Queveks Fórmulas Concentradas
30/06/2021

A construção civil pode trazer muitos riscos aos trabalhadores. Diante disso, a utilização de equipamentos de proteção ou EPIs são fundamentais para que a segurança dos trabalhadores seja mantida.

De acordo com dados da Previdência Social, as construções apresentam o segundo maior número de acidentes no trabalho. Tudo isso tem reflexo nas atividades que os funcionários das obras exercem.

Para que o número de acidentes seja reduzido, é preciso que os responsáveis pelas obras exijam a utilização de equipamentos de segurança, pois o uso aliado a medidas de prevenção fará com que todos fiquem protegidos.

Apesar dos inúmeros modelos e categorias de EPIs, existem alguns que podem ser vistos como os principais. Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre a importância desses equipamentos.

EPIs para a construção civil: tipos existentes

Como falado, existem inúmeros equipamentos que visam a proteção dos trabalhadores, entretanto, pode-se dividi-los em duas categorias, sendo elas:

  • Equipamentos de Proteção individual (EPIs)

Os EPIs são os mais conhecidos e são aqueles destinados ao uso individual. Eles irão proteger os trabalhadores contra os riscos a sua segurança e saúde. Eles devem ser utilizados quando as medidas protetivas coletivas não são suficientes ou inexistentes.

  • Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs)

Os EPCs podem ser entendidos como dispositivos ou equipamentos instalados no ambiente de trabalho que possuem a finalidade de proteger todos os trabalhadores da construção. As normas regulamentadoras dos equipamentos de proteção coletivo são: NR-4, NR-10, NR-12 e NR-33.

Conheça os principais tipos de EPIs e EPCs

Para um melhor entendimento sobre esses equipamentos, conheça agora os principais EPIs e EPCs utilizados na obra:

  • Principais EPIs
  1. Capacetes de segurança

Os capacetes são indispensáveis para proteger a cabeça contra os choques e impactos que podem ser causados por queda de materiais ou colisões inesperadas. Eles devem ser utilizados em todas as etapas construtivas.

  1. Máscaras de proteção

As movimentações de terra e também os materiais que são utilizados na construção civil podem ser nocivos à saúde do trabalhador. A poeira e os produtos químicos podem causar doenças respiratórias.

  1. Abafadores ou protetores auriculares

Assim como o ar poluído, as obras também apresentam fases em que as máquinas ou demais equipamentos podem ser prejudiciais para a audição. Diante disso, os abafadores e protetores auriculares servem para proteger a audição do trabalhador.

  • Principais EPCs
  • Redes de proteção;

As redes de proteção são utilizadas em locais da obra em que exista o risco de queda ou então a entrada de animais como morcegos e pássaros. Elas serão fundamentais para que os trabalhadores fiquem protegidos enquanto realizam as suas atividades, diminuindo as chances de quedas e demais acidentes.

  • Extintores de incêndio;

Os extintores de incêndios são considerados equipamentos de proteção coletiva porque eles são equipamentos de prevenção contra incêndio. Muitas etapas construtivas trabalham com máquinas e equipamentos que podem servir de gatilho para que um incêndio aconteça.

Existem alguns tipos de extintores e cada um deles servirá para uma proteção específica, então é preciso que um profissional de segurança do trabalho faça uma supervisão dos itens comprados, alocando-os em locais apropriados.

  • Kit de primeiros socorros;

O Kit de primeiros socorros é um item essencial em toda a obra. Nunca se sabe quando algum acidente pode ocorrer, então é preciso que a primeira ajuda aconteça antes que o socorro médico chegue. Dentro desse Kit pode ser encontrados equipamentos como: termômetro, pinça, tesoura, gaze esterilizada, esparadrapo e outros.

Qual a importância do uso correto dos equipamentos de proteção?

Entender a importância do uso correto dos equipamentos de proteção é muito simples, pois basta compreender que a sua finalidade será para proteger os trabalhadores da construção.

Desse modo, a sua utilização será imprescindível para que toda a obra seja finalizada sem acidentes, preservando assim a saúde e a integridade dos funcionários. Vale ressaltar que é obrigação dos responsáveis pelas obras fornecerem os equipamentos de proteção, gratuitamente, aos funcionários.

O uso correto dos EPIs e EPCs podem ser frisados por meio de treinamentos e reuniões diárias, onde os técnicos ou engenheiros de segurança mostram a importância do uso e também a maneira correta de os utilizar.

Como os produtos Queveks podem ajudar na proteção do trabalhador da construção civil?

 A intoxicação por meio de uso de produtos químicos também é recorrente em obras. Os produtos da Queveks são fabricados seguindo todos os padrões de segurança. Eles não são tóxicos e podem ser manuseados sem perigo de trazer danos à saúde dos funcionários.

Os cuidados com a saúde e bem-estar dos trabalhadores são um compilado de ações e boas práticas, onde a compra de materiais e produtos adequados para o uso é uma necessidade.

Conheça mais sobre a composição e funcionalidade dos produtos da Queveks e perceba como eles são essenciais para que a sua obra possa ser executada com qualidade e segurança.

Queveks
30/06/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!