| Queveks Fórmulas Concentradas
05/10/2022

A impermeabilização é uma das etapas vista como indispensável em uma obra, pois é por meio dela que a estrutura passa a ficar protegida e preparada para evitar problemas causados pela umidade.

As lajes, por sua vez, apresentam funções importantíssimas em uma construção. Por isso, os métodos aplicados a favor da sua proteção devem ser uma prioridade. Saiba que uma laje não impermeabilizada é capaz de causar danos, muitas vezes, irreversíveis e que podem até condenar a edificação.

Para ajudar ainda mais no entendimento, a seguir aprofundamos um pouco mais sobre a importância da impermeabilização, tendo como foco as lajes. Também serão apresentadas as vantagens de utilizar técnicas eficientes, assim como alguns impermeabilizantes para laje.

Por que é importante impermeabilizar a laje?

A laje faz parte do conjunto estrutural de uma obra e por isso necessita ser bem protegida para que as suas funções sejam preservadas.  Quando os responsáveis pela execução da obra não têm uma preocupação em relação a essa proteção, é comum que a laje, ao entrar em contato com a água ou umidade, passe a apresentar alguns problemas, como por exemplo:

  • Aparecimento de fissuras ou rachaduras;
  • Corrosão da armadura;
  • Diminuição das funções estruturais;
  • Aparecimento de mofo e fungo;
  • Problemas na instalação elétrica;
  • Vazamentos que podem ser intensificados em períodos de chuvas.

Percebe-se então que impermeabilizar a laje é uma obrigação dos construtores, pois assim tanto os usuários quanto da edificação ficam protegidos contra o aparecimento dessas e outras patologias.

Quais são as outras vantagens da impermeabilização

Como falado, a primeira vantagem é que a impermeabilização da laje pode fazer com que o aparecimento de algumas patologias seja evitado. Porém, é claro que esse não é o único benefício.

Veja a seguir uma lista com outros pontos positivos que a sua obra vai ter ao utilizar algum impermeabilizante com o objetivo de proteger essa área tão importante para a segurança da obra:

  • Preservação da estrutura que faz com que a vida útil seja prolongada;
  • Manutenção reduzida, pois a laje estará bem protegida;
  • Redução de gastos que seriam destinados aos reparos caso a estrutura não estivesse impermeabilizada;
  • Maior isolamento acústico;
  • Temperaturas mais agradáveis;
  • Aumento da resistência às variações de temperaturas.

É fato que todos os benefícios apresentados têm ligação com a segurança dos moradores, porém, eles também são válidos caso a construção esteja sendo construída para a venda. Saiba que uma casa que apresenta um bom sistema de impermeabilização passa a ser mais bem valorizada no mercado.

Vale então gastar um pouco com essa proteção, para que o seu valor de venda seja ainda melhor.

Impermeabilizantes utilizados para realizar a proteção

Pode-se dizer que existem dois tipos de impermeabilização, as rígidas e as flexíveis. Cada uma delas apresentam características que fazem com que elas sejam direcionadas para cada ambiente. As impermeabilizações rígidas não apresentam a mesma resiliência que as flexíveis quando exposta às movimentações em razão das dilatações.

Por isso, as flexíveis são as mais indicadas para as lajes, pois essas estruturas estão sujeitas, na maioria dos casos, a movimentações. Um dos impermeabilizantes mais utilizados é a manta asfáltica, que é usada, principalmente, em superfícies de tráfego intenso e de grandes extensões.

O impermeabilizante com poliureia também pode ser uma opção, principalmente, quando a laje estiver exposta a agentes químicos e contato direto com a água. Agora, para áreas expostas, com pouco ou nenhum tráfego, a emulsão acrílica pode ser a melhor opção. Mas, pode ser que seja necessária a aplicação de várias camadas do produto.

Cuidados antes de aplicar o impermeabilizante para laje

Independentemente da escolha do produto a ser utilizado, é preciso tomar alguns cuidados antes da aplicação. O primeiro deles é a limpeza total da superfície, pois qualquer resíduo pode fazer com que as funções de proteção sejam perdidas.

Além disso, também é recomendado que algumas imperfeições e furos sejam retirados. Outra exigência é a regularização da superfície, que deve ser realizada com um caimento mínimo de 0,5%, sem esquecer também de arredondar os cantos para que o produto consiga ter contato com todas as regiões.

Por fim, basta seguir as recomendações do impermeabilizante escolhido, prepará-lo da maneira correta e então realizar a aplicação.

Conheça os produtos da Queveks

A Queveks, pensando na importância da impermeabilização da laje, desenvolveu alguns produtos que garantem a proteção da estrutura. A principal vantagem é que eles, além de proteger, também são capazes de promover economia para a construção.

Para que você possa conhecer um pouco da linha, veja a seguir dois produtos da Queveks que são ideais para impermeabilizar laje:

  • Veda Concreto

Este produto é considerado 2 em 1, pois além de impermeabilizar, ele também é capaz de diminuir o fator água/cimento, fazendo com que o concreto tenha ainda mais resistência. Isso faz com que ele seja muito indicado para lajes, alicerces, piscinas, reservatórios e outros.

Vale ressaltar também que o uso de 1 litro do produto é capaz de substituir 20 litros dos impermeabilizantes convencionais, sendo que a proporção é de 100ml do produto para cada 50kg de cimento.

Saiba mais

  • Top Lastic

Este é um produto muito especial dentro da linha de impermeabilizantes da Queveks.  Ele é uma argamassa bi-componente cimentícia e flexível e é a única do mercado capaz de substituir a manta asfáltica. A indicação de uso é para superfícies em geral, como vigas baldrame, lajes e caixas d’água.

Saiba mais

Queveks
05/10/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!