Queveks Fórmulas Concentradas
12/04/2021

Os aditivos são fundamentais para que algumas etapas construtivas sejam otimizadas, ainda mais quando os projetos exigem uma qualidade maior na entrega. É muito importante que o construtor tenha o entendimento da importância desses produtos, porque eles são essenciais para aumentar ainda mais a segurança das obras.

A Queveks possui uma linha de produtos que são essenciais para todas as fases de uma obra, fazendo com que os processos sejam facilitados, trazendo também uma economia para a construção.

O Seca Rápido é um ótimo exemplo entre os diversos tipos de produtos encontrados no catálogo da empresa. Então continue a leitura e descubra mais detalhes sobre ele e ainda entenda melhor sobre os aditivos aceleradores de pega.

O que é um aditivo acelerador de pega?

Antes de mais nada, é muito importante entender o que é a pega do concreto. Ela tem início logo após a adição de água na mistura, sendo representada também pelo momento em que ocorre a cristalização do cimento, fazendo com que concreto começa a se solidificar e ficar mais homogêneo.

A finalização desse processo de solidificação e homogeneização tem um tempo específico, porém, em alguns projetos ou construções, esse período tem a necessidade de ser mais ágil, então, será aí que o aditivo acelerador de pega irá agir.

Ele fará com que o intervalo de tempo entre o início da pega e o final sejam menores, possibilitando que o restante da execução possa ser feito dentro do prazo estipulado. Lembrando que também é possível encontrar aditivos que causam o inverso, retardando o tempo.

Além disso, eles também podem aumentar a resistência e ainda trazer uma economia de material para a obra. A sua utilização é muito comum em locais frios, pois abaixo de 15°C acontece um retardo das resistências na fase inicial de pega.

É bom frisar que a dosagem do concreto também é importante para que o início da pega aconteça, então, é preciso também ficar atento a esse fator. O recomendado é sempre seguir as orientações técnicas, pois o aditivo terá ainda mais valor sendo utilizado em uma mistura feita dentro dos padrões exigidos.

Quais são as principais vantagens?

A principal vantagem da utilização dos aceleradores de pega é o fato dele tornar todo o processo mais ágil. Ainda que esse seja a sua principal finalidade, ainda é possível encontrar outros pontos que também merecem uma atenção.

O concreto também irá ganhar uma resistência maior logo no início do processo, o que é um fator muito importante para a sua qualidade final, além da eliminação das juntas frias que são formadas pela interrupção do lançamento do concreto.

Ter esse controle do tempo também fará com que o cronograma da obra seja agilizado, pois o engenheiro e demais membros da equipe poderão adiantar ações que só podem ser feitas após a concretagem.

Por que o Seca Rápido é perfeito para a sua obra?

O Seca Rápido, como já apresentado, é um produto que faz parte da linha de resinas da Queveks. A sua principal função é a diminuição do tempo normal de pega e endurecimento das argamassas e concreto.

Ele é indicado para todo tipo de obra e possui a vantagem de trazer uma economia que vai além da redução do tempo. O produto não é tóxico, então ele pode ser utilizado sem a preocupação de causar algum dano à saúde dos aplicadores.

Para conhecer um pouco mais sobre o Seca Rápido, veja mais detalhes sobre a dosagem do produto:

  • A cada saco de cimento, é recomendado o uso de 1 a 2 litros de Seca Rápido;
  • Utilizando 1 litro para cada saco de cimento já faz com que a diminuição do tempo de pega seja mais rápida;
  • Por mais que o aumento da dose faça com que o processo fique ainda mais rápido, não se deve exceder 2 litros.

Vale ressaltar que a fabricação e preparo do produto foi feito seguindo todos os padrões normativos e a sua utilização só trará benefícios para a construção. Veja mais detalhes sobre o Seca Rápido e entenda melhor os seus pontos positivos.

Considerações finais

Agora está evidente a importância que os aceleradores de pega têm para as etapas que envolvem a concretagem. O ideal então é compatibilizar a necessidade de ter esses benefícios na sua obra com o responsável técnico, dessa forma, você garantirá uma maior agilidade, sem perder a qualidade.

Pois quem trabalha com construção sabe da necessidade de otimizar os processos, então não deixe de contar com os aditivos para melhorar ainda mais a execução da sua obra.

O Seca Rápido é apenas um dos produtos que a Queveks possui em seu catálogo, conheça os demais e veja como eles podem ser úteis para a sua construção. Todos eles possuem informativos em sua embalagem, mostrando a composição e também o modo de utilização.

Queveks
12/04/2021 Escrito por Queveks

Quer receber
conteúdo gratuito?

Quer ter todo esse conteúdo na palma da sua mão, daquele jeito fácil e sem complicação? Quer saber mais sobre como prevenir a umidade e impermeabilizar a sua obra de forma eficaz? Coloque seu e-mail no campo abaixo e não perca nenhuma postagem. Fique por dentro e tenha sempre as melhores dicas para a sua obra e para o seu bolso!