Queveks Fórmulas Concentradas
13/12/2020

A construção civil apresenta diversos procedimentos bases que são necessários para que os processos construtivos possam continuar. As etapas que compõe o revestimento, chapisco, emboço e reboco, podem ser bons exemplos, pois cada tipo tem a sua importância no resultado final.

Na etapa exemplificada, as três camadas serão fundamentais para que a alvenaria fique no ponto exato para receber o acabamento, como é o caso da pintura e também das peças cerâmicas. Dessa forma, quando uma das três ações base de revestimento é executada de forma incorreta, o acabamento pode ser comprometido.

Para melhor entender a importância dos processos, o presente artigo irá explicar, detalhadamente, o que é chapisco, como ele é feito e qual a sua real importância para uma obra. Continue a leitura e entenda como ele é uma etapa indispensável para manter a qualidade final de uma construção.

O que é chapisco e qual a sua função principal?

Como já falado, o chapisco pode ser considerado uma das partes das camadas do revestimento da alvenaria. Ele é aplicado antes do emboço e do reboco, servindo como preparação para que as duas últimas camadas consigam ter aderência e resistência suficiente para receber o acabamento final.

A sua composição é formada por areia média ou grossa e cimento, seguindo o traço 1:3 e ele deve ser aplicado em até 2 horas após os elementos terem contato com a água, formando a mistura do chapisco. Lembrando que pode haver variações dependendo da região de aplicação.

A sua principal função é a de proporcionar sustentação, como já apresentado, aos demais elementos que irão compor o revestimento (emboço e reboco). A superfície áspera criada pela aplicação do chapisco, faz com que o atrito entre as camadas seja maior, proporcionado então um aumento da fixação do reboco.

Como é feita a aplicação do chapisco?

Assim como todas as fases construtivas, a primeira etapa da aplicação do chapisco é a preparação. Esta fase preliminar vai desde o preparo da mistura do chapisco até a ação de deixar a superfície pronta para receber a argamassa.

Então, primeiramente, os elementos citados devem ser misturados juntamente com a água, que pode ser adicionada aos poucos até que a massa ganhe um aspecto que facilite a aplicação. Feito isso, é aconselhável que a alvenaria seja levemente umedecida, pois dessa forma o chapisco ganhará ainda mais aderência ao bloco.

O lançamento da argamassa de chapisco deve ser feito a uma distância de 50 cm, em média, para que ela possa realizar uma boa fixação na parede. A espessura final deve ficar compreendida entre 3mm até 6mm. Recomenda-se que o tempo de espera para a aplicação das outras camadas seja de três dias.

Para entender melhor as etapas que envolvem o revestimento da alvenaria, veja também uma breve explicação sobre as camadas subsequentes:

  • Emboço

O emboço é a camada que virá logo após a aplicação do chapisco, claro que respeitando o tempo indicado após a aplicação. A sua principal função é dar início aos fechamentos dos poros e também ajuda na impermeabilização da alvenaria. 

  • Reboco

O reboco é a etapa final do revestimento da alvenaria, antes do acabamento. Ele é o responsável por nivelar a superfície, deixá-la lisa e preparada para a pintura, além de melhorar ainda mais a impermeabilização.

Tanto o preparo quanto a execução do chapisco ou das outras etapas citadas, devem seguir os padrões normativos, fazendo com que a qualidade e segurança da obra sejam mantidas.

Queveks e produtos que são capazes de otimizar os processos

O chapisco, assim como as outras camadas do revestimento, podem receber produtos ou resinas que são capazes de intensificar ainda mais as suas funções. A Queveks possui uma linha ideal de produtos para que os processos construtivos ganhem um plus na segurança, na praticidade e também na qualidade final da obra.  

O Liquifort é uma resina da Queveks que tem como função principal a intensificação da aderência do chapisco na alvenaria. Além desse benefício e por ser um produto altamente concentrado, ele é capaz de apresentar um alto rendimento quando comparado com os demais.  

Veja outras funções do Liquifort:

  • Aumento da adesividade e maciez da massa;
  • Proporciona uma maior elasticidade;
  • Diminuição do aparecimento de trincas e fissuras;
  • Ideal para ser utilizado nas massas de revestimentos para o teto;
  • Não possui características tóxicas, o que faz com que ele possa ser utilizado sem trazer risco ao construtor.

Em alguns casos, quando a superfície apresentar boas características de aderência, a aplicação do produto na argamassa pode eliminar a necessidade de aplicação do chapisco. Frisando que ele também pode ser utilizado nas argamassas de assentamento de pisos e azulejos, melhorando ainda mais a aderência das peças.

Para entender melhor como o Liquifort pode triplicar o rendimento, a praticidade e a qualidade da sua obra, basta clicar aqui.

Queveks
13/12/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!