Queveks Fórmulas Concentradas
31/05/2021

A infiltração na garagem do prédio é um evento muito recorrente nas edificações. Os motivos que fazem com que esse problema aconteça podem ser muitos e a as ações para resolver devem ser feitas rapidamente.

Quando esse tipo de infiltração é deixado de lado, as chances do aparecimento de patologias aumentam e o edifício pode apresentar sérios riscos estruturais.  Mas será que é possível identificar o problema e resolver antes que seja tarde? Continue a leitura e descubra o que pode ser feito.

Infiltração na garagem do prédio: quem é o responsável?

O primeiro passo para resolver o problema de infiltração é identificar quem será o responsável por buscar apoio técnico para solucionar a situação

Quando alguma adversidade desse tipo acontece em prédios ou edificações que apresentam várias unidades e, especificamente, em áreas comuns, o condomínio será o responsável por resolver. Então, nesse caso, o síndico deverá agir.

A partir da descoberta do problema, o síndico deve entrar em contato com uma empresa especializada para que uma análise seja feita e então os reparos possam ser iniciados.

Quais são as medidas preventivas?

A principal forma de prevenção para que problemas de infiltração não aconteçam começa, obviamente, na construção. Todas as etapas construtivas devem contar com um eficiente sistema de impermeabilização, fazendo com que os elementos estruturais e demais pontos do edifício sejam protegidos.

Outro ponto que também serve como ação preventiva são os cuidados durante o uso da construção. Os usuários devem manter a preservação da garagem e caso ocorra alguma reforma, um responsável técnico deve acompanhar todos os passos. São recorrentes os casos em que algumas reformas aconteçam nas áreas comuns, em andares superiores ao da garagem, e que acabem danificando a impermeabilização existente. Esse fato pode ocasionar um problema futuro de infiltração.

Por fim, os edifícios precisam passar por inspeções constantes. Os prédios e demais residências também possuem vida útil, então a realização de laudos e inspeções frequentes farão com que problemas possam ser evitados antes mesmo deles se tornarem patologias que coloquem em risco a segurança da construção.

Por que a infiltração na garagem ocorre?

De um modo geral, as infiltrações ocorrem quando a água consegue penetrar os vazios existentes nos elementos estruturais, como o concreto. Geralmente, as lajes de garagem utilizam o concreto armado para a sua construção, então, esse material é composto por vazios.

Dessa forma, quando a água encontra esses espaços, ela acaba percolando e invadindo as peças estruturais, trazendo danos que fazem com que a segurança da construção seja diminuída.

Outro ponto que também pode ser destacado é o fato de que muitos projetos acabam colocando piscinas e demais elementos decorativos que são feitos com água, no piso superior ao da garagem e sem uma camada protetora. Tudo isso aumenta ainda mais as chances das infiltrações aparecerem.

Todos os motivos citados e que levam o aparecimento de infiltrações na garagem podem ser evitados com a utilização de um sistema de impermeabilização adequado e bem executado.

Como são feitos os reparos de impermeabilização em garagens de prédio?

Apesar dos inúmeros métodos e sistemas de impermeabilização, o mais utilizado ainda é a manta asfáltica. O motivo pode estar ligado à sua característica flexível, fazendo com que seja ideal para locais com grandes movimentações e impactos.

O primeiro passo será identificar o problema. A infiltração pode ocorrer de forma lenta, então qualquer sinal anormal que a laje apresentar, pode ser um alerta de que algo errado está acontecendo.

Após a identificação de pontos que, aparentemente, apresentem infiltração, deve-se então chamar um engenheiro para a realização de um laudo técnico para estudar melhor a origem do problema.

Com o laudo feito, o condomínio terá a responsabilidade de contratar uma empresa especializada para tentar realizar os reparos. Em muitos casos, os problemas são pontuais e podem ser resolvidos com a utilização de algumas resinas flexíveis. Porém, é possível que a água infiltrada já tenha causado danos maiores, sendo necessária a realização de toda a impermeabilização do local.

Lembrando que em muitos casos também é preciso realizar um reforço ou reparo estrutural, pois a água trouxe danos que fizeram com que a estrutura perdesse parte das suas funções.

Piso não é impermeabilização: conheça os produtos Queveks

Por mais que a impermeabilização já esteja bem difundida no país, ainda existem alguns construtores que acreditam que os pisos podem ser utilizados como substitutos das camadas protetoras de água.

Os revestimentos podem ajudar a proteger a estrutura contra as infiltrações, porém, eles não são 100% eficientes. É preciso realmente que exista uma camada protetora para que toda a construção permaneça em segurança.

A Queveks tem uma linha de resinas que são capazes de realizar toda essa proteção, podendo até substituir a manta asfáltica. Todos os produtos foram produzidos com base em padrões normativos, não são tóxicos e ainda conseguem trazer uma economia para a obra.

Conheça agora toda a linha da Queveks.

Queveks
31/05/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!