Queveks Fórmulas Concentradas
05/07/2021

A impermeabilização é uma das etapas mais importantes da construção. Saiba que grande parte dos problemas que ocorrem nas obras tem ligação direta ou indireta com as infiltrações.

Para que evitar o surgimento de manifestações patológicas decorrente da presença de umidade, é preciso ficar atento aos procedimentos e também ao momento exato de aplicar os produtos que irão proteger toda a estrutura da construção.

Mas qual é o momento exato de impermeabilizar? Para responder esta pergunta, vamos fazer um estudo um pouco mais a fundo sobre os processos de proteção, mostrando os benefícios da impermeabilização e também quais são os melhores momentos para a aplicação dos impermeabilizantes.

Qual a fase ideal para realizar os processos de impermeabilização?

É muito comum que alguns construtores tenham dúvidas em relação ao momento ideal de realizar a impermeabilização. O primeiro ponto a ser falado é que cada obra apresenta características únicas, então, cada projeto será executado de acordo com as especificações do responsável técnico.

Diante disso, é comum encontrar construções que utilizam técnicas ou sequências diferentes da aplicação dos impermeabilizantes. Porém, apesar dessa diversidade construtiva, ainda é possível levantar algumas fases em que a impermeabilização é indispensável, como por exemplo:

  • Fundação

A utilização de impermeabilizantes nesta etapa é essencial para que toda a estrutura fique protegida. Alguns solos podem apresentar umidade que podem danificar a fundação e demais elementos construtivos, além de manchar pisos e paredes.

Você já deve ter visto manchas, bolhas e descolamento da pintura perto do rodapé, certo? Saiba que grande parte desse problema vem da umidade do solo, que entra em contato com uma fundação não impermeabilizada.

  • Impermeabilização de lajes

É muito importante que seja feito um projeto de impermeabilização das lajes. O produto escolhido deve ser aplicado antes de iniciar o processo de assentamento do piso cerâmico. Essa proteção fará com que os revestimentos durem mais tempo, diminuindo as chances de eflorescências, infiltração para o interior da estrutura e o surgimento de trincas e fissuras.

  • Impermeabilização de piscinas

As piscinas devem ser impermeabilizadas com produtos adequados e antes do revestimento ser colocado. É preciso escolher impermeabilizantes resistentes, onde o seu uso seja direcionado para áreas que vão estar em contato com água de forma constante.

Vale ressaltar que existem outras etapas que também precisam ser impermeabilizadas. Cabe ao construtor consultar o projeto de impermeabilização e então executar conforme os padrões normativos.

Quais são os principais benefícios?

Além de todos os pontos positivos citados, ainda é possível listar mais alguns benefícios que a impermeabilização pode trazer para a obra. Confira:

  • Evita o surgimento de manifestações patológicas

Como falado, a infiltração é um dos principais motivos para o surgimento de algumas manifestações patológicas que danificam as estruturas. Em uma estrutura de concreto armado, por exemplo, a água pode entrar em contato com a armadura de aço e diminuir as suas funções estruturais.

  • Preservação da estética

Quando a água percorre os vazios das estruturas sem que nenhuma barreira seja criada, o aparecimento de mofo, trincas e fissuras acabam sendo uma realidade. Por mais que essas manifestações possam apresentar perigo aos usuários, a preocupação maior será a estética.

A construção passa a assumir um aspecto velho, podendo até trazer problemas de saúde para os moradores.

  • Aumento da vida útil da construção

Uma construção bem protegida e executada seguindo todos os padrões normativos de impermeabilização tem, evidentemente, uma vida útil elevada. Este fato está ligado ao que já foi dito, pois a diminuição do aparecimento de patologias e a preservação da estética são essenciais para que uma construção dure por mais tempo.

  • Economia

Mesmo que boa parte dos construtores acreditem que incluir as etapas de impermeabilização nas obras possa aumentar o valor gasto com a construção, saiba que este é um erro muito grande.

Ao realizar os processos de impermeabilização, a obra ficará protegida e os reparos futuros serão reduzidos. É muito comum que construções novas e não impermeabilizadas apresentem problemas logo nos primeiros anos de uso, sendo que muitas vezes o valor do reparo é muito maior do que o da proteção prévia.

Conheça os impermeabilizantes Queveks

A Queveks entende a importância de utilizar produtos de qualidade em todas as etapas construtivas. Ela tem então uma linha completa de aditivos que podem ser usados de diversas maneiras e em praticamente todas as fases da construção.

Eles foram fabricados a partir de materiais de qualidade elevada, fazendo a perfeita sintonia entre eficiência e economia.

Aproveite para conhecer toda a linha de produtos da Queveks e descubra como é possível otimizar diversos processos da construção, sempre mantendo a segurança tanto durante a execução da obra quanto depois durante o uso.

Clique aqui e descubra as características de cada um!

Queveks
05/07/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!