Queveks Fórmulas Concentradas
26/07/2021

importância da impermeabilização de telhado

A impermeabilização é uma das etapas mais importantes de uma construção. Será por meio dela que a estrutura e demais elementos construtivos estarão protegidos contra os problemas causados pela infiltração da água.

Por ser uma área extremamente exposta e ter a função de proteger a edificação, os telhados também devem receber a proteção adequada. Por isso, é muito importante que os construtores tenham em seu cronograma a impermeabilização do telhado.

Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre a importância da impermeabilização do telhado e também veja algumas formas de realizar essa proteção.

Por que o telhado precisa ser impermeabilizado?

importância da impermeabilização de telhado

Para entender a importância de impermeabilizar o telhado basta ter em mente a sua localização dentro da construção. Os telhados, de um modo geral, estão localizados na parte superior da edificação, fazendo com que eles fiquem expostos a intempéries naturais como chuva, vento e também a luz solar.

Por esse motivo, é muito importante que ele esteja bem protegido para que ele consiga cumprir a sua função protetora. A impermeabilização é a melhor forma de evitar que esses agentes externos façam com que a estrutura do telhado seja deteriorada. Ela irá proteger contra danos causados pela ação da água e dilatação térmica, aumentando ainda mais a sua vida útil.

Além disso, essa prevenção fará com que gastos elevados com reparos ou troca do telhado sejam evitados. O gasto com a impermeabilização será muito menor do que aqueles destinados a ações que visam reparar danos em estruturas não impermeabilizadas.

Quais são as principais vantagens?

Além dos motivos já citados anteriormente, ainda é possível encontrar outras vantagens de impermeabilizar o telhado, como por exemplo:

  • A impermeabilização do telhado aumenta a sua vida útil, diminuindo os gastos com reparos e aumentando o tempo necessário para realizar a troca completa da estrutura;
  • Protege toda a estrutura do telhado contra os problemas causados pela água, como fissuras, trincas e rachaduras;
  • A proteção do telhado também diminui ou elimina as chances de a água entrar em contato com a laje, quando existente, e causar outros problemas estruturais;
  • Os ambientes internos também ficarão protegidos contra o aparecimento de mofos, fungos e manchas;
  • As instalações elétricas também estarão em segurança, pois a água da chuva entrara em contato com os elementos internos da construção.

Essas vantagens comprovam ainda mais a importância de realizar a impermeabilização do telhado. Essa ação preventiva fará com que toda a edificação fique protegida, aumentando também a vida útil dos demais elementos construtivos.

Como impermeabilizar o telhado?

importância da impermeabilização de telhado

Existem múltiplas formas de realizar a impermeabilização do telhado, além de diversos tipos de produtos que podem ser utilizados. É importante então que a escolha do impermeabilizante esteja de acordo com o tipo de telha, além de realizar uma limpeza no local para que o produto possa ser aplicado.

Para entender um pouco melhor, vamos conhecer um pouco sobre os principais tipos do mercado, entendendo também as suas características.

Impermeabilização acrílica

Nesse caso, são utilizadas tintas com base acrílica para realizar a proteção das telhas. A aplicação é bem simples, pois basta preparar o local com uma limpeza completa e então aplicar o produto de acordo com as especificações do fabricante.

O tempo de aplicação é de 72 horas e o construtor deve ter o cuidado de não deixar acumular água para que a tinta não perca a sua função protetora.

Manta aluminizada

Este tipo de impermeabilizante são vendidos em rolos e a proteção acontece devido à uma película de alumínio que é formada na aplicação. A manta é flexível, fazendo com que ela seja resistente às movimentações térmicas.

A aplicação da manta deve ser feita após a limpeza geral para que nada atrapalhe a função protetora.

Poliureia

Estes produtos são formados a partir da reação entre o isocianato com a poliamina, resultando em um impermeabilizante bastante resistente aos agentes externos. A diferença está na forma de aplicação, pois é necessário a utilização de equipamentos próprios. Dessa forma, será preciso que uma equipe especializada faça a aplicação e o construtor pode encontrar dificuldades caso o telhado se encontre em um local de difícil acesso.

Conheça o Top Lastic e o Veda Telha da Queveks

A Queveks apresenta uma linha completa de resinas que fazem com que a obra fique protegida contra as infiltrações. Todos os produtos foram testados e aprovados, além de serem fabricados a partir de um padrão rigoroso de qualidade.

Conheça dois produtos que podem ser utilizados para impermeabilizar telhados:

  • Top Lastic

Ele é uma argamassa bi-componente cimentícia e flexível e leva a vantagem de ser o único produto capaz de substituir a manta asfáltica. A aplicação é muito fácil e ele ainda proporciona um aumento da resistência, além de ser flexível e preparado para locais em que as movimentações térmicas são constantes.

Saiba mais

  • Veda Telha

O impermeabilizando Veda Telha foi desenvolvido para ser utilizado na fabricação de telhas de concreto. Ele garante a perfeita proteção das telhas e ainda proporciona um aumento na produtividade, pois diminui a espessura da telha sem que ela perca a sua resistência.

O efeito impermeabilizante impede a infiltração da água, fazendo com que não ocorra eflorescência.

Saiba mais

Queveks
26/07/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!