| Queveks Fórmulas Concentradas
14/03/2022

Para que uma obra seja executada com qualidade e eficiência é preciso que ela siga, perfeitamente, todas as etapas da construção civil. Por mais que existam diferentes modelos e métodos construtivos, existem fases da obra que seguem padrões estabelecidos pelas normas e também pelo projeto a ser executado.

Além disso, é importante conhecer os materiais que podem ser utilizados em cada etapa, assim como produtos que ajudam a intensificar as funções dos elementos usados. Desse modo, o presente artigo dará detalhes sobre cada etapa da obra, mostrando os materiais que podem ser usados e os produtos que ajudarão a elevar ainda mais a segurança e a qualidade da execução.

Conheça as etapas da construção civil

As etapas da construção que serão apresentadas a seguir serão expostas a partir de uma obra padrão, pois a variedade de projetos existentes pode fazer com que algumas fases sejam modificadas. Porém, ter o entendimento dessas fases é fundamental para compreender a usabilidade de produtos otimizadores.

Veja como as fases de uma obra pode ser dividida:

Definição do local da construção

O primeiro ponto é a definição do local da construção. Esta fase é repleta de estudos, incluindo o mapeamento do bairro e também as características do terreno. É uma fase muito importante, pois será neste terreno que a residência ou ponto comercial será instalado e ser utilizado por um longo período.

É sempre bom identificar, caso seja uma obra residencial, a infraestrutura do local, se existem escolas, comércio e fácil acesso a esses pontos, além de verificar a possibilidade de uma alta valorização da área, caso o morador pense em realizar a venda no futuro.

Elaboração do projeto

Com a ajuda de um arquiteto e engenheiro civil, chega o momento da elaboração do projeto. Ele terá como base os desejos do cliente, as características do terreno e as leis da região. É comum que cada cidade apresente leis próprias que podem limitar alguns projetos, por isso o profissional deve ficar atento a elas para não ocorrer multas ou problemas que envolvem a regularização do imóvel.

Preparo do terreno

Com todos os projetos prontos, inicia-se então o preparo do terreno para que a obra possa ser erguida. Nesta etapa da construção, os construtores realizam a terraplanagem, fazendo cortes e aterros quando necessário.

Também é possível que exista a necessidade de a construção de um muro de arrimo para não haver deslizamentos de terra.  Será nesta fase que o futuro morador terá uma visão mais clara sobre as dimensões do terreno.

Demarcação e fundação

A partir do momento que o terreno estiver pronto e no nível estipulado em projeto, é iniciado as demarcações, onde é incluído o terreno, as áreas que dividem a casa e a fundação.  Este procedimento funciona como um gabarito do que será construído.

Feito isso, os construtores podem iniciar a construção da fundação. Esta fase da obra é diversa e tudo dependerá do tipo de fundação escolhida. Um ponto importante é que seja feita a impermeabilização de toda a base da construção para evitar que futuros problemas de umidade aconteçam.

Alvenaria e elementos estruturais

A alvenaria e os demais elementos estruturais têm início após a finalização da fundação. Seguindo o alinhamento do projeto, erguem-se as alvenarias e também os pilares e vigas que serão necessárias para a sustentação.

É claro que é sempre bom ressaltar que cada obra pode utilizar métodos diferentes, como é o caso da alvenaria estrutural em que a sustentação independe, na maioria dos casos, de vigas e pilares. O importante é que esta etapa seja bem executada, seguindo o projeto e utilizando os materiais de construção adequados.

Instalações elétricas e hidráulicas

Os pontos da rede elétrica e hidráulica já devem ser colocados com a alvenaria e também, quando for o caso, do piso e contrapiso. Dessa forma, os responsáveis pela rede terão apenas que passar a fiação e dar acabamento nos pontos de hidráulica.

A atenção será a principal aliada nesta etapa da construção, pois qualquer erro pode fazer com que seja preciso quebrar paredes, aumentando o tempo de execução da obra.

Cobertura

Feito todas as etapas anteriores, inicia-se a construção da cobertura, que pode incluir a concretagem das lajes e instalação do telhado, que requer o madeiramento, colocação das telhas, rufos, além da impermeabilização.

É indicado também que a caixa d’água seja colocada após a cura da laje e antes da instalação do telhado, mas cada obra pode ter o seu processo.

Acabamentos e revestimentos

Por fim, os acabamentos e revestimentos. Talvez esta seja uma das fases mais delicadas da obra. É hora de pintar, assentar pisos e revestimentos, metais, ferragens e todos os elementos que fazem com que a construção seja funcional e habitável.

O construtor também deve ficar atento aos materiais utilizados nesta fase para evitar o surgimento de patologias.

Produtos que podem ser utilizadas nas fases da construção

Como explicado, a escolha dos materiais de construção tem um papel fundamental na qualidade da entrega da obra. Por isso, contar com produtos otimizadores pode ajudar ainda mais na segurança e integridade da construção.

Por mais que muitos profissionais estejam utilizando esses produtos, ainda existem muitas dúvidas em relação ao momento exato de uso e também sobre quais os benefícios que eles podem trazer. Para facilitar, separamos uma lista com três produtos da Queveks indicados para todas as etapas da construção.

Veja com mais detalhes:

Veda Reboco

Este produto é ideal para impermeabilizar massas e rebocos de pega normal. A sua utilização elimina as chances do aparecimento de trincas, fissuras ou canais contínuos. Ele pode ser usado em várias etapas da obra, como assentamentos e revestimentos de paredes.

Saiba mais

Veda Concreto

Ele é fundamental para proporcionar um aumento da resistência do concreto, moldando estruturas mais fortes e duráveis. Isso acontece porque os seus componentes fazem com que o fator água/cimento seja diminuído. Além disso, ele também apresenta uma função impermeabilizante, indicado para lajes, fundações, piscinas e outros.

Saiba mais

Top Lastic

O Top Lastic é o produto ideal para deixar a obra segura contra a umidade, sendo o único do mercado capaz de substituir a manta asfáltica. Ele é uma argamassa bi-componente cimentícia e flexível, podendo ser utilizado em vigas baldrames, lajes, caixas d’água, sistemas e outros.

Aproveite para conhecer toda a linha de produtos da Queveks.

Queveks
14/03/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!