| Queveks Fórmulas Concentradas
18/07/2022

Toda construção precisa estar protegida contra a ação da água que, ao penetrar nos vazios, pode trazer danos estéticos e estruturais. Por isso, os impermeabilizantes devem ser utilizados em locais específicos e que estarão em contato com a umidade, como é o caso das alvenarias.

O reboco, etapa necessária para compor o revestimento, precisa dessa proteção. Desse modo, é uma exigência que os construtores se informem mais sobre o assunto, identificando os tipos de impermeabilizantes existentes e também como eles devem ser usados.

Continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto.

O que é um produto impermeabilizante?

Os produtos impermeabilizantes, de modo geral, são compostos que promovem a criação de uma camada protetora, garantindo que a água ou a umidade não consiga penetrar na estrutura e trazer prejuízos para a edificação.

Quando uma obra é executa sem a preocupação em utilizar esses tipos de produtos, é comum que ocorra diversas manifestações patológicas que vão muito além da estética. A água, por exemplo, quando entra em contato com as armaduras presentes na estrutura promovem uma reação de corrosão, diminuindo as funções estruturais.

Além disso, a umidade é o principal fator que faz com que os fungos e mofos apareçam. Saiba que por mais que muitos pensem que eles são apenas desconfortos estéticos, esses seres são capazes de trazer problemas respiratórios aos moradores.

Pode-se dizer então que o impermeabilizante é um produto que protege áreas da construção que estão ou estarão em contato com a água.

Qual a importância de utilizar a dose correta?

Em primeiro lugar, é necessário compreender que existem inúmeros produtos que fazem a impermeabilização do reboco. Alguns deles são utilizados sobre a massa aplicada na parede e outros são preparados juntamente ao reboco.

Porém, independentemente da escolha, é importante que o construtor siga as orientações da embalagem do produto escolhido na hora de definir a dose correta. A quantidade pode variar conforme as características do local de aplicação e também da área específica em que ele será aplicado.

Mas e qual a real importância de seguir a dosagem correta de cada produto? A resposta é um pouco óbvia. Somente a dose correta fará com que a impermeabilização seja eficiente. Ao realizar a aplicação com uma quantidade fora do padrão, as chances de a proteção ser ineficiente aumenta e a construção passa a correr riscos quando estiver em contato com a água ou umidade.

Assim, o certo é levantar pontos importantes antes da dosagem, tais como: local de aplicação, tamanho da área e especificações do impermeabilizante.

Principais problemas de uma impermeabilização do reboco ineficiente

É impossível que uma edificação fique longe da água, pois ela pode chegar até ao local de forma natural, por meio das chuvas, e também pela limpeza e rede hidráulica. Os problemas acontecem quando esta água encontra uma superfície sem proteção.

A água passa a percorrer os vazios encontrados e só para quando encontrar uma barreira. Na ausência dessa proteção, é provável que surjam adversidades como o aparecimento de trincas, fissuras, danos no revestimento cerâmico, desgaste da pintura até problemas estruturais.

Tudo isso pode, além de diminuir a vida útil do imóvel, fazer com que sejam necessárias obras de reparos, demandando tempo e dinheiro.

Conheça o Veda Reboco

Por mais que existam muitos produtos bons no mercado, o Veda Reboco da Queveks merece destaque. Este produto é capaz de impermeabilizar massas e rebocos de pega normal, fazendo também o trabalho de eliminação de trincas, fissuras ou canais contínuos.

Por ser um impermeabilizando bem flexível, ele pode ser usado em diversas etapas da obra, como assentamento, revestimento de paredes, reservatórios, túneis, piscinas e outros. Além dessas características, o Veda Reboco também merece destaque por trazer economia para a obra, pois 1 litro do produto equivale a 80 Kg de cal.

Veja mais algumas de suas características especiais:

  • Com o Veda Reboco, o construtor não precisará usar cal ou outro aditivo;
  • Em bases que ofereçam boas condições de aderência não haverá a necessidade de aplicar o chapisco;
  • Ele é não tóxico, não corrosivo, não inflamável e biodegradável, então ele pode ser manuseado sem grandes problemas. Porém, vale lembrar que quando em contato com o olho ou boca, será preciso lavar a região com água limpa em abundância;
  • Ele faz com que a massa fique com uma alta trabalhabilidade, facilitando a aplicação;
  • Garante revestimentos mais planos e sem ondulações;
  • Aplicação em várias fases da obra.

Assim como os demais produtos do mercado, ele também apresenta seu padrão de dosagem. Para cada balde de 18 litros de areia, dosar 40ml de Veda Reboco ou incluir 2 litros por m³.

Quer saber mais sobre o Veda Reboco? Clique aqui e conheça todos os detalhes desta resina que vem ganhando cada vez mais destaque pela qualidade e segurança que ela oferece para as construções.

Queveks
18/07/2022 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!