Queveks Fórmulas Concentradas
24/11/2020

A construção civil, assim como outros setores, está em constante evolução e muitos componentes utilizados, estão caindo em desuso. Um dos motivos pode ser o aparecimento de resinas que são capazes de potencializar as misturas, dando mais segurança e praticidade aos processos construtivos.

A facilidade do manuseio que esses produtos possuem e os resultados positivos que eles apresentam, está fazendo com que os construtores não pensem duas vezes na hora da escolha. 

A inserção de cal na argamassa pode ser um ótimo exemplo de práticas que estão deixando de ser utilizadas. Por mais que o seu uso e seus benefícios tenham sido amplamente explorados, as resinas vêm apresentando uma maior viabilidade em relação aos demais elementos.

Mas será que ainda é preciso utilizar cal na argamassa? Para que ocorra um melhor esclarecimento sobre o assunto, é necessário entender um pouco mais sobre as argamassas existentes, conhecendo os tipos e a suas propriedades.

Entenda agora o que é argamassa e conheça os principais tipos

De uma forma básica, a argamassa pode ser entendida como uma mistura homogênea, contendo um ou mais aglomerantes, agregados miúdos e a água, podendo ou não ter a utilização de resina. Devido a sua grande versatilidade, a argamassa pode ser dividia em alguns tipos e utilizada em várias etapas da obra.Confira abaixo:

  • Assentamento: as argamassas de assentamento podem ter como exemplo de utilização, a união dos blocos cerâmicos ou de concreto. Essenciais para o levantamento das alvenarias.
  • Revestimento: são aquelas misturas utilizadas na formação do reboco, emboço e chapisco. Lembrando que os traços podem variar dependendo do tipo de revestimento.
  • Rejuntamento: misturas utilizadas para que ocorra o preenchimento do vão entre as peças cerâmicas, protegendo-as das infiltrações e também evita que as peças se soltem.

Existe um outro tipo de argamassa, denominada como “colante”. Ela serve para o assentamento de pisos cerâmicos, pedras e porcelanato, sendo encontradas em três tipos distintos: AC-I, AC-II e AC-III. Esta divisão foi feita para que o construtor possa identificar o local de utilização, além de ter a possibilidade de diferenciar as suas propriedades. Veja uma breve explicação sobre os três tipos apresentados:

  • AC – I: este tipo de argamassa tem o seu uso recomendado para os ambientes internos, podendo ser utilizada tanto em ambientes secos quanto molhados.
  • AC – II: ela pode ser utilizada tanto em ambientes externos quanto internos, pois é possuidora de propriedades que são capazes realizar a absorção das variações de temperaturas e também da umidade.
  • AC – III: devido ao seu alto poder de aderência, este terceiro tipo é muito indicado para ser usado em fachadas, onde os pisos necessitam vencer a força da gravidade juntamente com os agentes nocivos do ambiente.

Agora já é possível entender de fato o que é argamassa e como a sua variedade pode ser utilizada em várias etapas da obra.

Ainda é necessário utilizar cal na argamassa?

Como já falado, a utilização de produtos que intensificam as propriedades da argamassa vem fazendo com que alguns elementos da mistura, caiam em desuso.

A adição de cal nos elementos da mistura da argamassa, tem como finalidades, principalmente, a trabalhabilidade, a aderência e também o aumento do rendimento. Não se pode negar que é possível alcançar esses resultados com a sua utilização, entretanto, os produtos existentes são capazes de intensificar ainda mais essas propriedades.

O construtor, antes da utilização das resinas, deve fazer uma pesquisa para que o produto escolhido seja realmente capaz de trazer benefícios para a sua obra, não esquecendo de seguir os passos indicados pelo fabricante. Quando todas as orientações são seguidas e a escolha do produto é feita da maneira correta, a utilização de cal nas argamassas, não será mais necessária.

A Queveks possui uma linha de produtos que são essenciais para atender as constantes necessidades de uma obra, tendo o Veda Reboco, como exemplo ideal de resina capaz de intensificar e substituir os efeitos que a cal tem na mistura da argamassa, além de otimizar a impermeabilização.

Veja como o Veda Reboco pode ser útil para a sua obra

O Veda Reboco, assim como toda a explicação do presente artigo, é uma resina que apresenta características que são capazes de reagir com os elementos da argamassa e intensificar algumas propriedades. Quando se opta pela sua utilização, o uso de cal na argamassa é eliminado, melhorando também a plasticidade da massa.

Os benefícios do seu uso vão muito além da simples eliminação de um elemento da mistura, pois a sua reação com os demais compostos, são capazes de trazer muitos outros benefícios, confira:

  • Tem o poder de eliminar o aparecimento de trincas e fissuras;
  • Aplicação leve e macia;
  • Acaba com as imperfeições nas superfícies dos revestimentos, como as ondulações;
  • Economiza insumos de pintura;
  • Aumenta a impermeabilidade, ajudando a evitar o aparecimento de manifestações patológicas relacionadas aos problemas de umidade e infiltração;
  • O produto apresenta risco zero de intoxicação durante a sua utilização.

O uso do Veda Reboco é bastante diverso, podendo ser utilizado em revestimentos de paredes internas e externas, reservatórios, túneis e piscinas. Todas as orientações necessárias para a aplicação estarão descritas na embalagem do produto, facilitando ainda mais o seu uso.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre os benefícios que o Veda Reboco pode trazer para a sua obra, basta clicar neste link. Além de obter mais informações sobre a resina, você ainda poderá ter informações de outros produtos da Queveks que servirão para a sua obra.

Queveks
24/11/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!