Queveks Fórmulas Concentradas
15/03/2021

A fundação é uma das etapas mais importantes de uma obra. Ela será, praticamente, o início da estruturação da construção e será o contato principal da edificação com o solo. Por esse motivo, ela deve ser muito bem executada para que a segurança seja mantida.

Antes de começar a execução das fundações, será preciso um bom planejamento e também a definição do tipo de alicerce que será utilizado. A sondagem é uma das fases mais consideráveis dentro dessas ações prévias.

Mas qual será a real importância da sondagem para a fundação de uma obra? Continue a leitura e descubra mais detalhes sobre essa etapa indispensável. 

O que é sondagem?

A sondagem do solo pode ser considerada a primeira fase de uma obra. A sua função é estudar as camadas do terreno onde a edificação será executada, dando detalhes que podem até comprometer a viabilidade da construção.

Ela é feita por meio de equipamentos especializados, onde algumas escavações são feitas para compreender as características do terreno. Dependendo do que for encontrado no solo, todo o andamento da obra pode ser modificado, incluindo o projeto de fundação, que deverá seguir os aspectos físicos do terreno.

Os principais pontos a serem analisados são: classificação dos solos, nível da água e índice de resistência à penetração NSPT. Existem alguns tipos de sondagens e a escolha será determinada pelo profissional técnico, variando de acordo com o terreno e construção.

Conheça os principais tipos

Como já falado, existem alguns tipos de sondagens e a sua definição será feita com a ajuda de um profissional técnico. Veja agora quatro tipos e entenda um pouco mais sobre cada um:

  • Sondagem a trado

Como próprio nome já diz, a sondagem será feita por meio de um trado manual ou mecânico. Ele pode assumir duas características físicas, o estilo cavadeira e o helicoidal. Este método é o mais simples e é muito utilizado nas obras, de um modo geral.

O trado manual é usado para coletar amostras de solo que estão acima do nível da água, onde a amostragem é colhida a cada metro. Agora o trado mecânico é capaz de atingir níveis mais profundos e a sua vantagem é o baixo custo e também a ausência de vibração, quando comparado aos demais tipos.

  • Sondagem a percussão SPT

A sigla SPT vem do termo em inglês Standard Penetration Test, tendo como tradução: Teste de Penetração Padrão. Este tipo de sondagem apresenta detalhes ricos sobre as camadas, determinando o tipo de solo, a sua resistência e também a posição do nível da água.

Este é o tipo de fundação indicada pelas normas brasileiras, quando se trata de dimensionamento das fundações. A sondagem a percussão SPT acontece por meio da cravação de um martelo, de 65 kg, que está a 75cm de altura.

A resistência do solo será determinada de acordo com os resultados dos golpes para se cravar 45cm. Lembrando que o número de golpes deverá ser analisado em um intervalo de 15cm. A principal diferença da sondagem a percussão do trado é que o primeiro apresenta o índice de resistência à penetração.

  • Sondagem rotativa

A sondagem rotativa é feita com a utilização de materiais mais resistentes, reconhecendo as rochas e demais materiais que são impenetráveis quando se utiliza a percussão. Para que a penetração profunda aconteça, é utilizado uma coroa de diamante na ponta, permitindo a passagem do equipamento para a retirada das amostras.

O resultado da sondagem será apresentado por meio de um relatório, mostrando as principais características encontradas, tais como: percentual de recuperação e alteração dos testemunhos, xistosidade e profundidade das camadas.

  • Sondagem mista

A sondagem mista é utilizada quando o terreno tem a necessidade de percussão e rotação durante a análise do solo, ou seja, o trata-se de um terreno com características distintas.

Vamos supor que a sondagem de um terreno tenha sido iniciada e a percussão SPT está sendo utilizada até que a profundidade definida seja alcançada. Porém, antes mesmo da camada esperada ser atingida, a equipe percebe que existem materiais impenetráveis.

Diante disso, a sondagem a percussão deve ser paralisada e a rotativa iniciada. Esse processo deve ser feito em todas as regiões do terreno em que essa situação ocorrer. Lembrando sempre da importância de um acompanhamento técnico.

Quais são os riscos de não fazer a sondagem?

Após toda a explicação dada, fica evidente que a não realização de uma sondagem antes do início da construção pode trazer riscos. Sem a análise e as características do solo, o projetista irá realizar o projeto de fundação sem dados para o dimensionamento das estruturas.

Isso pode fazer com que a obra venha a sofrer danos quando ela for executada ou com o passar do tempo. Além disso, também não será possível compreender se a construção em determinado terreno é economicamente viável, pois solos que apresentam adversidades em suas camadas costumam encarecer a fundação da edificação.

Pode-se concluir então que os principais riscos da não realização da sondagem são: diminuição da segurança estrutural da obra e gastos que ultrapassem o orçamento destinado para a construção do alicerce.

Lembre-se sempre que as etapas construtivas devem ser seguidas e os padrões normativos respeitados. Dessa forma, a obra terá uma ótima garantia de segurança e qualidade. 

Queveks
15/03/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!