Queveks Fórmulas Concentradas
04/03/2021

Medir a consistência do concreto é fundamental para verificar as suas características básicas de trabalhabilidade. Esse processo pode ser feito por meio do Slump Test, onde as disposições normativas serão o parâmetro.

Por mais que esta prática seja uma exigência, muitas construções acabam deixando o teste de lado, podendo trazer alguns riscos que envolvem a segurança da obra.

Grande parte do concreto usinado é entregue após a realização do teste, porém, fazê-lo no canteiro de obra pode servir como comprovação. Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre essa medição e também veja como o teste é realizado.

O que de fato é o Slump Test?

Uma das características principais que o concreto deve ter é a trabalhabilidade. Ela será importante para entender como ele irá agir no momento da aplicação, tendo influência direta na qualidade da mistura e também no seu adensamento.

Para que um concreto consiga atender essas exigências e atingir uma boa resistência, a sua consistência deve estar dentro da norma, sendo nesta questão que o Slump Test irá atuar.

Ele irá mostrar uma prévia sobre o comportamento do concreto antes de ser utilizado nas peças estruturais. Dessa forma, o construtor poderá identificar se a mistura irá atender ou não as exigências definidas para compor a estrutura da construção.

Como falado, ele pode ser feito tanto na obra quanto nas indústrias de concreto. O ideal é que ele seja feito assim que o concreto chegar na obra e isso vale tanto para o concreto usinado quanto para o preparado no canteiro de obra.

Como a consistência do concreto influencia na sua resistência?

Para entender um pouco melhor a importância de ter os parâmetros da consistência do concreto, será preciso conhecer a sua influência na resistência.

Existem alguns critérios que são determinantes para aumentar ou diminuir a consistência, então, quando um deles não estiver agindo de acordo com o esperado, é comum que o Slump Test apresente resultados desfavoráveis.

O fator água/cimento é um deles, pois o grau de umidade da mistura tem um grande poder de atrapalhar a trabalhabilidade e demais características que são indispensáveis para que o concreto possa ser utilizado com segurança.

Quanto maior a relação água/cimento menor a resistência e, consequentemente, o Slump Test apresentará resultados que fogem do padrão estabelecido.

Como fazer o Slump Test?

Sabendo da sua importância, chegou o momento de entender como o Slump Test pode ser feito. Lembrando mais uma vez que concretos usinados, de uma forma geral, são entregues com todas as informações necessárias, porém, realizar um teste de confirmação será uma boa prática.

Em primeiro lugar, o construtor deverá realizar uma programação para a realização do teste, pois ele deve ser feito imediatamente após o concreto chegar na obra, como já falado.

Então, deve-se reservar um tempo dentro do cronograma de concretagem. Feito esse planejamento, o teste terá um resultado mais preciso. Agora, basta seguir os seguintes passos:

  • Deve-se deixar o tronco de cone preparado para receber o concreto, sendo que ele precisa estar posicionado em uma superfície plana;
  • Tendo o material separado, será preciso separar uma amostra de concreto para a análise;
  • A quantidade separada de concreto será colocada dentro do tronco de cone até que, primeiramente, 1/3 dele seja preenchido;
  • O concreto utilizado deverá ser adensado por meio de 25 golpes, fazendo com que a mistura seja distribuída. É importante frisar que esse adensamento deve ser feito a cada preenchimento;
  • Após todo o preenchimento e adensamento, o molde será retirado lentamente;
  • Feito toda a retirada, o tronco de cone deverá ser colocado, com a base menor voltada para o chão, ao lado do concreto;
  • Compara-se então a diferença de altura do concreto e do molde ou tronco de cone;
  • O valor da diferença será o abatimento ou Slump.

Com todo o procedimento executado, o construtor deverá verificar se o valor encontrado está dentro da norma de utilização.

Quais são os valores recomendados?

O concreto testado irá apresentar uma taxa de variação e ela deve estar de acordo com o local onde ele será aplicado. Para cada aplicação ele terá que apresentar uma consistência e trabalhabilidade.

Para entender melhor sobre esses valores, veja a tabela retirada da ABNT NBR 8953:2015:

Classe

Abatimento (mm)

Aplicações

S10

10 ≤ A ≤ 50

Concreto extrusado, vibroprensado ou centrifugado.

S50

50 ≤ A < 100

Alguns tipos de pavimentos e de elementos de fundações.

S100

100 ≤ A < 160

Elementos estruturais com lançamento convencional do concreto.

S160

160 ≤ A < 220

Elementos estruturais com lançamento bombeado do concreto.

S220

≥ 220

Elementos estruturais esbeltos ou com alta densidade de armaduras.

Fonte: ABNT NBR 8953:2015

Lembrando que o Slump Test não se aplica a concretos autoadensáveis.

Como os produtos da Queveks podem ajudar a melhorar as características do concreto?

A Queveks é composta por uma linha de produtos que otimizam as características dos elementos da obra, como a trabalhabilidade e resistência do concreto.

As resinas irão agir juntamente com os elementos da mistura,melhorando as suas características e fazendo com que o concreto consiga atingir os padrões normativos. Para entender um pouco mais, basta entrar na página oficial dos produtos.

Você entenderá como eles poderão ajudar nos processos construtivos e ainda trazer uma economia para a sua obra. 

Queveks
04/03/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!