Queveks Fórmulas Concentradas
10/02/2020

Quem trabalha ou já teve a oportunidade de acompanhar algum tipo de construção ou manutenção predial, sabe que as adversidades são recorrentes e, se não tratadas a tempo, podem apresentar danos, muitas vezes, irreversíveis. As principais causas das inúmeras patologias existentes, podem ser relacionadas a erros que remetem a três pontos importantes dentro da construção: projeto, execução e má utilização.  Os problemas que têm relação com a impermeabilização podem ser considerados alguns dos que aparecem com mais frequência. Por isso esse assunto costuma gerar bastante dúvida tanto no construtor quanto no proprietário que deseja que seu problema seja sanado. Diante desse cenário de dúvidas, se faz necessário que empresas especializadas, como é o caso da Queveks, tirem todas as dúvidas para que essas patologias passem a não ocorrer futuramente. Confira agora, em tópicos, quais são as boas práticas aplicadas dentro dos serviços de impermeabilização.  
 
Impermeabilização de parede

Para começar o entendimento sobre a impermeabilização, é necessário iniciar por um elemento que serve tanto para vedação quanto, muitas vezes, para sustentação. Partindo do princípio apresentado, que ja teve sua importância esclarecida, nada mais justo do que tirar algumas dúvidas básicas sobre a impermeabilização de paredes.  

 
Como impermeabilizar parede externa?
 

A parede externa, devido à sua exposição a diversos agentes nocivos, também merece cuidados com a impermeabilização, sendo que a aplicação pode ser dividida em três etapas: escolha do produto, preparação e aplicação.  O produto que será direcionado para a área externa deve apresentar um grau de qualidade maior do que os que são aplicados nas demais regiões e, geralmente, pode apresentar características elastoméricas.  O segundo passo ficará por conta da limpeza e preparação da parede, então deve-se retirar tudo que possa ser considerado impeditivo para que o produto possa penetrar na região. Importante lembrar que trincas e fissuras também poderão ser analisadas e tratadas nessa etapa.  A etapa da aplicação deverá ser feita em dias que a possibilidade de chuva seja menor, para que a penetração do produto ocorra da forma correta. A aplicação deverá ser feita em três demãos, sem necessidade de aplicação do selante quando o produto já apresenta essa função. Confira tudo nas características apresentadas na embalagem.  


Posso impermeabilizar parede pintada? 

Quando surgir a necessidade de impermeabilização em alguma parede que já recebeu pintura, é bem provável que o motivo seja algum ponto de infiltração. Nesse caso será indispensável tratar essa patologia antes de aplicar algum tipo de impermeabilizante.  Para impermeabilizar uma parede pintada, será necessário que seja feita uma boa limpeza na sua superfície, deixando-a lisa e preparada para a aplicação. Procure sempre produtos que sejam para essa finalidade.  
 
Impermeabilização de laje 

As lajes também têm uma função fundamental dentro da construção, pois será através delas que os carregamentos atuantes no andar, serão distribuídos e transferidos para o apoio. Entendendo essa utilidade, pode-se perceber a importância que uma boa execução e conservação desse elemento construtivo tem em relação à segurança total da edificação. Por isso a sua impermeabilização também será importante.  
 
Como impermeabilizar laje? 

No caso das lajes, a primeira etapa será a definição do tipo de laje que irá receber o impermeabilizante, pois produtos direcionados para lajes que receberão tráfego serão diferentes daqueles aplicados em estruturas que não irão receber.  Assim como em toda impermeabilização algumas etapas devem ser seguidas para que ela seja feita de forma efetiva. No caso das lajes as etapas são: definição, preparo e aplicação.  A definição do produto já foi anteriormente explicada. O preparo será feito através de limpeza e preparo da base, até o alinhamento dos caimentos. Após todas essas etapas, a aplicação do produto pode ser feita com rolo, vassoura ou trincha.  
 
Principais dúvidas sobre impermeabilizantes 

O tipo de impermeabilizante também deve ser bastante discutido e esclarecido, pois uma escolha errada pode trazer diversos prejuízos para a obra no futuro. Por mais que as dúvidas sejam muitas, algumas são básicas e servirão como apoio para as demais, sendo elas:  
 
Diferença entre impermeabilizantes e seladores 

Muitas pessoas ainda acreditam que o impermeabilizante e o selador possuem a mesma função. Porém, eles têm diferentes finalidades. O selador, possuidor de base líquida e acrílica, servirá como base preparatória da pintura. A sua aplicação é necessária para que a absorção da tinta não seja feita de forma excessiva.  Os impermeabilizantes, como o próprio nome diz, servirão como protetores da estrutura, fazendo com que os agentes nocivos tenham dificuldade de danificálas.  

 
Diferença entre o Veda Reboco e os demais impermeabilizantes 

Diferente dos impermeabilizantes comuns, o Veda Reboco tem a capacidade de impermeabilização total da argamassa, apresentando as seguintes vantagens: impermeabilização com qualidade; eliminação do uso de cal ou outra resina; poder de eliminar trincas e fissuras; evitar ondulações no revestimento, bem como o fato de sua aplicação apresentar-se de forma leve e macia. 
 
Uma empresa genuinamente brasileira 

Pode-se perceber que a impermeabilização é uma etapa importantíssima dentro de uma construção, então a busca por produtos de qualidade deve ser uma prioridade. A Queveks é uma empresa brasileira, fundada em 1987 e que tem, como foco principal, trazer inovações e soluções para a construção civil. A empresa oferece diversos produtos de qualidade, inclusive aqueles voltados para a impermeabilização, onde as especificações são bem detalhadas, fazendo com que o consumidor não erre durante a escolha. Priorize sempre a qualidade!
 
Quer saber mais sobre os nossos produtos? Clique aqui e conheça a nossa linha completa! 

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!