Queveks Fórmulas Concentradas
25/11/2020

As argamassas são elementos essenciais para a realização de algumas etapas de uma obra. Diante disso, é muito importante que a sua composição contenha os materiais corretos e que assuma algumas características essenciais para manter a qualidade do processo.

Já se sabe que cada etapa pode exigir que a massa tenha aspectos diferentes e que atenda determinadas funções, porém, a plasticidade é uma característica que pode ser útil nos diversos processos de aplicação da argamassa.

Mas quais serão os principais benefícios para a obra quando a massa apresenta uma boa plasticidade? Continue a leitura e descubra, além da resposta do questionamento citado, quais etapas a plasticidade da massa se apresenta de forma indispensável.

O que é plasticidade da argamassa?

Antes de entender a importância da plasticidade, devemos compreender quais são os elementos que compõe a argamassa. Basicamente, a mistura é composta por aglomerantes, agregados e água, lembrando que a cal, depois da popularização do uso de aditivos, está caindo em desuso.

Todos os elementos citados são capazes de fazer com que a massa pronta, quando dosada da maneira correta, atinja altos níveis de condições de trabalho, podendo ser compreendidos em:

  • Trabalhabilidade;
  • Compacidade;
  • Consistência;
  • Boa capacidade de aderência;
  • Durabilidade;
  • Altos níveis de resistência;
  • Plasticidade;

Dentre os itens citados, pode-se destacar dois que são essenciais para que a argamassa mantenha a sua qualidade, sendo eles: consistência e plasticidade, onde o último é um dos mais importantes e é o que vamos detalhar.

Os níveis de plasticidade da argamassa, no passado, eram atingidos através da utilização da cal, mas, como já falado, o aparecimento de resinas que intensificam essa característica, está sendo mais utilizada devido aos inúmeros benefícios.

Quando se fala em plasticidade, pode-se entender como a capacidade da mistura pronta sofrer processos de deformações sem que aconteça uma ruptura, além de estar diretamente ligado a trabalhabilidade da massa.

Por esse motivo, é muito importante que a plasticidade seja uma prioridade na hora de preparar a mistura da argamassa, seguindo os padrões estabelecidos na hora da preparação e escolha dos materiais.

A importância da plasticidade e trabalhabilidade da argamassa para as superfícies

A trabalhabilidade da argamassa tem ligação direta com a sua plasticidade, então quando uma massa se apresenta de forma não plástica, a qualidade final do processo tem uma queda. Para entender melhor essa concordância entre as duas características (trabalhabilidade e plasticidade) veja alguns detalhes positivos que uma massa plástica pode trazer para dois tipos comuns de argamassas:

  • Assentamento

As argamassas de assentamento são aquelas utilizadas para a colocação de piso e blocos cerâmicos. Quando uma massa apresenta uma boa plasticidade, é comum que a sua capacidade de aderência e resistência sejam aumentadas, características essenciais para um bom assentamento.

Outro ponto importante que deve ser ressaltado sobre a plasticidade da massa, é em relação a sua capacidade de aumentar a impermeabilidade da mistura, ajudando a evitar, no caso do assentamento de piso, a exsudação da água que é uma das principais causas de eflorescência.

  • Revestimento

Quando se fala em revestimento de alvenaria, os três principais tipos que vem a mente são: chapisco, reboco e emboço. Independente do tipo, a plasticidade também será indispensável para que a massa possa assumir algumas funções básicas que garante a qualidade e segurança da obra.

Além da capacidade de aumentar a impermeabilização, como já apresentado, a plasticidade faz com que a massa fique com um aspecto mais flexível, o que é essencial na hora de revestir a alvenaria. Além dos benefícios já citados, é bom lembrar que quando a massa apresenta essa característica plástica, o acabamento fica mais fino e com uma qualidade elevada.

Todos os benefícios citados comprovam que a plasticidade faz com que a argamassa aumente a sua trabalhabilidade, mas é sempre importante frisar que o uso da resina correta será essencial para que todos os pontos positivos citados, possam ser usufruídos.

O Liquikal, da Queveks, é um bom exemplo de produto que apresenta inúmeras vantagens para as misturas de argamassa.

Conheça o Liquikal e entenda como ele irá otimizar as características da massa

Os produtos desenvolvidos pela Queveks possuem um amplo processo de estudo antes da fabricação, para que realmente a sua utilização traga benefícios para as diversas etapas da obra.

O Liquikal é um bom exemplo de resina que garante muitas vantagens para algumas fases da construção. O produto é um substituto da cal, onde além da plasticidade, pode trazer muitos outros benefícios, confira:

  • Diminui os gastos com materiais;
  • Eliminação de trincas e fissuras;
  • Aumenta o grau de impermeabilidade;
  • Melhora o acabamento evitando o surgimento de ondulações e deformações nas superfícies;
  • Melhora a flexibilidade e trabalhabilidade da massa;

A sua aplicação pode ser feita tanto em revestimentos de paredes (internas e externas) quanto no assentamento de blocos cerâmicos. Não perca tempo com produtos que não apresentam um alto teor de qualidade e que não garantam a segurança da sua obra. Para saber mais sobre o Liquikal  clique aqui e veja mais informações a respeito do produto.

 

Queveks
25/11/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!