| Queveks Fórmulas Concentradas
24/09/2021

Todas as etapas que envolvem a construção de uma edificação devem ser feitas seguindo rigorosos padrões normativos, além das especificações do projeto. Seguir as exigências fará com que algumas manifestações patológicas não apareçam, como é o caso do reboco esfarelando.

É bastante comum encontrar construções que apresentem este tipo de problema. Mas será que é possível mapear a causa e encontrar uma solução? Continue a leitura e entenda melhor o que faz o reboco esfarelar e veja o que fazer para resolver ou evitar o problema.

Qual a composição do reboco?

Antes de entender o motivo do reboco esfarelar e como resolver o problema, é importante conhecer bem quais são os elementos que formam o material.

Ter esse conhecimento será fundamental para entender as possíveis reações que podem acontecer com o reboco e mapear as ações para prevenir ou resolver o problema.

De um modo geral, a argamassa de reboco é preparada na obra com a utilização de cal hidratada e areia fina, seguindo, basicamente, o traço 1:2. Também está sendo muito utilizado o famoso “reboco pronto” que é conhecido em alguns lugares por massa fina.

Ele é uma argamassa industrializada e pronta, bastando apenas a adição de água para que ela possa ser aplicada.

O que faz o reboco esfarelar?

É bastante recorrente os casos em que o reboco esfarela e deixa a alvenaria desprotegida, com aspecto de inacabada, além de sujar bastante o ambiente. É fato que, com o passar do tempo, os elementos da construção vão dando os primeiros sinais de deterioração.

Isso é muito comum, porém, é possível evitar e também prolongar a vida útil de toda a edificação. Um dos fatores do reboco chegar a ter esse aspecto é, realmente, o tempo. Quando ele fica velho, é óbvio que ele já tenha passado por muita exposição e acabe perdendo as suas funções.

Mas não se engane, uma obra bem executada dura bastante e os primeiros problemas demoram a acontecer. O segundo motivo que pode esfarelar o reboco é devido aos sais presentes na composição do material, quando em contato com a água.

Geralmente, a água vem do subsolo e acaba entrando em contato com a alvenaria. Isso faz com que ocorra uma reação com os sais, esfarelando o reboco. O primeiro sinal desse problema, conhecido também como salitre, é o arrepiamento das tintas aplicadas na parede.

Dessa forma, é preciso ficar atento para que se possa corrigir essa manifestação patológica a tempo, evitando grandes danos e perdas.

Passo a passo para resolver o problema

Agora, sabendo que um dos principais motivos que fazem com que esta manifestação patológica aconteça é a umidade, é evidente que o primeiro passo será identificar os pontos de infiltração.

Será preciso chamar uma equipe técnica para avaliar o local, identificando a raiz do problema e então iniciar os próximos passos. Deve-se retirar todo o reboco danificado e realizar a impermeabilização do local.

O processo de proteção e impermeabilização dependerá da causa do problema, mas, na maioria dos casos a umidade é oriunda do subsolo, então será preciso impermeabilizar parte da fundação para evitar que a água continue subindo.

Feito isso, a equipe pode começar a preparar uma nova argamassa de concreto para substituir a antiga. Vale lembrar que é recomendado, quando a parede for externa, o uso de aditivos que prolonguem a vida útil do reboco.

Por fim, pode ser útil também o uso de uma massa corrida e tinta acrílica para intensificar ainda mais a proteção.

Conheça os produtos da Queveks

A Queveks apresenta uma linha completa de produtos que servem para otimizar diversos processos construtivos. Todos eles foram desenvolvidos pensando no aumento da praticidade, economia e qualidade das obras brasileiras.

Os construtores terão a oportunidade de resolver muitos problemas que são recorrentes nas construções e ainda terão uma diminuição do orçamento. Para entender melhor, vamos exemplificar trazendo um produto especial da Queveks, o Veda Reboco.

Ele é capaz de aumentar a vida útil do reboco, fazendo a proteção e impermeabilização perfeita do material. Assim, os riscos de esfarelamento diminuem, além de dificultar o aparecimento trincas e fissuras.

E tem mais, utilizando 1 litro do Veda Reboco é o equivalente a 80kg de cal, comprovando o corte nos gastos da obra. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre ele.

Aproveite também para descobrir toda a linha da Queveks e tenha a garantia de ter uma obra segura e longe de problemas que atrasam a execução das obras.

Queveks
24/09/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!