipo de impermeabilização seja aplicado em ambientes internos ou que não estejam expostos ao sol.

O indicado é utilizar em estruturas que não estejam sujeitas à fissuração ou grandes deformações, tendo como exemplo:

  1. Poços de elevador;
  2. Subsolos;
  3. Baldrames;
  4. Áreas internas;
  5. Muros de arrimos.

Frisando que cada obra apresenta características únicas e a definição do tipo de impermeabilização deverá ser feito após um estudo técnico.

O que é impermeabilização flexível?

Como o próprio nome já diz, a impermeabilização flexível é composta por uma alta resistência às movimentações estruturais e vibrações. Elas podem e devem ser aplicadas em locais que apresentam grandes chances de sofrerem fissuração e que estão expostas aos agentes nocivos do ambiente, como a luz solar e a chuva.

Pode-se ter como exemplos os materiais impermeabilizantes formados por elastômeros e polímeros. A maleabilidade encontrada nesses elementos faz com que eles sejam bastante resistentes às movimentações e esforços mecânicos. Tem-se a manta asfáltica como um dos impermeabilizantes flexíveis mais utilizados nas construções.

Quais os benefícios?

Os benefícios da impermeabilização flexível também giram em torno da proteção dos ambientes contra os problemas causados pela infiltração. Porém, ela também apresenta uma grande vantagem, já citada, que é a possibilidade de suportar as movimentações.

Tudo isso faz com que ela consiga proteger áreas externas e que apresentam altas possibilidades de sofrerem com fissuração devido às movimentações das estruturas. Além disso, esse tipo também apresenta uma grande diversidade de produtos que podem ser aplicados, o que proporciona proteções específicas para as áreas.

Onde aplicar a impermeabilização flexível?

Como falado, a sua alta resistência faz com que ela seja indicada para lugares que estejam expostos e propensos ao aparecimento de trincas e fissuras.

Veja alguns exemplos de locais onde a utilização da impermeabilização flexível é indicada:

  1. Lajes em geral;
  2. Reservatórios de água;
  3. Terraços;
  4. Estacionamentos;
  5. Piscinas;
  6. Jardins.

Vale lembrar mais uma vez que cada cosntrução é única e a escolha pelo tipo de impermeabilização deve ser feita após um estudo detalhado sobre as áreas em que o impermeabilizante será aplicado. Conte sempre com um apoio técnico para que a escolha seja realizada da maneira correta.

Quais problemas podem ocorrer caso seja utilizado um tipo de impermeabilização inadequada?

A escolha pela impermeabilização correta deve ser uma prioridade. Caso ela seja feita de forma aleatória e sem um estudo técnico, é provável que a sua eficiência seja diminuída.

Vamos supor que você tenha utilizado um impermeabilizante rígida em uma área onde a movimentação térmica e vibração são constantes. É provável que com o passar do tempo, a barreira de água criada seja danificada e a estrutura da construção acabe ficando exposta aos riscos.

As manifestações patológicas podem trazer danos estruturais para a edificação, apesentando também riscos para a saúde dos usuários. Veja alguns exemplos de problemas que uma impermeabilização ineficiente pode trazer:

  • Corrosão das armaduras;
  • Eliminação da camada de concreto responsável pela proteção das armaduras;
  • Aparecimento de mofo;
  • Deslocamento de peças que compõe o revestimento;
  • Danos estéticos.

A lista apresenta apenas uma parcela dos inúmeros problemas que a falta ou a ineficiência de impermeabilização pode causar.

A Queveks possui uma linha completa de produtos que irão otimizar os processos de impermeabilização da sua obra. Todos eles foram fabricados seguindo os padrões normativos e garantem a segurança e a qualidade da sua construção.

Conheça todos os produtos que a Queveks tem a oferecer.

Queveks
07/05/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!