Queveks Fórmulas Concentradas
25/11/2020

Quem já teve a oportunidade de acompanhar o planejamento de uma obra, sabe o quanto os prazos podem ser curtos. Devido a isso, muitos construtores acabam buscando alternativas para que as etapas construtivas possam ser executadas de uma forma mais rápida, sem perder a qualidade.

Diante deste cenário, é comum que a alternativa encontrada sejam produtos ou resinas que tem o poder de agilizar os processos que englobam as fases de uma obra. A argamassa, utilizada em várias etapas, pode ser considerada um ótimo elemento para que todos os seus processos sejam otimizados, visando uma maior agilidade.

Para demonstrar a importância deste elemento construtivo, veja agora algumas características, locais de aplicação e também como a utilização de uma resina pode ser útil para cumprir os prazos dentro de um planejamento.

Veja o que é argamassa comum e quais são os principais tipos

A argamassa pode ser entendida como a mistura de quatro elementos básicos: cimento, agregado miúdo, resinas e água. Estes componentes dão uma mistura homogênea e podem ser utilizados em algumas etapas da obra, como por exemplo:

  • Assentamento de cerâmicas ou blocos

Este tipo de argamassa é utilizado para que os blocos ou peças cerâmicas possam ficar unidos à superfície ou, no caso dos blocos, que eles ganhem aderência entre eles e fiquem resistentes para suportar as cargas que serão recebidas.

  • Revestimento de alvenaria (Chapisco, emboço e reboco)

A argamassa voltada pra o revestimento poderá assumir o papel tanto de cobrir imperfeições e nivelamento quanto de impermeabilização da alvenaria. É muito importante que a sua execução seja feito da maneira correta, para que os próximos passos, pintura ou revestimento cerâmico, consigam a aderência necessária para garantir a qualidade e segurança da obra.

  • Rejuntamento de peças cerâmicas e pedras

Ela fará o trabalho de preencher os vãos entre as peças cerâmicas, para que os elementos possam assumir um caráter mais resistente, evitando possíveis danos.

Tanto a sua mistura quanto a sua aplicação deve ser feita com muita cautela, seguindo sempre os padrões normativos que possuem determinações para cada finalidade. Veja algumas normas técnicas que podem ser consultadas quando algum tipo de dúvida aparecer:

  • NBR 7200:1998: Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento;
  • NBR 14081-1:2012: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas;
  • NBR 13749:2013: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação.

Lembrando que a prática pode exigir que o construtor tenha que agir de formas diferentes para que pequenas adequações sejam feitas. O ideal é sempre identificar quais são os intervalos entre os valores especificados dentro da norma e tentar não fugir dessas exigências.

Vantagens de utilizar resina para argamassa

A utilização de resinas cresceu bastante dentro da construção civil, pois os construtores começaram a perceber o quanto elas podem ser úteis dentro da obra. No caso dos produtos otimizadores da argamassa, eles terão o poder de melhorar os seguintes aspectos:

  • Aumentar as propriedades impermeabilizantes

A argamassa, como já apresentado, pode assumir um papel de impermeabilizante ajudando a impedir que água possa danificar a estrutura ou demais elementos construtivos. Em alguns tipos de construção, a impermeabilização deve ser reforçada, pois o contato com umidade pode ser maior, fazendo com que a barreira protetora tenha a necessidade de ser bastante resistente.

É claro que ter uma proteção forte deve ser uma prioridade de qualquer tipo de obra e não somente daquelas que estão mais expostas aos riscos.

  • Melhorar a plasticidade da mistura

Quando se tem uma mistura que apresenta uma boa plasticidade, muitos benefícios poderão ser usufruídos durante as etapas em que a argamassa será utilizada, tais como: o aumento da trabalhabilidade e também da resistência, flexibilidade, melhora do acabamento e outros.

  • Agilidade nos processos

Este último item é bastante procurado, pois como já citado, muitas obras apresentam prazos apertados, fazendo com que o construtor procure meios de realizar todas as etapas de forma segura e rápida.

Mas é sempre bom entender sobre esses produtos e escolher o local ideal para realizar a sua compra, como é o caso do Seca Rápido da Queveks que iremos apresentar a seguir.

Conheça o produto Seca Rápido

O Seca Rápido foi criado pela Queveks e será ideal para o construtor que deseja agilizar os processos construtivos e aumentar a qualidade final da obra. A sua fabricação foi feita exclusivamente para a redução do tempo normal das etapas das misturas.

A sua função principal é fazer com que os processos que envolvem tanto o preparo quanto a finalização da argamassa, sejam agilizados. Quem já construiu sabe que cada tipo de argamassa levará um tempo para que a secagem seja completa, com o Seca Rápido, esse período será reduzido, além de proporcionar uma maior aderência e também um aumento na resistência.

O produto é de fácil utilização, podendo ser manuseado por qualquer pessoa, bastando seguir as recomendações existentes na embalagem. Veja como é fácil:

  • Prepare a massa com água limpa e em uma temperatura média. Quando a temperatura do ambiente estiver muito baixa, utilize a dosagem máxima recomendada;
  • Misture a dosagem do Seca Rápido de forma gradual, até que a mistura fique homogênea;
  • A dosagem recomendada é de 1 a 2 litros de Seca Rápido para cada saco de cimento de 50 quilos. Não exceda 2 litros.

Deu para perceber que o Seca Rápido pode ser bastante útil para agilizar as etapas em que a argamassa esteja presente, além de proporcionar muitos outros benefícios. Se você quer saber um pouco mais sobre o produto, clique aqui e veja outros detalhes que o tornam indispensável para qualquer obra.

Queveks
25/11/2020 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!